sexta-feira, 24 de abril de 2020

Poder de A a Z: WWE ("novos" poderes)

 Ano passado foi lançada coleção com lutadores do WWE com novos poderes e agora estamos aqui comentando sobre eles. Aqui no Brasil, assim como nos EUA, dividem opiniões com jogadores variando do suspiro até à aversão total.
 Nessa coleção novos poderes são apresentados ao Heroclix sendo, até o momento, exclusivos de personagens WWE. Não apresentam novas cores e sim substituem alguns poderes das mesmas cores do PAC "tradicional".

 A WizKids até mesmo lançou um PAC WWE que você pode baixar no link abaixo:


 As peças de WWE possuem poderes novos, da mesma cor que um "antigo", e poderes iguais aos demais Heroclix. Como diferenciar? Como não confundir na hora do jogo? 
 A resposta é simples, na carta note que na representação do dial tem poderes/cores em quadrado e em circulo. Circulo são poderes do WWE e quadrado poderes "antigos". Também na descrição dos poderes aparece ao final o nome do poder e uma borda colorida no ícone. As imagens abaixo ajudarão o entendimento:
 
  Agora a descrição de cada poder novo (exclusivo WWE):

***Velocidade***
 POWER ACTION/AÇÃO DE PODER ganhe ignorar hindering (borda verde no mapa) e personagens, ande até 3 quadrados e faça um ataque corpo a corpo modificando o valor de ataque em +1. Caso o personagem inicie o movimento adjacente a duas ou mais ropes/cordas também modifique o dano em +1. OBS: Para facilitar prefiro imaginar essas duas ou mais ropes como um corner.

 Flying Leap (golpe aéreo) é o movimento que o lutador faz usando as cordas do ring para dar um impulso e com poucos passos dar um golpe no adversário ou mesmo ficar em cima das cordas/corner e dar um impulso para um salto. O vídeo abaixo ajudará a compreender o golpe:
 
 O poder diz ropes/corda, tem um kit lançado no jogo que vem com um ring de WWE daí o termo cordas. Pode-se usar um ring de WWE como terreno especial. 

 Observe abaixo as referências para definir se o personagem está adjacente a um ou mais ropes/cordas, creio que imaginar um corner ajuda, para que o personagem possa ou não receber +1 no dano.
 +1 no dano
Sem o benefício de +1 no dano
 Nem todo mapa é ocupado pelo Ring WWE, o que tornaria esse poder, Flying Leap, muitíssimo restrito, porém a habilidade "bounce (pulo)" permite que sejam tratados terrenos hindering (borda verde no mapa) e blocking (impresso no mapa) como ropes/cordas.
 
 +1 no dano

 Slingshot (estilingue) permite que você tenha "KNOCKBACK (empurrão)", porém pode-se escolher a direção do empurrão e sendo possível empurrar personagens com Charge e/ou Combat Reflexes que normalmente tem imunidade contra knockback/empurrão. Note que personagens multi-base e de tamanho maior continuam imunes os knockback/empurrão. Além disso se pode dar FREE ACTION/AÇÃO LIVRE e dar um Close Attack (ataque corpo a corpo) em um personagem adjacente que foi empurrado por esse personagem nesse turno. 

 Como você vai empurrar o adversário e ele ainda fica adjacente a você? Salvo o caso de já estar o oponente já bem perto o Ring WWE permite esse "bate e volta", faz um empurrão em direção às cordas o adversário retorna e fica adjacente dando a ideia do Slingshot/estilingue. 

"Ropes exist along the edge of the Ring. (When you knock a character back into the Ropes, you may choose that their knock back path continues in the opposite direction back along that same path)"

 Também a habilidade "bounce (pulo)" permite que sejam tratados terrenos hindering (borda verde no mapa) e blocking (impresso no mapa) como ropes/cordas fazendo o oponente retornar à sua adjacência já que você pode escolher a direção do empurrão.  
 
Vídeo para ilustrar golpe que empurra adversário e o coloca novamente adjacente
 POWER ACTION/AÇÃO DE PODER ganhe ignorar personagens para movimento e mova-se até 3 quadrados, faça um ataque corpo a corpo e depois mova-se até 2 quadrados.

 Ignora hindering/verde para movimento e breakaway/fuga +2. Também é possível dar FREE/LIVRE e mova 1 quadrado.

***Ataque***

 Reversal (reverter/contra-ataque) adversários adjacentes tem breakaway/fuga -2. FREE/LIVRE se esse personagem não fez ações ou somente MOVE ACTIONS/AÇÃO DE MOVIMENTO, faça um ataque corpo a corpo contra um adversário que errou um ataque contra esse personagem ou falhou em fugir deste personagem no último turno. 

 Slam é um golpe onde o adversário é arremessado no chão bruscamente. CLOSE/COMBATE CORPO A CORPO faça um ataque corpo a corpo. O adversário atingido recebe um marcador de ação ou coloque o personagem atingido adjacente a este personagem. Comba com Charge/Carga permitindo um interessante controle de posicionamento.


 Stun (atordoar) quando esse personagem atinge/acerta com ataque 1 ou + personagens, um personagem atingido modifica seu ataque e dano em -1. Combinado com outros poderes é um opção interessante.
 

 Submission Hold (imobilização), FREE/LIVRE caso esse personagem não tenha se movido ou colocado em qualquer posição, como no caso do poder Telekinesis, dê um de dano ao adversário adjacente. Ambos personagens ganham "Immobile  (imóvel)" até seu próximo turno. 
 “Immobile” is a new HeroClix keyword which means “it can’t be moved or placed”   

 As peças WWE tem novas habilidades e uma TA:

 Bounce (pulo/salto/quicar)  permite que terrenos terrenos hindering (borda verde no mapa) e blocking (impresso no mapa) como ropes/cordas/corner.

 Cada personagem WWE tem nos 3 últimos cliques uma numeração azul e todos eles podem fazer "Signature Moves (golpes característicos)" que aparecem na forma de trait. Abaixo referências para facilitar sua compreensão:


Batista Bomb
 Tombstone Piledriver
 
 Hip Attack
 Pin (contagem), FREE/LIVRE. Quando você acerta um oponente com um "Signature Move" e o adversário fica em um clique azul (os três últimos) você pode abrir contagem para a vitória (KO). Role FREE/LIVRE 1 D6 e seu oponente fará o mesmo, caso seja seu resultado seja maior dê 1 de dano penetrante no adversário e repita o processo (no máximo três vezes), mas caso o oponente tire um "6" ele sai da contagem e cura 1 clique.  
"Um pinfall, pin ou fall (o primeiro termo é o mais utilizado na luta profissional) é uma das várias formas da luta profissional de conseguir-se a vitória. Para conseguir-se o pin, o wrestler deve colocar os ombros do adversário no chão durante um determinado período, que geralmente é de três segundos, contagem realizada pelo árbitro. Na luta profissional, essa é a forma mais comum de conseguir-se a vitória. Outra forma de conseguir a vitória são algumas táticas de submission"
Wikipedia
 
A TA (team abilitie) WWE fornece ao personagem Bounce (pulo/salto/quicar), Pin (contagem), WWE Rules, Grand Entrance e é incopiável.
 WWE Rules esse personagem não pode ser alvo de ataques a distância e Outwit (anular poder) no clique #1, em algum clique azul (os três últimos) ou se a peça já foi alvo de um ataque a distância nesse turno. Protegido PULSE WAVE, ou seja, esse poder não ignora WWE Rules.

 Grand Entrance (Grande Entrada), durante seu primeiro turno, caso esse personagem esteja na "starting area" (área inicial/borda roxa) ele ganha FREE/LIVRE: Move/Ande.
 

2 comentários:

  1. caramba tava precisando msm de um artigo desses... vou ler umas 100 vezes ate decorar

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    1. Obrigado, a ideia é ajudar o povo. Já que é para estudar recomendo dar uma olhadinha em:

      003 Triple H
      010 "Macho Man" Randy Savage
      013 Undertaker
      017 Eddie Guerrero
      109 Finn Bálor
      WWE Ring

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