sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Entrevista com Thiago Paschoalino (Deapool)

 Essa é uma entrevista um pouco diferente, aqui trata-se de buscarmos uma outra visão a respeito do Heroclix, estamos falando de uma figura amada e odiada, muito mais do que a primeira opção, em qualquer atividade que ele existe: O juiz. Para quem não sabe Thiago Paschoalino foi o juiz do último nacional, realizado no Rio de janeiro, e primeiro na história do jogo no Brasil com apoio oficial da Wizkids, empresa responsável pelo jogo, assim ele foi um dos protagonistas de um momento épico do Heroclix nacional.


Como é a formação do juiz de Heroclix nos EUA? É verdade que tem uma espécie de “curso”?

 Como era na verdade. Havia uma prova para cada "level" de juiz, e ia de 1 a 5. Mas desde que a Wizkids foi comprada pela NECA em 2009 isso acabou, infelizmente. Uma curiosidade, é que tive de melhorar o inglês, porque o Level 1 eu fui indicado pelo Donhawk na época (Dayvisson Magalhães) porque eu organizava os jogos aqui em Juiz de Fora, mas os outros níveis só com prova mesmo consegui.


O que te levou para essa escolha, ou seja, além jogar “apitar”?

 Eu quis conhecer melhor as regras, e como eu já organizava quando aumentou o número de jogadores foi um passo natural.

Como foi sua experiência como juiz no Nacional 2015?

 Tenso é a palavra. É bastante complexo pois muitos jogam com regras erradas conforme a região, e foi bastante complicado explicar esses detalhes durante o torneio. Mas temi muito errar um dos milhares de rulings existentes e isso ser decisivo em alguma partida.

           

Quais são as dúvidas/erros mais comuns dos jogadores em relação às regras do jogo?

 O que eu chamo de sequência de eventos, a cadeia de ações e reações e os momentos em que ocorrem. Considero a chave para entender o jogo. Praticamente todas as dúvidas derivam disso.

Existe muita reclamação que a Wizkids não faz “play test” ou o faz de forma insuficiente, assim algumas peças mexem e dominam tanto o metagame que deve ser nerfadas/erratadas. O que você acha desse questionamento?

 Atualmente melhorou, mas a época do lançamento das Team Bases e durante algum tempo realmente parecia que não testavam as ideias que tinham antes do lançamento. As próprias Team Bases, a Spiral, o Utility Belt, a ATA Heroes fo Hire além de mal pensados a época dos seus lançamentos, o conserto (as erratas após a já famigerada watchlist) considero que saiu ainda pior.

O que você, na qualidade de juiz, entende como “fair play” especialmente dentro de uma competição onde a carga de emoção/tensão tende a ser muito maior em relação ao for fun?

 Respeito. Tudo deriva disso. Nem deveria ser necessário mencionar, mas sem honestidade não existe fair play. Quando se tem de conferir os clix dados na peça pelo adversário por exemplo é melhor repensar suas companhias e a necessidade de banimentos.

Você acha as regras do Heroclix complicadas?

 Não necessariamente complicadas, mas é muita regra como um todo, já que cada peça e parte do jogo tem potencial de ter uma regra própria. Mas após compreender a sequência de eventos (mencionei acima) o jogo fica BEM mais simples independente da quantidade de regras e poderes aparentemente complexos que se apresente nos mapas, dials das peças, recursos, ATAs ou o que for.

As regras do Heroclix, independentemente de considerarmos fáceis ou difíceis, em muitos casos dão margem a interpretações distintas e que geram polêmicas em determinados momentos dos jogos. É comum o juiz estabelecer uma decisão, para solucionar um impasse em uma partida, e essa escolha mostrar-se equivocada, ou seja, a regra foi interpretada erradamente. Isso já aconteceu com você? Já sentiu que, sem desejar/querer, acabou prejudicando um (a) jogador (a)? Qual você considera a melhor postura dos jogadores ao descobrirem um equívoco do juiz? Qual a melhor postura do juiz ao descobrir que errou e o erro afetou decisivamente o resultado de uma partida?

 Não é apenas comum, mas a decisão do juiz diante de um impasse é soberana. Ponto. Ele pode e deve escutar a réplica mas após deliberar e a decisão é final independente de depois se mostrar equivocada, e mesmo que seja equivocada o resultado da partida não pode mais ser alterado. Sim, infelizmente já aconteceu comigo no pior momento possível, a final do torneio Infinity Gauntlet. Mas só eu mesmo vi após meses o erro, e me desculpei. Resumidamente, deixei traçar linha de tiro da elevação 2 pra elevação 1 que tinha uma barreira, "como se atirasse por cima". Pode ou não ter alterado o resultado da partida, nunca saberei. Mas isso me mostrou que nunca, reitero NUNCA se deve usar o "é como se" em Heroclix, é melhor se ater aos textos das regras.


Dentro do contexto das regras do Heroclix e a relação com o juiz algum sugestão aos jogadores experientes?

 Os veteranos são muito importante nos jogos. Já vi muitos praticamente passar toda a partida ensinando os novatos, e isso é ótimo pro jogo. Durante os jogos, conversem e expliquem calmamente seus pontos. Caso vejam alguma decisão ou explicação errada em outras partidas (seja do juiz ou de outros jogadores), após as mesmas expliquem o erro a todos também educadamente. Ninguém é perfeito e ajuda é muito bem vinda nas milhares de minúcias que o jogo tem. E mantenham o fairplay em mente.

Dentro do contexto das regras do Heroclix e a relação com o juiz algum sugestão aos jogadores novatos?

 Estudem o jogo e se divirtam, nessa ordem. Chamem o juiz em caso de dúvida, pois infelizmente pode ocorrer má fé de veteranos, sejamos sinceros. E mantenham o fairplay em mente.

Qual e melhor forma para um novato aprender as regras do Heroclix? Existe alguma sequência ideal para facilitar o aprendizado?

 Ir por partes, seguindo o rulebook (E PAC depois) de preferencia. Primeiro entendam os valores do dial apenas. Depois os mapas, as ações, os standart powers, as Team Abilities, as Keywords, as Traits e White Powers, as Aditional Team Abilities e por último os recursos, ID cards e afins.

Gostaria de deixar uma mensagem aos leitores? Qual?

 Se divirtam e sejam todos felizes. Fiz ótimos amigos pra vida nesse jogo (Que jogo desde o lançamento, a bons 12 ou 13 anos atrás), e de tudo que jogo ou joguei ainda é a melhor comunidade de jogo que conheço. E por ultimo mas não menos importante...

Deadpool ama vocês S2! 

5 comentários:

  1. Muito boa a entrevista, parabéns aos envovidos

    ResponderExcluir
  2. Já falei isso na época do fórum nacional e repito o Deadpool deveria ser o presidente do Heroclix nacional, uma pessoa descente, honesta, conciliadora e com uma visão de crescimento do HC nacional.
    Ótimas respostas

    ResponderExcluir
  3. Já falei isso na época do fórum nacional e repito o Deadpool deveria ser o presidente do Heroclix nacional, uma pessoa descente, honesta, conciliadora e com uma visão de crescimento do HC nacional.
    Ótimas respostas

    ResponderExcluir
  4. Ótima entrevista. Muito interessante saber a visão de quem é juiz e como ele chegou lá.

    ResponderExcluir