quarta-feira, 20 de abril de 2016

Jogando Contra as Chances!

 Um texto que sem duvidas acho que foi um dos melhores textos que já li sobre o jogo, escrito pelo Easton Brock, estou traduzindo ele pois acredito que todo jogador deveria ler e tentar aprender algo com as palavras dele.



1. Não surte


    O velho ditado, "não está acabado até que esteja terminado" é realmente apropriado para clix. A capacidade de tomar um ataque e manter a luta é tão crucial para Heroclix. Muitas vezes eu vejo os jogadores levam enorme ataque ou um alpha strike e simplesmente desistem. Você pode ver isso em seus olhos que eles estão acabados, prestes a entregar tudo. Quando eu era jovem, eu costumava ser assim. Qualquer momento que uma das minhas grandes figuras fosse atingida de forma mais dura ou eu começasse a perder, minha cabeça caia como uma pedra e eu estava feito. Eu estava me machucando por entrar em uma mentalidade onde eu não podia ganhar. Minha mente estava me impedindo; Eu queria terminar o jogo o mais rápido possível simplesmente acabar com isso. Eu não estava à procura de uma jogada inteligente para balançar as probabilidades um pouco, ou mesmo obter alguns pontos antes de ir para baixo. Mas a capacidade de olhar a adversidade no rosto e superá-lo é algo que eu aprendi quando fiquei mais velho. Eu sou um jogador completamente diferente agora. Vou lutar até o último minuto e não há uma coisa que pode me derrubar meu jogo.
   A coisa sobre bater as probabilidades é que você não deve tomar qualquer experiência como algo que sempre vá se repetir. Você tem que lembrar que este é um jogo de DADOS orientado! Com isso em jogo, há sempre uma chance. Tenho visto milagres realizados neste jogo ao mais alto dos níveis de... Necessidade de rolar um 12 com um Despotellis para dar KO em um personagem jogando-o para fora do lado de um edifício? Tente! as coisas mais loucas podem acontecer meu amigo. Você apenas tem que ter um pouco de crença de que é possível. Às vezes, tudo que é necessário é uma coisa para ir certo para mudar todo o curso de um jogo.



2. Não se preocupe com o cara do outro lado da mesa


    Eu também vi muitas vezes jogadores de grande nome intimidar jogadores mais recentes. Quando eles se veem contra este tipo de jogadores, eles ficam incrivelmente nervosos e tendem a cometer erros e desmoronar sob a pressão. Quando em um torneio, você tem que andar com a crença de que você pode e vai vencer qualquer um na habilidade. O fato é que, quando isso ocorre você vai estar jogando contra você mesmo, e não contra o seu oponente. Você deve jogar isso de lado. Confie em mim, eu entendo, a primeira vez que eu joguei Patrick Yapjoco, eu estava suando. Mas eu tive que deixar isso de lado e se concentrar na tarefa em mãos. Detalhe que eu perdi esse jogo, mas eu fui pra cima e dei tudo de mim. Você só pode ser responsável por seus próprios movimentos, certifique-se que você está incidindo sobre eles e não o seu adversário.



3. Times podem ser counterados, você não!


    Outra coisa que eu ouvi, muitas vezes, e eu já fiz isso também: você se sentar em sua cadeira e olhar para o time adversário. No momento em que você vê isso que você pensa imediatamente, "Não há nenhuma maneira que eu posso vencer esta equipe." Esta é a coisa mais falsa que você pode dizer a si mesmo. Em primeiro lugar, uma coisa é a folha com o time na ficha, mas quando chegar ao mapa é um mundo totalmente diferente. Em segundo lugar, dado ruim acontece com todo mundo, e assim também dados milagrosos. Você não pode fazer nada sobre isso, mas o fato de que os dados estão neste jogo e isso significa tudo pode acontecer. Basta lembrar que não importa o que a equipe esteja contra a sua, há sempre uma maneira de vencer. Você pode ter que adotar uma estratégia totalmente diferente de usar sua equipe, de forma q você nunca usou antes. Você apenas tem que se tornar criativo e descobrir como derrotar o seu adversário.



4. Dado


    Cada pessoa na história do Heroclix teve um jogo de dados ruim em algum ponto. É algo que você não pode controlar. Você tem que entender que esta parte está fora de controle, e você tem que manter perseverante e fazer ataques com a maior chance de acerto possivel. Com toda a manipulação dos dados no metagame atual (isto é Myxzpltk e Faust), atingindo um ataque pode parecer quase impossível. Em cima disso, Nighthawk Prime está aqui dizendo que você não pode levantar os valores de combate? É bruto e muito frustrante, mas nada é impossível. A chave para vencer estas probabilidades é não perder a calma e ter certeza que você está tomando medidas para se aproximar de sua melhor chance. Mas lembre que até o melhor tiro pode errar! Se você acertar isso é ótimo, se não você deve estar em uma posição defensável.



5. Nunca pare, Nunca Desista!


    As minhas desculpas se eu soar como um disco quebrado, mas... Jogue até que seu último clique seja nocauteado! Neste jogo, é importante entender que ninguém é perfeito, todo mundo pode cometer erros. O que separa os bons jogadores dos grandes jogadores é como se responde depois de cometer um erro. Um grande jogador não pode fazer muitos erros, mas quando o fazem você deve aproveitar com unhas e dentes aquela chance para ganhar o jogo. Uma vez que eles se sentarem para jogar, eles estão na zona de conforto deles. Estes jogadores aprenderam a sintonizar quaisquer distrações ou preocupações e deixa-las apenas fora do jogo, para poder jogar com o melhor de sua capacidade. Mais uma vez, para a maioria das pessoas, isso vem com a experiência, mas eu estou escrevendo isso para ajudar vocês percebem a importância de não ficar para baixo em si mesmo e nunca desistir, e superar a adversidade.



6. O Relógio Mental


   Cada jogador deve ter um relógio mental, constantemente batendo em sua cabeça desde o momento em que jogo começar. Este relógio vai afetar as decisões que você faz no jogo. A razão que eu trago isso, é que você tem que saber o que você tem que fazer se você quiser fazer um retorno em qualquer jogo. Você tem que subir metodicamente o seu caminho de volta na quantidade de tempo que resta no jogo. Este é o lugar onde o relógio entra. Gerir bem o seu tempo em um jogo pode realmente fazer a diferença. Quando você está para baixo e tempo está se esgotando, você precisa fazer movimentos rápidos e precisos, a fim de obter algum ímpeto. Uma vez que algumas coisas começam a ir à sua maneira seus movimentos vão ficar ainda mais fluente e você pode retomar o controle do jogo logo antes que a última ação seja chamada.

4 comentários: