sábado, 8 de agosto de 2015

ID Cards e Avengers Round Table. Uma análise geral de suas mecânicas de jogo.

Então...ID Cards e Avengers Round Table. Como eu os uso? Será que eles valem a pena? Que tipo de combo posso fazer com eles? E em determinada situação, qual é a regra pra eles? Esse texto tenta tratar dessas questões de forma detalhada, mas ainda resumida o bastante para se ter uma visão geral de como funciona essa nova mecânica do Heroclix. Espero que, depois de lerem esse texto, consigam tirar a maior parte das dúvidas que vocês tenham quanto a esses dispositivos. :P
Comecemos pelos ID Cards:

- ID Cards não são considerados relíquias, portanto, você pode usar um recurso qualquer e ainda ter ID Cards na sua força. O número de ID Characters que você pode ter na sideline deve ser igual ou menor do que o número de personagens que você tem em CAMPO no início da partida (Entidades possuindo alguém, por não serem colocadas em campo, não contam para o número de ID Cards na sua força).
                - Setup: No começo do jogo, você escolhe um personagem cujo “name” ou “real name” seja correspondente ao do ID Card que você está usando. Você não precisa que ambos coincidam. O ID Card do Ant-Man, por exemplo, tem como “real name” o Scott Lang, mas você pode usar um Ant-Man do Hank Pym (o “name” do personagem é EXATAMENTE igual ao do ID Card). Outro exemplo é o ID Card do Ronin, que pode ser usado para chamar qualquer personagem que tenha um dos “real names” do ID Card. Por exemplo, o Hawkeye ou Goliath de Avengers Assemble, cujos real names são “Clint Barton” (um dos “real names” do ID do Ronin). Outro exemplo é o ID Card do Spider-Man não podendo ser usado para chamar o “Superior Spider-Man”, pois o nome não é EXATAMENTE igual, nem o “real name”.
                Escolhido o personagem, você deve posicionar o dial em uma de suas linhas iniciais, a depender de quantos pontos você quer que aquela peça custe. Isso é importante porque, para um personagem “invocar” um ID Character, este precisa ser de igual ou menor pontuação do que o personagem usando o ID Card. Essa linha, uma vez escolhida, não pode ser alterada durante a partida.
                - Call in Help. Essa habilidade funciona assim: no COMEÇO do seu turno, você pode ativar 1 ID Card. Você escolhe 1 personagem que não tenha action tokens e que tenha uma pontuação maior ou igual ao do ID Character que será chamado. Dê a esse personagem escolhido uma Power Action e coloque o ID Character adjacente a ele. Restrições: o ID Character não pode ser carregado, usar double power action, ser "replaced" ou ter algum recurso designado a ele. Lembrando que você só pode ativar 1 ID Card por turno.
                - Quando que o ID Character volta pra sideline? Seguinte, no próprio ID Card, fala as situações que ele volta pra sideline. Quando você usa o Card e invoca a peça, você descarta o Card e o oponente automaticamente ganha os pontos desse Card. As situações que a peça volta pra sideline são: 1) No começo do seu próximo turno, 2) Se ele não estiver a 5 casas do personagem que ativou o ID Card para chama-lo, ou 3) Se for removido do mapa por algum outro efeito.
Agora uma coisa importante. Se o ID Character tomar algum dano, isso não faz com que ele volte pra sideline automaticamente! Pra derrubar o ID Character, vai ter que tirar TODOS os cliques de vida dele. Caso consiga, ele leva KO e você ganha TODOS os pontos dele normalmente.
                - Inspiration: cada ID Card tem uma habilidade chamada "inspiration". Como ela funciona? Quando você invoca o ID Character, se ele estiver adjacente a um personagem aliado (nao necessariamente aquele que ativou o Card), qualquer personagem aliado pode ganhar o bônus de Inspiration, desde que esteja adjacente ao ID Character.
                Agora aqui geram-se dúvidas. Por exemplo: se uma inspiration me dá Charge, ao usar o Charge e deixar de ficar adjacente ao ID Character, o Charge acaba? Não. Ações já em início devem ser concluídas normalmente.
Porém....se o inspiration me der um bônus de +3 na movimentação, por exemplo, e eu deixar de ficar adjacente, continuo ganhando esses +3? Eis o ruling oficial da wizkids http://wizkidseventsystem.com/bb/viewtopic.php?f=3&t=7489&hilit=ares+id+card&start=60 )
In order to use an ID Character's Inspiration effect, the character must be adjacent to the ID Character when using the specific effect. For modifiers, the character must be adjacent to the ID Character when the specific modifier is normally calculated. For actions, the character must be adjacent to the ID Character when given the action.”

                Eis a minha interpretação, utilizando exemplos.
Quando uma “inspiration” te der +1 no ataque, ele será calculado na hora em que você fizer um ataque, estando do lado do ID Character pra usar sua “inspiration”.
Agora no caso do movimento...você perde o bônus se deixar de ficar adjacente do ID Character, tornando isso quase inútil? De acordo com esse ruling, não.
Ora, se o personagem está adjacente ao ID Character que dá o bônus NA HORA em que lhe é dada uma move action, o personagem se valerá do modificador, pois, na hora em que o valor é calculado, o personagem está adjacente ao ID Character, portanto, apto a receber sua “inspiration”, significando que ele NÃO PERDE o bônus se deixar de ficar adjacente. Entretanto, se ele se mover, se posicionar adjacente ao ID Character, ele não continua o movimento se valendo do bônus da “inspiration”, pois o momento de calcular esse valor, que é na hora que é dada a move action, já passou. Confuso? Um pouco. Como isso difere de um bônus no ataque? Ora, o modificador é calculado na hora em que o ataque é realizado. Se nesse momento o personagem não está adjacente ao ID Character, ele não tem mais como ativar esse bônus. A questão é o MOMENTO em que você deve utilizar esses modificadores para saber se eles continuam, ou não, quando o personagem deixa de ficar adjacente ao ID Character.

                Dica mais importante: Se por um acaso do destino, você estiver com um ID Character na mesa, e um oponente com um dos Marvel Zombies da KO nesse teu ID Character, ele pode ativar a trait do Zombie e manter o seu personagem na força dele. E não, ele não some no começo do seu próximo turno, etc. Ele não é mais considerado um ID Character.
Question 1:
what happens if use call in help, and my opponent is playing a zombie character and that zombie character KO's my ID character. Do they just get to keep the character without it going away?

They would keep the character on their force.


 Agora vamos falar brevemente sobre o novo recurso. A Avengers Round Table:

                - Force Construction: Ela custa 5 pontos. Até 6 ID Cards podem ser colocados nela (cada um tendo o seu custom normal de 5 pontos). Você não pode colocar ID Cards na sua força, que não estejam na Round Table. A vantagem de usar o Recurso, ao invés dos ID Cards separadamente, é que você não fica limitado àquela restrição de “1 ID Card por personagem em campo”. Um One-Man-Army pode se beneficiar de uma Round Table com 6 ID Cards nela.
                - Setup: Coloque os ID Cards em cada slot numerado (começando do 1 e preenchendo até o 6. É importante colocar os ID Cards nos slots certos, pois algumas de suas habilidades dependem da numeração desses slots). Cada slot que possuir um ID Card no começo do jogo é considerado um “active slot”, independente se você gastar o ID Card durante o game e o slot ficar vazio.
                - Clicking the Dial: A parte mais importante de qualquer recurso. Como eu faço ele girar e me dar aqueles poderes mais marotos? Existem algumas maneiras:
A primeira delas é: quando você gasta um ID Card para usar o seu “Call in Help”, você gira um d6 e gira o dial do recurso igual ao resultado. Outra maneira de girar o dial é quando alguma peça sua toma dano de um ATAQUE de uma peça inimiga (nada de ficar girando o dial quando tomar dano de poison ou mystics). Quando você toma esse dano, dê 1 clique no dial do recurso. Caso esse dano seja de 3 ou mais (lembrando que é “damage taken”, ou seja, depois que todos os redutores tiverem sido aplicados, dano transferido, etc), dê 1 clique adicional. O dial do recurso não pode passar do clique 25.
                - Scoring: Quando você gasta um ID Card, o oponente automaticamente ganha os 5 pontos daquele Card, mesma coisa de quando ele é usado fora do recurso. Caso o recurso não tenha mais ID Cards, o oponente ganha a pontuação base dele (5 pontos). O oponente também pode ganhar os pontos do recurso e dos ID Cards ainda acoplados caso ele dê KO em todos os seus “friendly characters”.
                Um detalhe importantíssimo! A Avengers Round Table não é “assigned” a NENHUM personagem. Então personagem como o Thanos rarp de GotG ou o Exodia, que não podem ter recursos ou relíquias designados a eles, PODEM usar essas habilidades desse recurso e dos ID cards! E mais importante ainda, efeitos de jogos que afetem personagem que estejam designados a um recurso ou relíquia, não fazem efeito! Estou falando de vocês: Tyrant, Greed e Disintegration Beam! Hahahahaha
                Agora vamos aos poderes do Recurso. Para começar, falemos das 3 traits dele:
                - I CAN HELP RIGHT NOW: Permite que você use a habilidade de “Call in Help” de qualquer ID Card acoplado no recurso, Não precisa seguir a ordem dos slots. Lembrando que você GASTA o ID Card quando usa o “Call in Help”.
                - I’M BETTER SUITED FOR THESE FOES: Aqui que começa a beleza. Após revelar a sua força, mas antes de colocar os personagens em campo, você pode substituir um personagem do seu time por um ID Character da sua sideline de igual ou menor pontuação. Esse personagem não é mais considerado um ID Character e o ID Card é removido do recurso. Excelente maneira de adaptar o seu time às ameaças do oponente. Adapte-se para sobreviver! :D
                - CALL IN THE RESERVISTS: No começo do seu turno, caso esteja aparecendo um número no símbolo de para-quedas do dial, olhe para o slot correspondente ao número (olha a importância de colocar os ID Cards na ordem certa aqui). Se aquele slot for “ACTIVE SLOT”  e estiver vazio DEVIDO AO USO DA HABILIDADE DE “CALL IN HELP”, você pode colocar um ID Card usado naquele slot (Não precisa ser o mesmo ID Card que você tinha colocado naquele slot no início, pode ser qualquer outro que você tenha gasto para usar a habilidade de “call in help”). Eu dei ênfase nessa parte do uso da “call in help” para informar que, se aquele slot estiver vazio pq você usou a trait do “I’M BETTER SUITED FOR THESE FOES”, esse slot NÃO se qualifica para essa trait! Cuidado com esse detalhe! Pense bastante em qual slot você coloca cada ID Card! Isso pode fazer uma diferença tremenda durante o jogo!
                Agora um combo: Você pode usar a habilidade de “I CAN HELP RIGHT NOW” durante o começo do turno, gastar o ID Card, e (embora você tenha dê uma “Power action” para sua peça, o que normalmente deveria acabar com a fase de “beginning of the turn”, mas, na verdade, não acaba, pois o poder especifica que ele é usado “at the beginning of the turn”) depois você usa a outra habilidade que pode ser ativada “at the beginning of the turn” que é a “CALL IN THE RESERVISTS” e, possivelmente recuperar o ID Card que você acabou de gastar naquele slot!
                Outra coisa, como a Power Action para usar o Call in Help não encerra a fase de começo do turno, você pode invocar um ID Character e qualquer efeito que ele tenha que ocorra durante o começo do turno, ainda pode ser usado, como Poison. Louco, não? Essa regra eu aprendi agora fazendo esse texto e indo atrás desses rulings hahahahah.
                Agora que terminamos com as traits, vamos aos poderes especiais:
                - Poder 1) LENDING MORAL SUPPORT: No começo do seu turno, você pode escolher um personagem friendly seu e daí rolar um d6. Até o seu próximo turno, aquele personagem pode usar a “inspiration” do slot mostrado no resultado do d6. Não vai precisar coloca-lo em campo e prestar atenção naquelas regras de adjacência e etc...apenas ganhe o bônus da “inspiration” direto! :D (olha a importância da posição dos ID Cards de novo).
                - Poder 2) I CAN’T GET THERE, BUT I CAN ADVICE: No começo do seu turno, você pode escolher um ID Card acoplado ao recurso que você não tenha escolhido da última vez que tenha usado esse poder. Até o seu próximo turno, TODOS os seus personagens friendly podem usar a “inspiration” daquele ID Card! Isso é fantástico!
                - Poder 3) AVENGERS ASSEMBLE! (Você imaginou o Capitão América falando isso, que eu sei): No começo do seu turno, dê a um número qualquer de personagens friendly, Power actions. Para cada Power action dada, remova um ID Card do recurso e coloque o ID Character adjacente a cada personagem que deu a ação (1 ID Character adjacente a 1 personagem. Nada de colocar todos os ID Characters adjacentes ao mesmo personagem). Até o final do jogo, esse “ID Character” não conta mais como um “ID Character”! Então você desconsidera os bônus de “inspiration” e aquelas condições para ele ir embora que existem no ID Card. ENTRETANTO, esses personagens não podem ignorar pushing damage, e retornam para a sideline quando tomam dano. Seja de poison, mystics, ataques, etc (lembrando que ainda é “damage taken”. Caso depois de aplicados os redutores, ele não tome mais dano, ele não ativa essa condição!).
                Agora a mágica desse poder é: Como esses personagens não são mais ID Characters, todas aquelas restrições de “can’t be replaced” ou “carried” ou “given Double Power actions” somem. PORÉM, se você, por exemplo, usar um desses personagens para dar Merge com alguém, essa restrição é transferida para esse novo personagem! Quaisquer efeitos ou tokens aplicados a um personagem quando ele é “replaced”, são transferidos para o novo personagem colocado em jogo! Então, se você quer usar seu Iron Man recém colocado em campo, para dar Merge com um War Machine que você já tinha em jogo antes, cuidado! Pois o seu “Iron Man and War Machine”, caso tome 1 mísero de dano ou tome dano de esforço, irá para a sideline!

                Enfim jovens, essa foi uma explicação o mais breve, porém ainda detalhada, que consegui fazer para vocês. No geral, acho que esse Recurso tem um potencial fantástico, dependendo de quais cards e que peças você coloca na sua sideline. Ele requer bastante, MAS É BASTANTE MEEEEEEEEEEEEEMO, prática, porém acho que ele compensa. Potencial de fazer cada jogo ser extremamente diferente do outro é ridiculamente alto com esse recurso. Bastante divertido. Eu jogo apenas forfuns sem recursos, mas este é um que pretendo usar por aqui, por realmente achar ele “divertido” e não, pura e simplesmente apelão.
                Espero não ter enchido tanto o saco de vocês com esse texto enorme! Hahahaha

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