terça-feira, 21 de junho de 2016

Raridade, qualidade, utilidade e investimento no Heroclix

 Existe no Heroclix, como em todo jogo colecionável, uma gradação da raridade das peças, no caso do nosso querido hobby a divisão é em comuns, incomuns, super raras, chases e ultra chases. Ainda existem peças de convenção, open kits e limited editions. Cada raridade apresenta uma coloração na base da peça no local onde fica impresso o símbolo da coleção, as comuns apresentam símbolo de coleção com a cor branca, incomuns usam a cor verde e raras prata, por exemplo.

 Comum
Incomum
Raro
Super Raro
Chase
Ultra Chase

Em TCG (Trading Card Game) como Magic the Gathering, Yu-Gi-Oh! e Pokémon o volume de cartas impressas por coleção e as que são aproveitadas no jogo é muito baixo, poucas são realmente usadas. No caso do Heroclix existe mais possibilidade de utilização das peças da coleção, claro que existem peças realmente inúteis, mas a cada coleção temas são abordados e permitem a construção de diversos times para for fun, fora as peças que ganham lugar no metagame competitivo.Observe alguns exemplos de temas/timeskeywords na coleção X-Men - Days of Future Past:


Sentinel
X-Men
Brotherhood of Mutants
Freedom Force
Scientist
Future
Days of Future Past



 
 Creio que as primeiras perguntas que devem ser feitas para a avaliação da qualidade e utilidade de uma peça no Heroclix são:
*Ela serve para o metagame competitivo?
*Vai ser legal para minhas partidas for fun?
*Representa bem o personagem?
*Ela tem um $preço$ que compensa?
*Posso esperar para pegar depois ou a oferta é imperdível pelo preço e/ou dificuldade de obtenção?

 Lógico que para o colecionador todas essas perguntas são desnecessárias, uma vez que existe a pré disposição para a obtenção de toda série, mas as perguntas acima, e consequentes reflexões, geram a possibilidade de um $investimento$ bem feito para o restante dos consumidores de Heroclix, seja visando o for fun, seja o competitivo ou ambos.

Você pode dedicar seu $gasto$ somente em peças para o metagame competitivo, peças que parecem ser o "melhor" da coleção ou ao menos foram as eleitas pelos jogadores como "melhores", nada impede que a criatividade do jogador estabeleça outras peças como aptas ao competitivo, acomodar-se à repetir peças que aparecem em times vencedores não é garantia automática de vitória, existem outros fatores no Heroclix como skill (habilidade), mapa, movimentação e sorte. Você pode focar no for fun, assim os temas de cada coleção são relevantes para montagem de times e $investimento$, ter seu "exército" de X-Men e de Sentinels preparados para enfrentar as ameaças de seu adversário pode ser tão diveretido e compensador como jogar bem um torneio. Claro que existe a possibilidade de um meio termo entre investir no competitivo e no for fun, o que vai ser decisivo na sua escolha é a maneira que mais lhe agrada aproveitar o jogo (torneios e/ou for funs) e sua possibilidade de $investimento$.

 A partir de tudo que falei a peça que não se encaixa no competitivo e muito menos no for fun pode ser considerada, por você ou pelo conjunto de jogadores, inútil. Tenha sempre em mente que o valor de um hobby, como é o caso do Heroclix, é seu fator de diversão/entretenimento, sem isso ele não cumpre seu papel, tornando-se prática sem sentido algum. Já tive um time péssimo de jogo, comparando com times do metagame competitivo, focado na keyword Savage Land, volta e meia colocava na mesa e apanhei muito mais do que bati, mas nem por isso minha diversão foi menor, queria colocar no mapa aquela galera e me divertir até mesmo com sua "ruindade", tive essa equipe até enjoar/perder a graça quando foi o momento que adotei para vendê-los para fazer a alegria de outro jogador e acumular $capital$ para novos gastos com o jogo.

Temático Savage Land

041 Ka-Zar 55 pts
032 Shanna 45 pts
029 Sauron 98 pts
029 Sauron 98 pts

Total: 296 pts 


 Mais uma vez espero ter contribuído com o amadurecimento do Heroclix nacional e com sugestões para vocês leitores. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário