domingo, 31 de julho de 2016

Jogador de Heroclix - Você não é um Pokemon, mas se você se esforça, você evolui.

Faz alguns dias que houve um questionamento entre alguns jogadores, da falta de equilíbrio no Heroclix.
Não das peças em si, mas de jogadores que possuem as peças A, B, X e jogadores que não possuem tais peças.

Houve o pedido que se banissem entidades de um torneio específico (a regra já estava fixa na comunidade e nada impedia o uso delas), simplesmente porque alguns jogadores não tinham essas peças.


Minha resposta foi:

"Não existe um equilíbrio no Heroclix
As peças são sortidas, as melhores vem em quantidade menor e tendem a sumir do mercado porque são as melhores.

Assim como qualquer jogo competitivo, sempre há um desnível entre o deck/time/personagem, do Jogador A com o jogador B.

A habilidade no jogo e o fator sorte/azar nos dados são dois fatores que alteram esse desequilíbrio.
Outro fator é dedicação ao jogo em si.
Treinar quando der (for fun é um bom treino, sim), ficar atento ao ruling das peças que você vai usar ou das mais meta do momento.

O último fator?
Sacrifício.
Eu tenho um Nick Fury "bolas do mal".
Paguei 120,00 pratas nele assim que vi o anúncio.

Eu tirei um Black Hand em booster, o booster me custou 100,00 pratas.
Corri MUITO atrás de um ID Card SHIELD Lvl 7, muito MESMO.

Quando vi o anúncio do King Thor, falei pro meu trafican.....vendedor: "Eu quero, não me importa quanto será a chase, te vira e arruma o meu.
Paguei 300,00 pratas (divididas em 3x), mas nunca perdi uma partida com ele.

Sou rico? Huahuahuahuahuahuahuahuahaua!!
Não.
Tenho quem pague as minhas contas? Não, pago todas sozinho.
Não tenho pai, mãe, irmão, avó ou tia.
É TUDO nas minhas costas.
Ganho bem? LOL Acabei de pegar um trabalho temporário pras olimpáadas, por 2 meses, fora isso está foda arrumar trampo.

Então se eu compro alguma peça mais cara, é porque vou deixar de comprar algumas outras coisas pra mim.
É um cinema que eu não vou ou uma roupa que deixei pra lá.
Se perco meu tempo online, vendo as comunidades, perguntando pros vendedores, tentando descolar o que preciso, é porque sacrifico meu tempo nisso.
Se jogo em todos os lugares que posso (amo jogar e é sempre melhor com os amigos), mas mesmo assim, tem dias que acordo cansado ou até doente, mas vou pro torneio assim mesmo.
É um sacrifício com 2 objetivos; ver meus amigos e melhorar minha capacidade de jogo.
Porquê é no torneio, indo contra os melhores, que vou realmente ganhar aquele +100 de xp pra subir de lvl.

É jogando/apanhando que se aprende.
É vendo aquela peça fazer estrago que você entende porque ela vale aquilo e porque talvez seja melhor deixar de comprar 8 ou 9 peças bonitinhas, para pegar uma que faça um estrago.

Esse é o sacrifício para se avançar.
Sem investimento, você fica limitado pela utilidade das suas peças.
Sem treino, você fica limitado as mesmas estratégias de sempre.
Sem amizade, você não tem o estímulo pra jogar de novo, mesmo quando perde; porque perder um jogo para um amigo não é um problema.
Sem alguma perda pessoal (seja grana/tempo) você., não vai avançar em quase nada na vida."



Fazendo um follow-up (a pedidos), aqui vai:

Se você está querendo só jogar Heroclix pelo For Fun, não há nada de errado nisso.
Eu jogo For Fun toda a semana, me divirto horrores, vejo meus amigos, brinco com times temáticos; em suma, me divirto pacas.

Agora no dia de torneio, é “sangue no olho”.
A gente pega as peças mais safadas, comba com aquele recurso pra somar o Warp Drive da Enterprise com a espada mágica do Conan, tudo no intuito de ampliar a força do time.
Separa os ID´s mais malignos, pega pelo menos uma entidade pra fortalecer a peça principal e aí vai.

Pros novatos, eu recomendo (foi exatamente o que eu fiz quando comecei):
Vá a todos os torneios (os free to play, para não ser oneroso) que você puder.
Veja os combos da turma mais antiga, tome os TK+RS+PW e sinta a dor de ter tudo que você tinha ignorado (em 90% dos casos).
Apenas preste atenção na movimentação do seu adversário, aprenda porque ele combou “alho com pimenta”, para na próxima vez, você não sair de olho ardido.
Tire suas dúvidas, não tenha medo ou vergonha de perguntar.

No fim, Heroclix é só um jogo.
Não há porquê de você se estressar com bonequinhos de plástico.
Se o seu adversário não fez nada de errado ou grosseiro, em vez de se irritar porque perdeu, perceba que isso é um XP que soma na sua ficha de jogador.
Todos nós começamos levando surra, todos já fomos noobs.
E todos nós queremos que vocês novatos treinem e se esforcem para podermos ficar orgulhosos quando vocês surrarem a gente.

Mas sim,  como qualquer jogo que é um negócio para quem produz, é necessário gastar uma certa grana.
Exceto os personagens que você ama de coração, não saia comprando porcaria.
Compre uma peça mais cara, que faz sucesso (Jocasta, Black Hand, Flash KC, etc....) em vez de comprar 8 pecinhas bonitas mas que na hora H, serão varridas pelo furacão que vem do outro lado.

Vocês não precisam gastar os tubos.
100 ou 200 pratas por mês compram muita coisa legal.
Peçam ajuda/opiniões do que comprar, a gente tem o maior prazer em ajudar e até de procurar as peças para vocês.
Mas sim, se você só quer gastar 40 ou 50 reais por mês, você vai ficar em desvantagem contra aqueles que dão um valor maior ao jogo em si.
Contra aqueles que jogam sempre, que procuram aprender o “pulo do gato”, que levam os torneios a sério.

90% dos torneios que jogo não tem premiação.
A minha recompensa é ver meu rank melhorar e só.
É uma gratificação pessoal, que pode ser até boba, mas que me serve de estímulo.

Traga mais amigos para o hobbie, ensine eles a jogar, seja o veterano legal deles.
Nós que já jogamos a um tempinho, estamos dispostos a ajudar a montar seus times, a emprestar peças, a dar opiniões sinceras sobre suas falhas e qualidades.
Só pedimos que vocês deem ao jogo, o mesmo valor e tempo que dedicamos a vocês, quando vocês nos pedem ajuda.

Reclamações, críticas, elogios e sugestões, é só dizer.

Abraço a todos,

                        José de Segadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário