quarta-feira, 5 de abril de 2023

Mudanças na regra do Heroclix em 2023 (resumo)

 

 Em 2023 ocorreram algumas mudanças no Heroclix a partir da coleção "Spider-Man Beyond Amazing" que somaram-se à mudança já apresentada pela coleção anterior, "Batman Team UP", relacionada aos objetos especiais:

  A primeira mudança aqui abordada é o layout (design) das cartas. Repare que o dial agora está na frente:

 

 A Team Ability (TA) Spider-Man recebeu um novo texto:

"Super Senses, mas só tem sucesso com um 6. Se este personagem já tiver Super Senses, aumente o resultado do roll em +1"
 
 Não existem mais objetos leves ou pesados, agora objetos são considerados "marcador de terreno".       
Cada jogador poderá colocar até 3 "marcadores de terreno" quando estiverem arrumando o mapa (1x1 ou novos marcadores). Marcadores padrão (standard), os "antigos" leves e pesados:

●Não alteram o tipo de terreno
●Podem ser pegos por qualquer personagem
●Podem ser utilizados para bônus nos ataques

 Os "marcadores de terreno" tem símbolos que indicam:

●Raio - O quanto eles podem ser jogados em RANGE TERRAIN ACTION.
●Gigante - O quanto se pode alcançar segurando esse objeto em CLOSE TERRAIN ACTION.
●Dano - Dano no ataque a distância (arremessado) e ao lado o dano no corpo a corpo (o "+" é por que vai somar com o valor de dano da peça).
●Quebrado - Quanto de dano é necessário para destruir o "terreno" em uma CLOSE/RANGE DESTROY ACTION.

 
 

 
 Os antigos objetos leves e pesados tem os símbolos abaixo:

 O poder básico "Super Strength" mudou de texto e relaciona-se com os "marcadores de terreno":

 

 Como o mapa mudou, ficando menor, o alcance (range) mínimo de poderes diminuiu para 4 assim como o deslocamento/place de Telekinesis (TK) agora é 4:


O poder Pulse Wave agora tem fixo o range (alcance) 4:
 
 
 O poder "Quake" também mudou e, assim como "Super Strength", relaciona-se com os "marcadores de terreno" (destrói em 1 quadrado) e bloqueador impresso no mapa (destrói em 1 quadrado). Lembro que o empurrão desse poder, "Quake", é de 3 casas:

 
 O poder Suporte mudou e melhorou muito, tendo sua dinâmica simplificada:
 

 
 
Mapas agora são quadrados (16x16), não existe mais uma área inicial roxa impressa no mapa, pois agora as áreas iniciais do mapa agora são nas bordas opostas com uma fileira de apenas um quadrado:
 
 
 
 Todos os personagens podem cruzar elevações em qualquer ponto, porém, se não ignorarem elevação para movimento e não subirem pela "escada", eles encerram o movimento. Improved Movement Destroy Blocking agora destrói imediatamente o terreno ao qual é movido através. assim pode-se parar em cima do blocking que é quebrado na mesma ação.
 
 
 Bônus de iniciativa para times temáticos agora é +3 independente de quantos personagens tenha no time. Themed Team Probability Control (TTPC) acabou.


 Ao rolar os 2D6 (+ benefício de +3 de temático) quem ganhar, maior resultado, tem duas opções:

●Escolher ser o primeiro jogador - Escolhe a borda do mapa e coloca seu time e seus marcadores. Tem o primeiro turno e começa a partida.
●Escolher ser o segundo jogador - Escolhe o mapa. Usa a borda oposta do mapa (primeiro jogador escolhe primeiro seu lado e coloca seu time) e coloca seu time e seus marcadores.  
 
 
 Sideline foi reduzida para 2 elementos de jogo para cada 100 pontos, assim em uma partida de 300 pontos pode-se ter até 6 elementos na sideline.


  Volta do dano de KNOCKBACK (empurrão), se o personagem estiver em cima de um "marcador de terreno" elevado e este mesmo objeto for pego debaixo de seu pé ou destruído, ele também toma 1 de dano de queda, o mesmo vale o empurrão de uma elevação no mapa (printada/impressa) para outra mais baixa. Lembro que knockback (empurrão) significa que a peça acertada é empurrada em 3 quadrados independente do valor de dano aplicado:

 Em caso de efeitos o jogador ativo (da vez) resolve primeiro e depois o outro jogador, seja algo imediato pós resolução ou após a resolução. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário