sexta-feira, 3 de março de 2017

Poder de A a Z: Late Game

 Late game seria algo como "jogo tardio" é o nome dado à parte final do jogo onde diversas peças já "morreram" ou ao menos deixaram de estar nos seus primeiros cliques e estão próximas do KO.
Normalmente do primeiro ao último clique antes do KO os valores de combate diminuem e os poderes mudam e muitas vezes esse novos poderes mudam o perfil da peça alterando radicalmente as possibilidades da peça no mapa em comparação com os primeiros cliques. No exemplo abaixo a peça sai de uma batedora a distância para uma batedora "de perto".
Raras são as peças que possuem os últimos cliques aumento dos seus valores de combates e poderes fortes típicos dos primeiros cliques. São tão raras que caem no exotismo que pode agradar para um for fun, mas que são rejeitadas no metagame competitivo. O Superman II, exemplo da foto abaixo, é facilmente ignorado no começo do jogo devido seus valores e poderes iniciais medíocres para sua pontuação. No caso dessas peças o Late Game é o momento ideal para sua efetividade, ou seja, deve-se estar na parte final da partida para serem realmente relevantes na equipe, é um reforço quando a guerra já pode estar perdida.
 
 Não pense que Late Game se resume às peças, existem resources que tem seu ponto máximo de poder no momento final do jogo, pois sua contribuição para o time geralmente provocará uma vantagem tão grande que provavelmente encerrará a partida e demora para chegar nesse ponto. Temos o exemplo do clique 25/Poder 3 da Round Table que é dificílimo de acontecer em pouco tempo e resources que pedem determinado numero de "equips" e consequentemente turnos para incrementar o poder fornecido como Pandora's Box (7 Sins para o clique 9) e The Book of the Skull (4 e 7 Hammers). A estratégia para chegar ao ponto máximo dos resources citados até muda para agilizar e deixar o ápice antes do late game, assim o time começa mais recuado com a Pandora's Box (caso o objetivo seja 7 sins na mesa), usa o Splitlip (Book of the Skull) ou mesmo usa tokens que ao morrerem rodam o resource (Round Table) por exemplo. 
 Mesmo que seu time seja Alpha Strike, ou seja, avanço rápido contra o adversário e dano massivo, nem sempre aquele seu maravilhoso ataque de dano 8 penetrante vai acertar a fuça do seu adversário e o jogo pode se arrastar. Assim um dos fundamentos do bom jogador é saber o que fazer com suas peças/time ao longo de diversos turnos e não apenas nos turnos iniciais. Está cada vez mais fácil conhecer o dial completo de seu time, afinal agora ele vem impresso na carta não sendo mais mister decorá-lo, assim o aproveitamento do potencial do seu time ao longo do jogo é bastante viável e até fácil.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário