terça-feira, 22 de setembro de 2015

Heroclix na crise econômica brasileira

Vivemos no Brasil um incontestável momento de crise, seja no campo político, institucional ou econômico. O orçamento é corroído pela inflação, o custo de vida subiu, o crédito está mais complicado, o dólar disparou e existe grande insegurança a respeito dos rumos do país. Como manter com nosso querido hobby, Heroclix, nesse panorama pouco animador?


 Um dos fundamentos básicos em uma época de crise é cortar os “supérfluos”, e isso inclui gastos com lazer e hobbys. Muitos gastos que comprometem a renda são feitos no impulso, ou seja, sem reflexão prévia e apurada. É uma tentação forte “abrir o cofre” para adquirir uma peça nova que está bombando no metagame competitivo, porém essa peça pode estar com um preço fora da realidade socioeconômica do país, seja pela especulação ou pela alta do dólar. O que fazer então? A Wizkids, empresa responsável pelo Heroclix, lança seguidas coleções e peças fabulosas para constantemente renovar nosso interesse pelo jogo e nos impelir ao consumo que consequentemente irão lhe proporcionar lucros imensos.


  A solução mais imediata é simplesmente parar com o hobby/Heroclix e vender as peças para recapitalizar e direcionar o dinheiro para alguma forma de investimento e/ou economia. Na hipótese de continuidade com nosso lazer em comum a primeira coisa a fazer é diminuir o gasto e racionalizar ao máximo as compras com o intuito de comprar o essencial para a manutenção do nível competitivo. Em paralelo coloque a venda as peças que estão sem uso para injetar capital extra na aquisição de peças ou mesmo criação de “poupança” para o jogo. Assim você acaba renovando suas peças ao mesmo tempo em que está abrindo espaço para mais jogadores adquirirem peças e manterem-se no jogo apesar da crise.

Enquete feita no facebook do Fórum Brasileiro de Heroclix

 A partir de vários artigos sobre economia na crise elaborei 05 dicas para o Heroclix nessa época de crise:

Avalie a necessidade da compra. A peça/ID Card/Resource/Relic será realmente usada? Está faltando para seus times ou apenas irá satisfazer o impulso de consumir?

Busque descontos. Pechinche, pesquise preços, peça desconto em frete, rache o frete, procure vendedores com preços mais justos e dentro da realidade. Parte do motivo de alguns preços elevados no Brasil é a falta de luta por melhores orçamentos.

Não compre por impulso. É difícil, pois é exatamente o que a Wizkids deseja, mas você não é obrigado a cair na armadilha do consumismo. Mesmo hobby sendo considerado, pela Economia, como gasto supérfluo, você pode ter uma postura de comprar o essencial dentro desse universo.

Evite parcelamentos e compras em dólar. Parcelar sem uma segurança de manutenção do emprego ou da renda é um convite para o endividamento e desonra do compromisso de pagamento com o vendedor. Importar de sites como Miniature Market e Coolstuff já foi alternativa interessante, mas como o dólar elevado e as taxas agregadas à importação acaba sendo oneroso. Somente grandes compradores ainda conseguem importar, mas mesmo assim estão sofrendo com a redução do lucro, visto o decréscimo da renda nacional.

Venda peças. Venda peças e use o dinheiro em outras peças ou economizando para futuras compras. Você acaba, assim, ajudando outros jogadores e até iniciantes a terem acesso a peças com um preço justo.




4 comentários: