quarta-feira, 23 de abril de 2025

Spider-Verse PULP: Lista de Compras e Comentários por Thiago Bellani


Fala, galera da Paradise Clix! Quem escreve é o Thiago Bellani, espero que minha lista PULP e comentários sobre Spider Verse ajudem suas compras de alguma forma.

Antes de mais nada: @elementoarkhano e @paradiseclix para vocês conferirem no Instagram.

Com cada nova coleção de HeroClix, é natural que cada jogador defina suas prioridades. No caso de Spider-Verse, mais uma vez decidi destacar as figuras PULP que mais me chamaram a atenção, levando em conta meu estilo de jogo e preferências pessoais. Ainda assim, como de costume, também garanti algumas peças voltadas para o formato que mais joguei ao longo da vida. Então, se alguém quiser trocar uma ideia sobre minha lista do Modern padrão é só me chamar no Instagram do Elemento Arkhano.


Ashley Barton (spv032)

Ashley Barton possui a Team Ability Team Player, o que já abre várias possibilidades interessantes. Entre as opções mais fortes, ela pode copiar Black Panther ou Batman Ally, combinando, por exemplo, Stealth com Mastermind — o que dificulta bastante um possível Outwit no Mastermind, estratégia comum para tentar um hit kill. Dependendo do momento e da composição do time, outras TAs que valem a pena considerar são S.H.I.E.L.D., Spider-Family, Police, entre outras.

Em relação às keywords, ela tem três muito populares: Spider-Verse, Ruler e Future, o que facilita bastante na hora de montar equipes temáticas. Já a quarta keyword, Maggia, acaba sendo mais limitada.

Na sequência, Ashley Barton traz duas Traits fantásticas. A primeira permite que, se você começar a partida, gerará duas figuras com a Trait Expendable Goon — o que abre várias possibilidades, já que pelo menos três coleções diferentes lançaram versões desses Goons. Este início de jogo, pedirá uma boa leitura do time do oponente, caso você queira escolher com qualidade, os dois Goons iniciais. Em outras palavras: diferente do time do oponente, sua força entregará valor com 330 pontos.

A segunda Trait é onde o jogo realmente muda. Mesmo após o nerf, ela continua sendo extremamente forte. Impedir que os valores de combate dos oponentes modifiquem positivamente, é algo devastador — um efeito que remete aos tempos do Nighthawk Prime, ficando mais contido com o lançamento recente do Murn. A diferença é que, no caso da Barton, esse efeito está limitado ao alcance de 3 quadrados, o que exige um posicionamento bem acertivo e estratégico. Ainda assim, é uma peça excelente tanto para controle ofensivo quanto defensivo.

Fique atento: Ashley Barton não serve apenas para ficar lá atrás protegendo seu time em formação! Em estratégias de Alpha Strike, por exemplo, um Vanisher pode carregar a Barton junto com uma Poison Ivy, por pelo menos 11 casas, seguidos de um Batman levando outros três personagens. Resultado? Você cruza o mapa e chega quebrando todos os modificadores do oponente — Perplex, Combat Reflexes, Energy Shield, etc. Além disso, apaga poderes e gera um pog com Flurry, para fazer o coleguinha chorar (Outwit com o Vanisher, Pog com o a Poison, Batman chega trazendo outros duzentos efeitos, etc). 

Mesmo com o nerf na sua segunda Trait, na linha dos 50 pontos, dentro do formato Pulp, ela continua, sem dúvida, sendo uma das peças com maior potencial de entrega de valor. 

Para concluir, essa peça apresenta um dial com habilidades básicas e valores de combate bastante interessantes. Mesmo sem depender de outras figuras, ela consegue se movimentar e atacar, podendo utilizar Blades (dependendo muito da situação, ainda comba com o efeito do Ares). Na defesa, combina uma das melhores habilidades do jogo (Mastermind) com o efeito adicional da Trait entre outros detalhes, como a escolha do Team Player. E, claro, ainda oferece o valioso Leadership. Fique atento: se ela for atingida e cair nos cliques 5 ou 6, pode surpreender o oponente voltando um Flurry com Super Strength na cara do vagabundo. 


Ghost Spider (spv011)

Estou focando apenas na linha de 30 pontos, clique inicial 4.

Ghost Spider vem com Spider-Man como Team Ability, o que comba com o seu Super Senses. Junto com o Shape Change, seu sistema defensivo torna-a um alvo bastante complicado de acertar na maior parte das vezes. É justamente aí que ela se destaca: sendo um suporte que, ao mesmo tempo, ajuda a preservar pontos. Mesmo sua segunda Trait permite que, após sua ação de custo (geralmente um TK), seja muito fácil escondê-la. Por exemplo: após ela usar TK, outro aliado carrega-a para algum lugar (sidestep ou custo), na sequência, sua segunda trait é acionada, gerando um placed de duas casas (podendo passar por paredes, elevados, etc). Para melhorar, em algumas situações, ela ainda não terá usado seu sidestep. Ou seja, após a ação de custo, ela se "ajustou" em até 4 casas de distância.

Sua primeira Trait é fantástica, apesar de entregar pouco valor em sua linha de 30 pontos, no entanto, dependendo do desenho do turno, ela poderia "puxar" peças como Spider Byte, Spider Bot e Miles Morales. 


Spider-Man Noir (spv014)

Estou considerando apenas a linha inicial de 30 pontos.

Possivelmente, é minha figura favorita da coleção para o formato PULP. O Spider-Man Noir se destaca por sua utilidade mesmo em turnos nos quais não realiza ações de custo. Por exemplo, ao sofrer um "placed" (sendo carregado, recebendo TK, usando sua primeira trait, etc.), sua habilidade "Web Warriors" já pode ser ativada. Isso permite ao jogador gerar marcadores de fumaça de forma gratuita (FREE), passando Shape Change para aliados que estejam sobre estes quadrados.

