segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Poder de A a Z: Can't Use e Outwit

 

 A proposta desse artigo é uma breve comparação entre duas formas de impedir o uso de poderes do oponente que são via poder básico Outwit (Anular Poder) e o chamado "Can't Use" (não pode usar) que geralmente aparece como um poder especial na peça que o possui.

 O "001 Mr. Fantastic" de "Fantastic Four: Cosmic Clash" apresenta as duas possibilidades citadas. Observe a imagem abaixo com atenção e atente-se para o poder especial de dano.

 Outwit (Anular Poder) funciona como ação livre tendo alcance mínimo de 6. Você escolhe um personagem inimigo dentro de alcance e linha de tiro e escolhe um poder básico (PAC) OU Poder Especial (branco) impresso na carta do personagem alvo. O alvo não pode usar o poder escolhido até o seu próximo turno. O detalhe que tem peças que possuem Protected/Safeguard Outwit (Anular Poder) sendo essa proteção, por exemplo vista via TAs (Habilidades de Time) como Quintessence/Power Cosmic/Cosmic Energy.
 
 
 Ao passo que "Can't Use" (não pode usar) não é afetado por Protected/Safeguard Outwit (Anular Poder), até por que não é Outwit (Anular Poder). No "Can't Use" (não pode usar) a peça não tem o poder anulado e sim ocorre um impedimento de usar o poder escolhido, ele continua com a peça, mas sem poder ser utilizado. Nesse caso o Protected/Safeguard Outwit (Anular Poder) não tem qualquer efeito sendo, por exemplo, possibilidade de neutralizar poderes de peças com as TAs (Habilidades de Time) como Quintessence/Power Cosmic/Cosmic Energy.  

 Na imagem abaixo um dos melhores "Can't Use" (não pode usar) do jogo até o momento:

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