terça-feira, 1 de junho de 2021

Poder de A a Z: Linha de Fogo (o básico)

 

 Linha de Fogo é quando seu personagem vê um alvo para atacá-lo a distância, vê para fuga (para usar Probability Control/Controle de Probabilidade) ou para usar um poder que demande isso como nos exemplos de Outwit/Anular Poder e Probability Control/Controle de Probabilidade.

 Para determinar se um quadrado está dentro da linha de fogo de um personagem, "desenhe" uma linha imaginária do centro do quadrado do personagem ao centro do quadrado que você está mirando, também pode ser usado um elástico ou chaveiro como nas fotos abaixo. Os jogadores podem verificar o mapa para determinar a linha de fogo a qualquer momento.

 Do centro para o centro dos quadrados - Chaveiro
 Do centro para o centro dos quadrados - Elástico
 
 O personagem ou outro elemento do jogo de onde a linha de fogo é traçada é a fonte dessa linha de fogo, você conta a partir dele (a). O mesmo vale para o termo "X quadrados" em determinados efeitos do jogo. O exemplo abaixo ilustra esse cálculo/lógica.


 Um personagem pode traçar uma linha de fogo para si mesmo (Perplex em si mesmo por exemplo).

A linha de fogo é bloqueada (não pode ser traçada) se cruzar:
*Um quadrado ocupado por um personagem que não é seu alvo
*Terreno bloqueado
*Terreno de uma elevação diferente (dependendo das elevações envolvidas e posição das peças).

 
 

 Lembro que existem habilidades de alvo que permitem que a peça ganhe maiores possibilidades de linha de fogo ao permitir ignorar algo ao traçar alvo. A carta indica se a peça tem alguma dessas habilidades de alvo.

Geralmente aparece na carta ao lado da figura do personagem, algumas TAs (habilidades de time) fornecem algo para alvo ou isso aparece em algum trait ou poder especial. Fique atento para aproveitar o que sua peça pode oferecer. 
 
Exemplo de TA (habilidade de time) que fornece algo para alvo. No caso ignorar hindering (terreno dificultado/verde)

 "Dentro da linha de fogo (within line of fire)" é um termo comum no Heroclix, é usado quando um efeito do jogo pede para verificar se um personagem ou quadrado alvo está “dentro da linha de fogo”. Para a conclusão do efeito deve haver uma linha de fogo não bloqueada entre a fonte e seu alvo. Também pode demandar range (alcance). 

 "Independentemente da linha de fogo (Regardless of Line of Fire)". Alguns efeitos afirmam que funcionam “independentemente da linha de fogo”. Este efeito normalmente requer range (alcance), alguns quadrados de distância ou mesmo nem pede range (alcance) ou limitam quadrados para a ativação do efeito. A saber o caso via leitura atenta da carta da peça.


 Personagens de tamanho menor não bloqueiam linha de fogo.

 

  Peças Gigantes e Colossais tem o chamado "Great Size (Tamanho Grande)" que, dentre efeitos diversos, afetam linha de fogo devido seu tamanho acima da média no mapa. Linhas de tiro traçadas por este personagem (ou para ele) não são bloqueadas por terreno elevado ou terreno bloqueador de ambientes externos (mapa ou parte outdoor), e só são dificultadas se forem traçadas para um quadrado de terreno dificultado que inclua o alvo (se o alvo ocupar terreno hindering/verde).  

 
 
 O poder Stealth (Furtividade) bloqueia linha de fogo, quando não é o turno do personagem com esse poder e a peça com esse poder ocupe hindering (terreno dificultado/verde) ou a linha de fogo passe por hindering (terreno dificultado/verde), além disso o adversário não pode estar adjacente, pois nesse caso ele terá linha de fogo (pode usar Outwit/Anular Poder por exemplo). Imagine como uma forma de se esconder no mapa. 
 Caso a peça adversária tenha "ignorar hindering (terreno dificultado/verde) para linha de tiro" e no seu turno der alvo em oponente ocupando hindering (terreno dificultado/verde) ou a linha de fogo traçada passar por hindering (terreno dificultado/verde) a furtividade (Stealth) não irá funcionar, ou seja, a linha de fogo não será bloqueada.
 
Exemplo de TA (habilidade de time) que fornece Stealth (Furtividade)

 Lembre que além da linha de fogo a peça para atacar, a distância, deve ter alcance (range) para o alvo. 

 
 Um dos cenários mais comuns envolvendo linha de fogo é quando se mira ou é mirado na ponta da elevação em relação outra elevação mais baixa (sem elevação maior entre a origem e o destino da linha de fogo).  
 
 
 Outro cenário comum envolvendo elevações. Não importa se mapa é aberto ou fechado (Indoor/Outdoor) personagens em mesma elevação não tem linha de fogo bloqueada por elevações menores na linha de tiro.
 
 Abaixo uma tentativa de resumo:

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