Reforçando: sua primeira trait permite que ele aplique um placed, desde que esteja mudando de elevação e, com isso, ativando o mesmo benefício defensivo. Complementando sua entrega de valor gratuita, ele ainda conta com Perplex.

Em equipes com composições sinérgicas — com acesso a Telekinesis, modificadores e peças como TimeBreakers — é perfeitamente viável encaixar Flurry + Precision Strike, fazendo com que essa peça extraia um dano bem razoável para a sua linha de pontuação. Lembrando que peças como Shuri, Multiple Man, entre muitas outras, podem aumentar o dano Close do Noir. 

Outro ponto interessante sobre o Noir, é seu Super Senses de 4-6, somado a possibilidade de também estar com Shape Change e Stealth, fazendo com que ele não seja um alvo simples de ser acertado. 

Por fim, sua mobilidade ampliada pela trait que permite um placed de até quatro quadrados valoriza sua presença em mapas como The Tangle, Sailor’s Dream, Dark Dimension, Harley’s Rooftop, entre outros. 


Spider-Byte (spv003)


 Spider-Byte é uma peça desenhada com o objetivo de interagir com um número gigante de combinações. Qualquer aliado com a Team Ability Spider-Man pode traçar linhas de tiro através dela, desde que ela esteja colada em um oponente. Por exemplo: em situações em que ela avança recebendo um placed, seguida de uma ação de movimento para se posicionar adjacente ao inimigo que está longe, já é possível viabilizar ataques com aliados, ignorando tudo no mapa (reforçando, o atacante precisa ter a Team Ability Spider Man e Range para o alvo). O detalhe mais relevante sobre essa palhaçada é que a peça Miles Morales (005) entrega a Team Ability Spider Man para qualquer aliado adjacente. Em nosso último torneio PULP, um dos participantes estava usando a Mister Mind (minhoca feliz com Range 8) para dar Mind Control ignorando tudo no mapa Major Brock's (Mister Mind ganhou Spider Man do Miles).


Norman Osborn (spv022)

Essa peça tem muito potencial para se destacar no PULP, especialmente quando inserida em um time bem estruturado e sinérgico. Pelo custo, ela entrega um valor muito considerável. Possui duas Team Abilities, incluindo a versátil Team Player, que permite copiar opções relevantes como S.H.I.E.L.D., Spider-Man, Police, entre outras.

Além de cobrir uma das funções essenciais no jogo — a Liderança —, a peça permite que o controlador jogue com 315 pontos ao gerar um Goblin Army no início da partida. Esses carinhas podem ser úteis taticamente, com habilidades como Plasticity, Energy Explosion e Precision Strike.

Outro ponto de destaque é sua sinergia com personagens de baixo custo (30 pontos ou menos) ou que compartilham a Team Ability Sinister Syndicate, a quem ela concede Precision Strike. Adicionalmente, oferece Telekinesis com um diferencial: ao usar essa habilidade em personagens que compartilham uma keyword com ele, o alvo recebe +2 de alcance.

Pega essa palhaçada: Degaton (em 20 pontos) no clique 09. Degaton recebe Precision Strike graças a primeira Trait do Norman. Após ser alvo de Telekinesis pelo Norman, também se beneficiará do aumento de Range (+2). Ou seja, se você usar os modificadores corretamente e carregar as peças certas, esse Degaton atirará a Range 9, com 6 de dano Penetrante e Precision Strike. Ele também ignorará peças para esse tiro, tudo por "caríssimos" 20 pontos. #forfun

Voltando e concluindo o Norman: para fechar bem, ele combina Mastermind e Stealth, podendo eventualmente copiar um Spider Man para 6, devido à sua Team Player. Ou seja, além de tudo, não é simples para matar, em raras ocasiões o oponente estará jogando certo, ao bater nele. 


Spider Cat (spv036)

Considero uma peça interessante tanto para jogadores competitivos — que buscam aplicar Hypersonic Speed com Blades, somando o efeito do Ares e a colocação de marcador — quanto para jogadores casuais que priorizam a construção de um temático, trazendo a keyword Animal para o temático Spider-Man. Em determinados contextos, essa composição temática também pode alcançar um nível competitivo.

Por apenas 30 pontos, o Spider-Cat oferece um conjunto sólido de recursos. No aspecto defensivo, conta com Super Senses em 4-6 e um bônus de +1 na defesa contra ataques à distância, devido à sua altura. Essa mesma característica favorece a mobilidade em campo, permitindo que ele seja reposicionado com facilidade por aliados e sem atrapalhar linhas de visão em formações agrupadas.

Ofensivamente, quando combinado ao efeito do Ares, há potencial para acertar vários alvos adjacentes, podendo causar muito dano. Além disso, sua habilidade especial permite marcar um oponente ao atravessar seu quadrado, ampliando sua utilidade tática.

Obs: em times com o Norman, ele ganha Precision Strike. 



Algumas peças que me chamaram atenção, mas que provavelmente não utilizarei com frequência









Agradeço pela leitura. 

Thiago Bellani 


@elementoarkhano | @paradiseclix 

3 comentários:

  1. Jogo com times de Aranha, essa Ashley não me agradou muito pelo estilo de jogo mais vou experimentar

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    1. Tenta experimentar ele usando um tie que avança rápido para atacar o oponente. Ela sendo carregada vai atrapalhar a defesa do oponente afetando seus modificadores.

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  2. AGORA O SPIDER PUNK , MTO SHOW DE BOLA!!!!

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