quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Entrevista com o bicampeão nacional Tiago Pinto da Luz

 
Nos dias 10 e 11 de dezembro ocorreu o Nacional Heroclix 2016 em Taubaté-SP. O evento consagrou Tiago Pinto da Luz como bicampeão (2015/2016) nacional. O bicampeão fez a gentileza de nos conceder uma entrevista, espero que seja de grande valia para o crescimento do Heroclix nacional.

Qual foi sua preparação para conseguir ser bicampeão nacional (2015/2016), ou seja, quais são seus diferenciais para ser o melhor jogador nacional por dois anos seguidos?

    Seguir jogando, como sempre faço, com foco no competitivo. Não acumulo peça golden que nunca usarei em torneio,  tem gente que não gosta disso, mas essa é minha forma de jogo, ir atrás apenas de peças para torneio, e vende-las quando rotacionarem ou estiverem próximo disso. Tenho poucas coleções pessoais, místicos da DC e algumas colossais basicamente. Então, se eu fosse colocar algum diferencial de mim e de algum outro jogador, seria talvez o foco, desde que comecei a jogar heroclix, meu foco sempre foi competição, nada contra jogador que gosta de fazer temáticos de 1000 pontos, eu também faço as vezes, porem não busco peças para isso.

Na sua visão qual é o caminho para tornar-se um grande jogador de Heroclix seja para o novato ou para o mais experiente?

Esforço, se manter atualizado com o que está saindo, não apenas peças, mas regras também, o jogo tem muitos rullings obscuros, muitas vezes sem sentido. Então se você quer ser um bom jogador,  não ache que isso vai cair do céu, você precisa ler, ir atras, buscar isso. Converse com outros jogadores, realize treinos, olhe reports de torneios, e principalmente cabeça erguida sempre, não importando o que aconteça, quão ruim estejam seus dados em um jogo, não desista.

Descreva como foi sua experiência no Nacional 2016?

    Excelente, o clima do nacional sempre é algo maravilhoso. Todo mundo amigo de todo mundo, um ambiente ótimo. Rever amigos é algo muito bom, fazer amigos novos, ver pessoas que você conhece apenas pela internet. Partidas excelentes, que só se nota em um nacional, é muito legal poder ver tantos times diferentes e fortes, evento cheio de Octopus, Lex Luthors, Quinjets, Shazam!, e tivemos até o Namor de cuecão mostrando o que pode fazer.


Pode descrever seu time de cada formato (Limited 300 pts, Modern 400 pts e Modern 300pts) e estratégia dos mesmos?

Vish, aqui vai longe, mas vamos lá. No Limited 300 eu usei:

170 TMNT031 Krang
65 WKD-010 Bat-Mite
40 AVAS020 Juston Seyfert
20 CWSOP105 Night Nurse
Total: 295
Mapas: Mount Olympus / WKO Office

Estratégia bem simples, caso eu ganhasse o mapa, iríamos 90% das vezes para o mapa de SMWW, onde a starting area vai até a linha 4. Krang fica colossal, chegando a speed 12, efeito do Juston, faria o Krang andar 12 e atirar para range 7, acertando assim a casa 23, após isso o Krang realiza seu charge, dando um total de 11 de dano se eu não escolher Super Strenght para utilizar o ultra heavy junto, caso sim o dano vai para 13. Após feito esse ataque do outro lado o mapa, movo o Bat-Mite que puxa seu ídolo (Krang) de volta para a starting area. No turno seguinte Night Nurse cura o dano que o Krang causou a si mesmo.

Modern 400:

107 JLTW039 Deadman
92 WKD-017 Resurrection Man
--35 UXM057P Proteus
60 UXM047 Mystique
60 UXM047 Mystique
40 JLTWR101 Pandora's Box
5 WFWFID-001 Superman
Total: 399

Sideline:
50 SMWW041AE Superman Blue
100 SMWW019BR Brutaal

Map: WKO Office

O famoso undying team, onde o objetivo simples é não deixar o oponente pontuar. Deadman só morre se estiver sozinho em campo, Resurrection Man também. Proteus da ao Ressurection Man +1 em tudo, deixando ele agressivo e podendo causar um grande dano. Mystique só pode sofrer Poison e Pulse Wave, então consegue se mover pelo mapa sem problemas. A pandora era fácil de encher visto que as peças não morriam, e o ID Superman 99% das vezes chamava o Brutaal, pois ninguém esperava um 12 de ataque pra 7 de dano com battle fury vindo do nada. O Superman Blue era para proteger de um Pulse Wave caso fosse possível.

Agora vamos a joia da coroa, o modern 300:

 AOUR100 Avengers Round Table (AOUAUID-104 Thor 5 / WFWFID-004 Green Arrow 5 / NFAOSNFID-007 S.H.I.E.L.D. Level 7 5 / WFWFID-007 Black Canary 5 / WFWFID-001 Superman 5 / WFWFID-101 Martian Manhunter 5) 35
AOU051BD Ultron-1 (Drone) 30
AOU051BD Ultron-1 (Drone) 30
AOU053BD Ultron-7 (Drone) 30
AOU053BD Ultron-7 (Drone) 30
AOU052BD Ultron (Future-Drone) 30
AOU052BD Ultron (Future-Drone) 30
SMWWG004P Solaris 25
SMWWG003P Brimstone 20
SMWWG003P Brimstone 20
SMWWG003P Brimstone 20
Total: 300
Robot Themed Team +10

Sideline:
AVAS063 King Thor 369
JLTW054 Martian Manhunter 300
AOU026 War Machine 200
SMWW041A Superman Blue 125
NFAOS056 Nick Fury 120
WKD16-001E Martian Manhunter 100
SMWW019BR Brutaal 100
WKD16-004 Green Arrow 85
WKD-021 Black Canary 77

Map: Arcade’s Arena / WKO Office

Pessoal falava mal das entidades, mas Drones são muito mais ridículos, ações que não contam para o turno, capacidade de chamar peças de 120 ou 125 pontos (ultron-7), o ultron-1 que fazia os ultrons voltarem para starting area quando morriam, o time é insano e principalmente intimidador. Em um ambiente brasileiro é comum pessoas não estarem acostumadas a ver\enfrentar esse tipo de time, tornando ele uma surpresa muito mais desagradável de se enfrentar.
Com temático +10 eu escolhia o mapa praticamente sempre, mesmo tirando falha critica se o time do oponente não fosse temático eu sempre ganharia o mapa. Então iríamos para Arcade’s Arena, o WKO Office era apenas contra Quinjet no 140 pontos. A Arcade’s Arena é o mapa mais aberto do atual meta, tornando muito ruim para fugir dos ultrons marchando pelo mapa enquanto chamam os ID Cards. O Ultron-7 conta como 125 pontos, fazendo assim, traits como da Koriandr não afetarem Nick Fury e disparos vindos de um Nick Fury adversário tambem não afetarem minhas peças, alem disso o fato dele ser giant size auxilia na mobilidade e na hora de atirar com ele. O Ultron (Future) possui improved movement characters, no click 2 tem poison penetrante e um efeito similar ao Mystics TA. E o Ultron-1, que fica um em cada canto do mapa, atras dos Brimstones porem não adjacentes para evitar Energy Explosion, é o que faz os ultrons reviverem. O time segue jogando ID cards até chegar no ultimo click da Round Table onde entra em campo o Marciano de TW no 300 pontos ou o King Thor 369 e encerra o jogo. Mas agora, uns detalhes sobre os ID Cards
A configuração normal que eu utilizava era, Slot 1: Marciano, Slot 2: Green Arrow, Slot 3: Level 7, Slot 4: Canario, Slot 5: Superman e Slot 6: Thor. Com as seguintes peças vinculadas a cada ID: TW 300 Martian Manhunter, 85 opkit Green Arrow, Nick Fury, opkit Black Canary, 100pts Brutaal, e 369 King Thor.
Porem caso eu estivesse enfrentando um time de mystique\Lex onde eu precisaria de Pulse Wave, a configuração era alterada para: Slot 1: Level 7, Slot 2: Canário, Slot 3: Green Arrow, Slot 4: Superman, Slot 5: Marciano, Slot 6: Thor. Com as seguintes peças: 200pts War Machine, opKit Black Canary, 85pts Opkit Green Arrow, 125pts Superman Blue, Opkit 100pts White Lantern Martian, e 300pts King Thor (click de RS+PW).
O time tinha acesso a 5 poisons penetrantes, muita retaliação, se mantia muito ofensivo no jogo e uma vez que atingisse o final da round table é praticamente impossível segurar as peças que apareciam em campo.
Semifinal Nacional 2016 
Final Nacional 2016
Seu time no Modern 300 pontos era "caro"? Como ele poderia ser parado, ou seja, consegue discernir peças e/ou estratégias capazes de neutralizar seu poderoso time?

    Considero sim um time caro, mas como falei anteriormente, meu foco é competição, então como muito raramente realizo gastos com peças não-meta e como faço o dinheiro do heroclix “girar”, não considero algo absurdo. Principalmente quando boa parte das peças para monta-lo não foram obtidas no Brasil, onde os preços tendem a ser mais elevados do que deveriam. O time que eu tenho um pior matchup é a combinação de RedSon Wonder Woman com Pandora’s Box, pois a alta defesa dela e a falta de PC do meu time podem ser um grande problema, onde ela fique o jogo inteiro sem levar um único ataque, e pare de bater antes da round table girar muito, atrasando assim a entrada do King Thor na mesa e ganhando por tempo.

Quais foram as partidas mais memoráveis na competição?

    Partida contra o Segadas no Modern 400 foi genial, ele com Shazam! e Klarions perseguindo as Mystiques, a única partida que perdi foi pro Pedro e foi jogão no limited 300. Ele com Octopus e Klarions!
 
Existe alguma frustração com o fato de que ao contrário de 2015 o torneio de 2016 não teve reconhecimento da Wizkids e não concedeu vaga ao mundial?

    Tirando esse fato, nenhuma.

Alguma mensagem para quem disputou o Nacional pela primeira vez esse ano?
   
Não desistir, seguir se atualizando no jogo e principalmente, dedicação, conhecimento de regra e peças fortes qualquer um obtém, porem coisas importantes como posicionamento (isso ganha 50% dos jogos) você consegue apenas com pratica e treino, conte as casas de ameaça do seu oponente, até onde ele consegue te atingir, até onde você pode ir e se manter seguro, ou caso esteja esperando apanhar para jogar no contra ataque, conte quanto dano você pode levar e de que forma!
Alguma mensagem para quem tem bastante experiência em nacionais Heroclix e deseja impedir seu tricampeonato em 2017?

Continuem jogando e nos vemos em 2017! Feliz natal e boas festas a todos!

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