sábado, 9 de julho de 2016

Entrevista com Tiago Pinto da Luz brasileiro no mundial Heroclix 2016

 
Pela primeira vez o nacional de Heroclix foi oficializado, ou seja reconhecido pela Wizkids, na edição de 2015 no Rio de Janeiro e o campeão foi Tiago Pinto da Luz que com isso garantiu uma vaga para o mundial de 2016 e o direito de criar uma nova ATA (Additional Team Ability) para o jogo.

Qual foi sua colocação no mundial 2016?
Participei de dois torneios, o Nacional Americano eu fiquei em 9°. E no mundial eu fiquei em 10°.

Quantos eram os participantes?

No nacional americano tivemos 624 jogadores. E no mundial tivemos 78 classificados, mas apareceram para jogar algo em torno de 60.

Descreva sua experiência no mundial.
Maravilhosa, conhecer esse pessoal que conhecia apenas via internet foi muito divertido, a comunidade é muito divertida, todo mundo se ajuda lá. Por exemplo o Team Pusheen, time do Kennie Pena, Kenji e outros que todo dia iam nos buscar no hotel e nos deixar na volta do evento.


Qual foi seu time e estratégia?
 170 GOTG062 Super Skrull
25 SMWW055P Eclipso
50 AOU203E Goliath
15 SMWWG001P The Atom
20 SMWWG003P Brimstone
12 JLTWR101 Pandora's Box
4 JLTWR101F Wrath
4 JLTWR101E Lust
300 pts
Sideline:
Todos os Morph do Hank Pym.

Estratégia era simples, Super Skrull com Eclipso e Wrath Relic é um monstro de forte. Hank Pym e suas formigas eram ótimas para posicionamento e criar bônus como Empower para o Super Skrull e também não deixar eu ficar atrás na quantidade de ações. Como Super Skrull precisa de diversos ataques para ser derrubado, isso cria diversos momentos para utilizar a Retaliation das colossais. Colocava o Wrath no Super Skrull dando Willpower, Sidestep, Combat Reflexes e ignorar Shape Change de oposing adjacente, o que era muito bom, pois a combinação de Stealth+Combat Reflexes ajuda muito. O Lust Relic eu colocava no Brimstone, pois assim meu time todo teria Sidestep, e ele pularia com Combat Reflexes e Plasticity. A Pandora’s Box no Path of the Hunter dava Runing Shoot ou Probability Control pro Super Skrull e pro Brimstone.


Quais foram os melhores times e estratégias do mundial?
Vi tantos times bons lá. Diversas estratégias geniais que quero muito por em prática no Brasil, desde times temáticos +10 Robot infestado de Ultrons e colossais, Quinjets, Krangs, Felix Faust. Mas o que mais apareceu lá foi sem duvidas a Zombies e os Super Skrulls, das 6 partidas que fiz enfrentei 2 Zombies e 1 Super Skrull. O Ted, um dos amigos do Teen Pusheen enfrentou 3 Zombies em sequencia...Tambem tinha o Time do Paris Gordon que em um único turno atirava com 2 Nick e com o Magneto de 50pts de UXM, todos atirando na casa 20 do mapa praticamente.



Descreva uma ou mais partidas e/ou jogadas marcantes.

Minha primeira partida no mundial, contra Luke Grace, que acabou entrando no top 8 por sinal. Ele estava com um time muito similar ao meu. Super Skrull com Eclipso, Atom de retaliação, porem utilizava Nighthawk prime no lugar da Pandora e do Hank Pym. Ficamos alguns turnos apenas analisando o outro e posicionando, mas nisso eu colocava os pecados e ia produzindo formigas, para forçar ele a por tokens nas peças dele para ter que matar as formigas. Estávamos no mapa do Technodrome (minha escolha) então eu tinha bastante espaço para esconder minhas peças, até que em um turno que eu estava com o Hank Pym na mesa, o de TK, eu utilizei o Brimstone, que com Empower do Atom tinha 3 de dano para quebrar uma parede, sidestep com Super Skrull e Sidestep com Hank Pym, feito isso dei TK no Super Skrull acertando um Pulse Wave em cheio no Super Skrull dele. Feito isso aos poucos o time dele foi ruindo, o Nighthawk dele morreu tomando 3 danos de poison em um único turno.

Quais as diferenças entre os jogadores de Heroclix nos EUA e Brasil?

Acho que primeiro seria o acesso às peças, e a quantidade de torneios, eles tem muitos torneios lá o que facilita o teste de diversos times fortes e inesperados. A impressão que da que eles são muito mais dedicados ao jogo, tinham muitas pessoas lá que pegaram 9 horas de estrada, ou mais, para ir jogar o torneio.


Quais peças e elementos do jogo prevaleceram no mundial?

Isso e eu já respondi, mas em geral Zombies Team Bases, Super Skrulls, Quinjets. Os times de Krang são muito fortes e creio que vão jogar muito mais agora pós-rotação, pois o pior match para o Krang é justamente a Base Zumbi.


Além de você quais são, na sua opinião, os principais jogadores brasileiros?

Como não conheço todos os jogadores do Brasil, e nem joguei em todos os lugares do Brasil é bem complicado responder isso.

Apesar das limitações brasileiras, como falta de um efetivo representante nacional e taxas, o que a comunidade local de jogadores pode fazer para o crescimento do Heroclix no Brasil?

Mais torneios, atrair mais jogadores, não criar apenas torneios com foco em premiação, realizar torneios para movimentar o publico, nem que seja torneios com inscrição de R$2,00 apenas para dar botons para o campeão, mas que a ideia do torneio seja divulgar o jogo. Quanto mais torneios forem realizados, e mais torneios forem divulgados, melhor será para a comunidade. Lembrem-se tem muita gente por ai que nem sabe que o jogo existe.


Inicialmente seu plano era fazer uma ATA (Additional Team Ability) Mystical. O que ocorreu?

Quando eu fiz a ATA Mystical estávamos em SMWW, e a ATA foi aprovada, porem com o lançamento de Worlds Finests a Wizkids me mandou email avisando que a ATA não poderia mais ser feita devido as peças Black Cat e KC Spectre, que ficariam extremamente abusivas com a ATA em questão.

Qual seria seu texto?
Peças Mystical com a ATA poderiam usar um efeito similar a TA Sindicado do Crime, peças Mystical que já possuíssem Probability Control, poderiam utiliza-lo para dar Reroll em Shape Change, Super Senses e Impervious do oponente.


Descreva sua ATA (Additional Team Ability) e compartilhe seu pensamento ao ter acrescido ao jogo algo feito por você.

No começo do turno, se dois Legion of Doom usando a ATA estiverem adjacentes você pode dar -2 em um valor, que não seja dano, no de menor ponto. E aumentar o mesmo valor em +2 no de maior ponto. A ideia é utiliza-la com a Brainiac Skull Ship. É uma sensação maravilhosa, saber que fiz algo para um grupo que eu adoro em um jogo que eu adoro!



Quais são seus planos/projetos no Heroclix a partir de agora?

Seguir jogando, como sempre fiz. De cabeça erguida e dando meu melhor sempre.


Gostaria de agradecer à alguém pela ajuda em sua trajetória até o mundial? Quem?

Sem duvidas a Samanta, que viajou comigo nessa loucura que foi o mundial e sempre me apoiou no jogo e joga comigo.

Deixe uma mensagem para nossos leitores.

Continuem jogando, o jogo só é o que ele é por causa da comunidade maravilhosa que temos. Vocês que fazem o jogo ser o que ele é. Então por mais adversas que sejam as situações, unir a galera para jogar um heroclix e falar bobagem é bom demais. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário