sábado, 2 de julho de 2016

Batalha de times comuns + Reflexões sobre $investimento$

 Cada coleção apresenta temas/keywords que possibilitam a composição de times temáticos com significativa facilidade. Esse artigo busca apresentar times interessantes com peças comuns e consequentemente baixo $gasto$. Fica como exercício de imaginação, team builder e sugestão de regra de torneio para as diversas organizações nacionais de Heroclix.

 
009a Spaceknight 75 pts
009a Spaceknight 75 pts
009a Spaceknight 75 pts
009a Spaceknight 75 pts

Total: 300 pts

009a Spaceknight 75 pts
009a Spaceknight 75 pts
009b Ikon 150 pts

Total: 300 pts
010b Dire Wraith Queen 135 pts
010a Dire Wraith 55 pts
010a Dire Wraith 55 pts
010a Dire Wraith 55 pts

Total: 300 pts
005 Scarlet Spider 60 pts
005 Scarlet Spider 60 pts
005 Scarlet Spider 60 pts
005 Scarlet Spider 60 pts
005 Scarlet Spider 60 pts

Total: 300 pts
006 Hazmat 86 pts
007 Mettle 88 pts
009 Turbo 50 pts
012 Machine Teen 75 pts

Total: 299 pts

008 Hulk 300 pts

Total: 300 pts
014b Brother Royal 70 pts
014b Brother Royal 70 pts
014a Badoon 40 pts
014a Badoon 40 pts
014a Badoon 40 pts
014a Badoon 40 pts

Total: 300 pts
001r Superman 150 pts
ATA Kryptonian 2 pts
010r Supergirl 100 pts
ATA Kryptonian 2 pts
002 Kryptonian Scientist 36 pts
ATA Kryptonian 2 pts

Total: 292 pts
008 Phantom Girl 72 pts
008 Phantom Girl 72 pts
008 Phantom Girl 72 pts
201 Cosmic Boy 70 pts

Total: 286 pts

 Não utilizei nesse exercício criativo apresentado no presente artigo nenhuma peça de fast forces/starter, apesar de comuns, pois já são elaborados para serem "fast" (rápido) "forces" (força/time/conjunto) colaborando em promover seu "starter" (início/partida/começo) no Heroclix. Com um gasto entre R$100,00 e R$140,00 o player consegue um time pronto com significativa facilidade, o ruim é o preço do dólar que elevou o preço desse material que já não era "barato" aqui no Brasil. Peças comuns de evento, como Fear Itself e Avengers vs X-Men por exemplo, também foram excluídas da galeria de times de peças comuns pelo fato de serem peças mais difíceis de achar que as comuns de coleções regulares e terem a possibilidade de $custo$ mais elevado que as comuns ordinárias. As peças primes (borda verde) mesmo que comuns foram excluídas pelo evidente $valor$ maior em comparação com outras peças comuns. Assim um evento com times exclusivamente compostos por peças comuns, sem nenhum outro elemento do jogo presente como ID Cards ou Resources, por exemplo, tem a exclusão de starter/fast force, primes e comuns de evento.
 Toda essa proposta de formato para evento Heroclix se aproxima do formato "pauper" presente no TCG (Trading Card Game) Magic the Gathering


 Existe uma sombra no Heroclix que é o "pay to win"(pague para vencer), ou seja, é necessário grande investimento para acompanhar o metagame competitivo sendo condição fundamental e inexorável para a vitória. Existem defensores da sua existência no Heroclix e defensores da sua inexistência. Acredito que o investimento não é a única condição de vitória no jogo, existe o skill (habilidade), sorte, team builder e posicionamento. Já testemunhei times caros perdendo em eventos e times baratos detonando. Como somos uma comunidade de players diminuta em comparação com os TCGs, por exemplo, e ainda carecemos de um real suporte oficial e padecemos com valores de importação e dólar, esse conjunto pode assustar o ingresso de novos jogadores imaginando a necessidade de vultuosas $quantias$ para o Heroclix. Cabe aos organizadores de evento brasileiros alternativas de regra tanto para ser inclusivo economicamente como abrir espaço para o metagame competitivo propriamente dito, temos uma dupla responsabilidade uma é atrair novos jogadores e outra é treinar/capacitar jogadores para os grandes eventos nacionais como o ROC (acreditando que o de 2016 foi o primeiro de muitos) e o nacional oficializado e até torneios internacionais a destacar o torneio mundial. A ascensão do Tiago Pinto da Luz no cenário do Heroclix não pode ser um surto e sim uma tendência de crescimento do jogo no Brasil e para isso será necessário esforço das organizações/ligas e jogadores.

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