É preciso ter em mente que em qualquer jogo, não somente o Heroclix, existe o fator aleatório, ou seja, a variável fora do alcance direto dos jogadores ou se preferir sorte/azar. Esse é um dos fatores de fascínio dos jogos na mente humana, pois os jogos misturam o desejo humano de controlar a realidade e os mesmos jogos nos mostram nossas limitações frente ao real apresentando situações fora do nosso controle que podem ser do nosso agrado (sorte) ou desagrado (azar).
O grosso, o foco, o ponto sensível no psicológico do jogador de Heroclix, no que toca sorte/azar, é a rolagem de dados, duplo 1x1 e duplo 6x6 provocam tanto euforia como raiva assim como rolagens insuficientes ou suficientes para o objetivo da rolagem despertam emoções. Isso é ótimo, entendam isso é um dos prazeres dos jogos onde existe a presença dos dados.
Uma boa dica para avaliar a chance de seu sucesso nos dados é conhecer o básico de estatística no que tange as probabilidades das rolagens do jogo.
O Heroclix não pode ser resumido à sorte, isso seria uma simplificação que não corrobora com a realidade, existem mais fatores envolvidos no desempenho do jogador como team builder, acesso à peças/investimento, posicionamento, mapa e sorte. Aqui amplio o "fator sorte" com não enfrentar "nemesis/counter" (peças ou recursos que inviabilizam seu time) ou ter "nemesis/counter" contra o adversário, chaveamento favorável em torneios, falhas do adversário, obter peças boas em torneio selado e não apenas a rolagem de dados.
Exemplo: Na primeira rodada de um torneio o Jogador 01 está com uma Team Base e o Jogador 02 está com Bateria Verde e um time bem montado.
Agora "tem dia que é noite", todo jogador já passou por uma ou mais partidas em que as coisas não funcionavam e o que mais deixa evidente essa sensação são os dados. Sua derrota não pode ser atribuída somente aos dados, isso é destacar com a mente um fator do jogo e esquecer dos outros, seu team builder pode ter sido falho, seu posicionamento foi ruim, estratégia equivocada ou simplesmente seu adversário foi, ou é, melhor. O que ocorre que a mente destacou um fator, suposta sorte/azar, e esqueceu dos outros fatores envolvidos, esse é um dos mecanismos que ajudam no desenvolvimento de crendices/superstições.
Concluindo, não estou negando o valor aleatório no Heroclix, chame-o de azar/sorte caso queira, somente deixo claro que ele não é tão absoluto como alguns pensam, ele faz parte de um conjunto de fatores do jogo cujos elementos se alternam na percepção do jogador.
Alguns jogadores colaboraram com esse artigo e gentilmente emitiram sua opinião. Eles responderam sobre a existência de sorte/azar no Heroclix.
Jeziel De Albuquerque Miguel
Na minha opinião, em heroclix, se você consegue dominar bem seu time, não precisa d sorte pra ganhar, mas o "azar" pode atrapalhar. É um jogo d dados, logo existe o fator sorte, então é aceitar. Você pode tentar contornar o azar com suporte (perplex, reroll,...) que irá aumentar suas probabilidades, diminuir margens de erros, mas mesmo assim haverá casos q vai "azar nos dados". Mas, em um evento grande, vc pode até perder um jogo por azar, mas acho que jamais vai ganhar o evento por sorte.
Brunno Barreto
Sim, com certeza. Pra mim tem sorte nos rolamentos de dados e no emparelhamento de campeonatos.
João Ventura
Sim, sorte/azar existem no Heroclix, assim como existem em qualquer jogo que envolva dados. Os rolls influenciam diretamente no resultado das partidas e, como diz Ned Flanders, "são os ossos do demônio". Você pode fazer toda uma sequência de posicionamento, definir corretamente os ataques e ainda ficar em desvantagem caso os dados não colaborem. Parte da skill do jogador é você diminuir, na construção do time, a necessidade de tirar resultados tão altos ou aumentar sua defesa, jogando a incidência do erro para o lado do adversário. Sorte e azar influenciam, mas a habilidade e estratégia de cada jogador têm condições de controlar melhor essa incidência. No mais, "hit 'em hard" e "Hail Hydra! ".
Tiago Pinto da Luz
Existe sorte/azar em tudo, e em heroclix(que é um jogo) claro que vai ter, que muitos tem q conseguir fazer, é contornar as chances. Saber vale mais a pena apostar em um 70% do que em um 50%, porem aceitar que ambos tem chance de dar errado. Por isso o grande segredo é como dar a volta por cima qnd os numeros nao ajudam.
Alex Cavichiolli
Sim existe, mas e uma parte de uma equacao que entra variaves como estrategia , investimento ( grana, tempo), escolha do mapa, tipo do time que tem vs time que enfrenta ( pedra, papel, tesoura) etc... Se vc considera uma variavel em detrimento das outra, vc simplifica o jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário