domingo, 1 de maio de 2016

O melhor e o pior de: Uncanny X-Men

 Acho que a melhor coisa que posso dizer dessa coleção é o simples fato dela ser uma nova coleção "X-Men", já foi especulado que os X-Men estariam excluídos no Heroclix, ou ao menos seriam bastante minimizados, pelo fato da briga cinematográfica entre a Marvel/Disney e a Fox, visto que a Fox detém os direitos cinematográficos dos X-Men e não a Marvel/Disney e em resposta a isso a Marvel/Disney estaria dando cada vez menos visibilidade aos X-Men, vide a fase de "encolhimento" nos quadrinhos, e o Heroclix poderia expressar essa redução de visibilidade. Ao menos, por enquanto, X-Men ainda respira no Heroclix. Agora não podemos falar o mesmo de Quarteto Fantástico e Heroclix...
 A coleção apresenta uma novidade os "ClixFX" que ficam em volta da base da peça simbolizando determinado efeito, é uma espécie de marcador físico que pode simbolizar Fire, Ice Blocks/Wall, Wind/Speed, Water, Smoke, Web/Net, Energy e Slash. Mais detalhes no link abaixo:
A coleção mostra o começo do que parece ser uma nova tendência para os poderes das peças no sentido de uma simplificação de termos e padronização. STOP significa stop dial, ou seja, ao chegar nesse clique deve ser interrompido os "cliques", mesmo que o dano ainda permita mais "clicadas", a informação fica mais compactada do que anteriormente era estabelecido. Observe essa comparação entre a 005b Emma Frost e o 008 Hulk:
 Além do "STOP" outro termo adentrou ao Heroclix "feedback damage", ele apareceu na peça 100 Professor X para deixar claro que ele não toma dano ao usar Mind Control mesmo se o atingido/controlado for uma peça com 150 pontos ou mais, novamente fica claro o intento de compactar a descrição do poder e diminuir o texto da carta. 
 Para quem não entendeu o detalhe do Mind Control esse poder ao ser usado com sucesso contra um adversário de 150 pontos ou mais o "controlador", após a ação ser resolvida, toma 1 de dano inevitável. 
 Agora em relação as peças propriamente ditas, a primeira coisa que chama atenção são as peças X-Men de 50 pontos, tanto que o Fast Forces da coleção é inteiramente composto de peças de 50 pontos. 
 Voltando ao set principal e às peças X-Men de 50 pontos o 001 Colossus e a 003 Storm podem ser destacadas como opções interessantes, assim como o 043a Sunfire. É particularmente divertido e possível pela pontuação das peças reunir diversos X-Men no mapa, mesmo nos 300 pontos, e colocar numerosa equipe em combate.
 Abaixo uma singela proposta de time com esses "pequenos" X-Men para seu fun:
001 Colossus 50 pts
002 Nightcrawler 50 pts
003 Storm 50 pts
006 Wolverine 50 pts
021 Cyclops 50 pts
043a Sunfire 50 pts
Total: 300 pts
 Além dos X-Men o universo mutante foi contemplado com outros temas/keyword como Freedom Force, Marauders, Hellfire Club e Brotherhood of Mutants. Assim como na coleção "Wolverine and the X-Men" uma raça alienígena, Shi'ar, ligada ao universo X-Men apareceu a coleção "Uncanny X-Men" reapresenta os Broods ao Heroclix.
 Outro tema presente, em especial nas peças chases, é Age of Apocalypse/Era de Apocalipse, uma significativa saga X-Men homenageada pelo Heroclix. O 061 Colossus faz interessante combo com o 066 Weapon X somando 200 pontos de investimento, o 062 Magneto tem grande potencial com seus traits "THIS ENTIRE WORLD IS DEAD DREAMS AND SCRAP" e "CREATOR OF THE X-MEN IN THIS REALITY", o 063 Sabretooth and Wild Child mostra o que pode ser uma tendência de substituir, ou ao menos minimizar, a presença de peças duo por peças com duplas sendo uma uma peça anexada e destacável, 064 Sugar Man marca a estreia do personagem no Heroclix com uma peça de boa qualidade e o 065 Sunfire apresenta 80 pontos bem gastos. Não consigo opinar o impacto deles no metagame competitivo, a minha primeira impressão é que não tem espaço, mas o que vai determinar realmente a presença ou não dessa peças nos torneios é a combinação de qualidade do dial, metagame e criatividade dos jogadores.

 
 
 Ainda está cedo para saber a medida exata do impacto da coleção Uncanny X-Men no metagame competitivo, afinal ainda não ocorreu a rotação de coleções Modern Age, o que fica claro que não causou, até o momento, o mesmo impacto da coleção World's Finest outra coleção recentemente lançada. Com relação ao for fun a resposta do impacto dessa coleção está com você mesmo. O fato que a coleção tem diversas peças interessantes como por exemplo o 014 Riptide, 018 Vanisher, 023b Kitty Pryde, 029 Magneto e 055 Scarlet Witch. E suas decepções como o retorno tímido dos Morlocks e a carência de peças com Indomitable. Ainda existe muito o que amadurecermos sobre essa coleção e muitos aqui no Brasil nem ao menos conseguiram uma peça dela em mãos.
 Com esse artigo celebramos a 100ª publicação e esperamos continuar por muito tempo contribuindo com o Heroclix nacional. Até a próxima!

4 comentários: