terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Matemática do Heroclix e Cost

 Uma das primeiras coisas que vieram à minha mente quando comecei a jogar Heroclix foi quando é uma boa arriscar os 2D6 no ataque ou é uma insensatez devido à baixa probabilidade de acerto e outra questão foi como avaliar a pontuação da peça para saber se ela é “Low Cost” ou “High Cost”.
 A avaliação das possibilidades matemáticas de acerto e até mesmo erro podem ser conhecidas por meio da disciplina Matemática da Estatística, no quadro abaixo um resumo das probabilidades que nos deparamos no jogo.




 Para sua montagem de time e jogadas, além da estratégia, a Matemática é fundamental. Não fique preocupado com uma possível má sorte, o jogo tem recursos que colaboram para o sucesso nos rolamentos de dados, como nos casos das habilidades Perplex (ao alterarem valores alteram as probabilidades) e Probability Control (fornecem nova chance de rolagem de dados), tanto que muitos times competitivos apresentam o uso direto desses poderes ou indireto como no acréscimo de stats via Resoruces, como por exemplo o Book of Skull que fornece +2 no ataque aumentando a probabilidade de ataque bem sucedido. 



 Com relação a peça ser “Low Cost” ou “High Cost” entra em um campo tanto subjetivo como objetivo, muitas peças Golden Age hoje são “High Cost”, pois no metagame atual os status (ataque, defesa e dano) mudaram drasticamente e tornaram peças desnecessariamente caras. Veja o exemplo abaixo:



 Existem críticas de que a Wizkids (empresa responsável pelo jogo) muitas vezes cria peças desbalanceadas, tanto que volta e meia existem “Watch Lists” que modificam algumas peças, para pior, que popularmente chamamos de “nerf” ou “nerfada”. A desproporção, o “Low Cost”, não é restrito aos valores do Stats, pode abranger também “Traits” e algum ítem ou outras peças que agregados à peça a tornam uma fonte de desequilíbrio do metagame. Vejam os exemplos abaixo:




 O Beyonder é cósmico e custa muito mais do que o famoso inimigo do Superman, o Bizarro custa no máximo 300 pontos e tem a maioria dos seus Stats inferiores aos do Beyonder. Qual peça é melhor/mais forte? O Bizarro.  A mecânica das suas tokens tornou a peça superior à uma cósmica de maior pontuação, tanto que a peça receberá uma errata. Assim o Bizarro é uma peça “Low Cost” e tremendamente desbalanceada, falha clara no desenvolvimento do jogo.

 Grato por ter lido o presente artigo, esperamos ter contribuído com sua evolução no jogo, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário