quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

 Paradise Clix Entrevista: Pedro Doom

 

 

Poderia fazer uma breve apresentação?

Meu nome é Pedro Santos, me chamam de DOOM no RJ e acredito ser um dos jogadores mais ativos do RJ hoje. Voltei a jogar a pouco tempo mas realmente entrei de cabeça no jogo, agradeço ao Salles e Bellani pelos treinos. Acho que minha atuação mais expressiva em torneios foi segundo lugar no Open São Paulo que aconteceu esse ano e teve presença de jogadores de tudo que é canto.
 
Por que do nome/nick "Doom"?

Na época que comecei a jogar o jogo todos tinham algum apelido, eu sempre gostei muito do vilão do Quarteto Fantástico Victor von DOOM. Não sou um fã fiel nem leio muitos quadrinhos, mas gostei bastante do apelido. DOOM NEEDS ONLY DOOM.

Onde e quando começou a jogar Heroclix?

Fui apresentado ao jogo por um primo meu chamado Gabriel (Shazam). Eu comecei a jogar em um selado de Crisis em 2008, parei em Giant-Sized X-men em 2011 pois fui morar em SP e entrei na faculdade. Comecei novo, era o mascote da Westclix organizada pelo Fábio Guizarra, Juca Cipó dentre vários outros. Naquela época eu me envolvi na tradução das regras para o PT-BR e isso me faz ter uma boa base das regras do jogo. Era um jogador medíocre comparado a hoje mas já amava o jogo.
Voltei a jogar agora pós pandemia no finalzinho de 2021 em um selado de AFFE Empyre me animei com o jogo e realmente estudei e treinei para me tornar um jogador melhor.

Como você descreveria/definiria o Heroclix?

Heroclix é um complexo jogo de estratégia e probabilidades que começa na construção do time. Se você conhece bem o cenário e consegue montar um time que sempre tenha um condição de vitória clara, resta apenas tomar as decisões que trazem a maior probabilidade de vitória.
Ele é complexo de inicio com muitos poderes e regras, mas quando vc passa dessa barreira inicial o posicionamento correto e um controle pleno do próprio time são os fatores mais importantes e difíceis de alcançar. O que eu mais gosto no heroclix é que a mesma partida (mesmo times) jogada por jogadores diferentes muda completamente o desenrolar do jogo, você consegue por muito do seu próprio estilo de jogo uma vez que tem muita liberdade e opções de ações diferentes ao longo da partida.

Descreva sua experiência no "Cariocão 2022" (torneio regional)? Qual foi sua partida mais marcante?

Foi um ótimo torneio com vários jogadores bem fortes, Salles, Marcos, Otacílio, Chefe, etc... acho que desde Open SP que rolou no meio do ano eu não participei de um torneio com tantas partidas desafiadoras. Como teve premiação por ranking acho que o formato pode ter melhorias como trazer a pontuação da primeira etapa para o ranking final, disputa de 3° lugar e alguma mecânica que evite partidas repetidas.
Gosto muito de selados por explorar a capacidade de construção de time ali na hora, esse em especifico foi mais na sorte e meu time estava bem decente. Acho que minha partida mais marcante foi contra o Marcos, o time dele se dava muito bem contra o meu e tive que arriscar grande na abertura do jogo para ter uma condição de vitória clara. Ambas partidas contra o Salles também foram bem apertadas.

Alguma dica para torneios selados?

Depende muito do formato, fazer bom uso de combos básicos sempre da certo. Poderes como HS, TK e Outwit assim como a habilidade de voar ficam bem mais fortes neste formato, ter time temático também ajuda mas sempre tenha alguem que bata (Carga + flurry ou Exploit Weakness). Time só de suportes pode ser chato de jogar contra, mas raramente vence uma partida pois não consegue pontuar.

Qual seu estilo de jogo?

Eu adoro ter controle do jogo, gosto de alta mobilidade, peças com habilidades aprimoradas(improved) de mira e defesa alta. Meu times abusam de mecânicas defensivas e tentam fazer o oponente se expor para ter alguma chance. Gosto muito de simular partidas contra times conhecidos do meta e montar times que eu sei que tem chance de vitória contra qualquer time vencedor de campeonato copiado da internet que eu for encontrar (nada contra mas é muito comum). Table Top Simulator é ótimo para treinar isso.

Qual sua visão sobre o "for fun"? Qual sua visão sobre o "competitivo"?

Eu acho que o competitivo é divertido para quem tem como investir no jogo ou ser apoiado pela comunidade com peças. É bem caro ter um time competitivo real hoje em dia, o que torna torneios selados os mais divertidos na minha opinião, eles são competitivos e desafiadores mas não deixam de ser justos.
Eu adoro forfun principalmente com algum tema ou regra da casa, é legal para explorar partidas que nunca aconteceriam no competitivo e até jogar partidas com mais de 2 jogadores.

O que acha do meta atual?

O meta atual se baseia muito em peças com pontuação baixa que fazem muita coisa ou tem valores de combate muito fortes para os pontos que custam. Também existem muitos equipamentos(que são caros) que mudam bastante a balança de poder dos times. A pouco tempo atrás ele estava poluído com Thanos legacy dando mind control em todo mundo em mapas fechados. Digo isso pois todo time competitivo ter que levar uma peça especifica em conta na hora de ser construído é muito prejudicial ao jogo, isso estava limitando muito o meta. Gostei que mudaram isso (mesmo achando que pesaram muito a mão), gostaria de ver alguns poderes ganhando o brilho que tinham no passado de volta como Super força e Pulse Wave. Mas uma coisa é certa, o meta nunca antes tinha permitido tantos times diferentes chegarem no mundial por exemplo, o que mostra claramente que ele está bem mais balanceado e variado do que era anos atrás.

Algumas dicas para times "pauper"?

Peças pauper raramente são imunes a outwit, isso vai muito de estilo de jogo, mas ter vários outwits no time ajuda muito. Claro, monstros como Strange Supreme incomum também resolvem o seu problema.

Quais dicas gerais você pode dar para quem está começando no Heroclix?

Não compre peças soltas sem conversar com um veterano na pura afobação. Participe de selados. Quer investir para aprender? Adquira um Starter, compre coisas novas. Heroclix é um jogo complexo com muitas regras, mas muitos poderes tem lógica repetitiva, só se pega esse jogo com prática. Treinar acelera muito a rampa de aprendizagem. Monte um time no HCrealms, teste ele no TableTopSimulator/ roll20, e só então compre as peças. Tire suas duvidas nos grupos de WPP, a comunidade abraça novatos e sempre está disposta a ajudar e explicar. O mais importante, não se esqueça que o objetivo de qualquer jogo é se divertir.

Quais as orientações básicas para as compras dos iniciantes?

Não compre peças soltas sem conversar com um veterano na pura afobação. Participe de selados. Quer investir para aprender? Adquira um Starter, compre coisas novas.

Quais são suas referências no Heroclix, ou seja, jogadores que te inspiram?

Eu diria que eu me inspiro por aqueles que me fazem melhorar. Pinto, Salles e Bellani mantém o jogo interessante e competitivo. Com certeza são inspirações. Tem jogadores gringos que eu acompanho, mas não considero eles desta forma.

Alguma mensagem para nossos leitores?

Heroclix teve altos e baixos no Brasil, precisamos de sangue novo para movimentar o cenário. O fairplay é tão importante quanto ganhar, não tem graça nenhuma em ganhar por um erro de uso de regra mesmo que não intencional, prezem pela integridade do jogo e vamos todos melhorar juntos. Por último o mais importante, não se esqueça que o objetivo de qualquer jogo é se divertir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário