domingo, 20 de junho de 2021

Paradise Clix Entrevista: Marcos Felipe

 

 Marcos Felipe é um dos principais jogadores de Heroclix no Rio de Janeiro e conhecido na comunidade nacional tanto como exímio jogador como grande fornecedor de peças.


Qual foi sua primeira impressão do Heroclix (como conheceu e o que achou inicialmente)?

Conheci em um evento "desses de anime" com o Andrew (outro jogador) e achei legal por que era um jogo de estratégia com os personagens dos quadrinhos e já me interessou por causa disso. Primeiro por ser de estratégia, que sempre gostei, e segundo por ser dos personagens.

Quando, onde e como você começou efetivamente a jogar Heroclix?

Eu comecei a jogar com o Andrew na "antiga" Baixada Heroclix", que hoje em dia não tem mais, e foi assim que comecei a jogar. Aí o Andrew que foi meu primeiro "professor".

Quais as orientações e conselhos que mais recebeu dos veteranos no início?

O conselho no início era eu jogar com o que eu gostasse o que eu "achasse legal" antes de ficar procurando combos "coisas metas" o início era para me divertir "brincar", brincar bastante antes de querer ficar/ser competitivo. Orientação bastante no início foi essa e prestar muito atenção nos efeitos que as peças do adversário fazem. Esses que foram os conselhos inicias. 

Inicialmente gastou muito adquirindo peças? Valeu a pena? Algum conselho para iniciantes nesse sentido?

No início, no início não, no início gastei pouco, "né", mas depois, como todo mundo com um vício você vai gastando um pouco mais, você quer fazer determinados combos e você acaba gastando um "dinheirinho" a mais, mas eu costumava comprar e vender, comprar e revender "pra" diminuir meu custo.

Como você descreveria o Heroclix?

Descreveria o Heroclix como um xadrez com "miniaturas de quadrinhos". Um jogo de estratégia mais difícil que o xadrez. 

Qual seu estilo de jogo?

Meu estilo de jogo sempre foi estratégico, nunca foi "aquela coisa" muito objetiva de ter uma ou duas peças sempre tinha cinco, seis, dez peças na mesa, sempre muito estratégico, muito minucioso. Tentava fazer sempre algo novo/inovador, copiava o mínimo possível dos outros "coisas que eu vi".

Quais foram suas principais conquistas no Heroclix?

Foram ter me classificado no TOP16, acho, do nacional no RJ e sexto no geral ou algo assim. O Interligas (2019), primeiro colocado "aí na Paradise" e entre outras/outros grupos também. 

Você acha que Heroclix é "pay to win"?

Isso é muito relativo. Ele não é "pay to win", mas ele facilita bastante. É como perguntar "dinheiro traz felicidade?". Dinheiro não traz felicidade, mas ele ajuda "pra caramba" a ser feliz. Pay to win não, mas vai ajudar muito se você comprar as peças caras a verdade é essa. A não ser que você queria focar em um time e levar ele o resto do ano, aí você gasta pouco, mas é muito difícil ainda mais hoje em dia com muitas peças na sideline, peças caras, na sideline que acabam te fazendo ganhar o jogo, hoje em dia está bem "pay to win" sim, se não forem os amiguinhos emprestarem aí... 

O que no seu pensamento é fundamental para a formação de um jogador de Heroclix de alto nível além do $investimento$ financeiro propriamente dito?

É você conhecer todas as peças, era isso exatamente isso o que eu fazia, saia uma coleção eu tirava umas horinhas do dia e lia no "HCRealms" "todas as peças, TODAS AS PEÇAS", quando ia no torneio eu deduzia os times que eu iria enfrentar para saber os pontos altos e fracos do meu time contra aquele tipo de time, por que os times meta sempre "tão" aí na rede "pra gente vê" e a galera sempre copia os times metas. Então eu sempre analisava todas as peças "pra" saber exatamente o que eu "tô" enfrentando, ganhei muito jogo assim sabendo o que as peças do adversário podem fazer.

Hcrealms (units) 

Algum conselho para os jogadores experientes?

Botar a regra "em baixo do braço" estudar, ver as peças "direitinho" saber o que as peças do adversário fazem, como eu falei antes, acho que isso é o "tcham do jogo" estudar o adversário, por que o seu time você sabe o que ele faz, agora o time do seu adversário você pode não saber e você não sabendo você "tá" um passo atrás dele. Você tem que saber o que o time adversário faz, se não você "se ferra".  


Algum conselho para os jogadores novatos? Como virar "fera"?

É estudar. Como falei, é você gastar "um tempinho" olhar todas as peças eu cheguei a olhar todas as peças do Heroclix, todas desde o início! Eu ficava dias e dias olhando/lendo todas as peças do Heroclix, então uma dica "pra" eles é "pra" se tornar "fera" é estudar o time do adversário, estudar as regras do Heroclix tirar sempre as dúvidas, nunca deixar dúvida "pra" trás eu chegava a anotar "num" papel algum duvida que tinha em casa para depois tirar, então "pra" você não ter dúvidas das jogadas, então a verdade é essa, você sempre não ter dúvidas na hora de jogar, você tirar suas dúvidas nos treinos, nas brincadeiras "pra" quando o jogo for "à vera" você saber, não ficar na dúvida e isso muita das vezes ganha jogo porque seu adversário que fique em dúvida do que pode e o que não pode. E você tendo a certeza do que pode e não pode você está na frente dele.

Quais dicas pode dar a um iniciante sobre como pensar numa estratégia ou sobre como usar o terreno (mapa) a seu favor?

Hoje em dia temos muito mapa que tem efeitos "né", tem "tudo isso". Isso tem que ser muito levado em consideração com seu time, mas você nunca pode ter um time que só joga bem em um determinado tipo de terreno (mapa), ainda mais hoje que a iniciativa mudou "né" é o máximo de 3, então antigamente você fazia um time com temático +15 "pra" você ter a certeza que ganharia o mapa, agora você não consegue mais essa façanha "né". Então você não pode de jeito nenhum ter um time que não joga bem em terreno fechado ou que não joga bem em terreno aberto "cê" tem que ter um time hoje em dia que é versátil. Outra coisa do mapa é como em qualquer torneio, mesmo sendo torneio "brincando" ou torneio "sério" você pode escolher três mapas, então o ideal é você ter um mapa mais certo "pra" você e ter um mapa muito fechado e outro muito aberto "pra" que você consiga ler o time do cara antes de você botar o mapa e você olhar o time adversário e falar "ele joga melhor em mapa aberto, então vou colocar o fechado". Então a ideia é muito essa que mapa ganha jogo no Heroclix.

Alguma mensagem para nossos leitores?

Mensagem que eu deixo é que além do Heroclix ser um jogo é uma forma de conseguir amigos, eu acho que isso é que é o principal do Heroclix que toda essa galera que eu conheci aí "tá" fazendo parte da minha vida "aí" desde sempre justamente por causa do jogo. O jogo é bom? É, mas jogar com os amigos é "pô" melhor ainda. Essa mensagem que eu digo que Heroclix é um jogo de fazer amigos você tem muitos jogos por aí que é "só jogo" e mais nada "né", baralho é um jogo simples, baralho é esse tipo de jogo você não, você joga e "acabou" você não faz esse tipo de amizade jogando baralho.

2 comentários:

  1. Ele só não respondeu o motivo de ter parado de jogar. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Só falou que vai parar com a "pressão", está vendendo peças e jogar de vez em quando, mas motivo mesmo não esclareceu.

      Excluir