Mais um artigo da série "o melhor e o pior de" agora com a série World's Finest. A coleção tem grande destaque para dois ícones da DC Comics, Batman e Superman, a coleção apresenta muitas peças interessantes, mecânicas/habilidades divertidas e temas que foram resgatados depois de muito tempo de esquecimento como Doom Patrol e Metal Men. Outro tema/keyword relevante abordado na coleção é Kindom Come sendo que a TA teve seu texto alterado a partir dessa coleção, com a mudança a TA KC melhorou muito, parece que a galera resolveu treinar capoeira e adquiriu técnicas avançadas de esquiva.
Antes:
Atual:
World's Finest inaugura ID Cards do universo DC Comics e apresenta novo resource "League Teleporter" com funcionamento análogo ao resource "Avengers Round Table".
Abaixo alguns exemplos de ID Cards, seus poderes e 5 pontinhos de alegria:
ID-001 - Superman (Kal-El, Clark Kent)
Inspiration : Can use Invincible
ID-002 - Batman (Bruce Wayne)
Inspiration : Can use Barrier, Smoke Cloud, Stealth
ID-003 - The Flash (Barry Allen)
Inspiration : Modify speed value by +3
ID-004 - Green Arrow (Oliver Queen)
Inspiration : Modify attack value by +2 when making a ranged combat attack
Segundo a Wikipedia World's Finest Comics foi uma revista com histórias conjuntas do Super-Homem e do Batman publicadas entre 1941 e 1986. No Pré-Crise existia uma forte amizade entre Super-Homem e Batman, no Pós-crise, os escritores Frank Miller e John Byrne estabeleceram que os personagens apenas respeitam-se, mas tem divergências quanto aos métodos um do outro. Uma revista conjunta (Superman/Batman), restabeleceu a amizade.
A coleção apresentou Batmans (003, 004, 018 e 034) e Supermans (001, 002, 017a e 033) interessantes que possibilitam a troca de versões do personagem. Essa habilidade sendo ativada por free action, apesar das restrições apresentadas pelo trait, facilita muito mais a troca em comparação com habilidades similares os "MORPH" presentes em alguns Ant-Man, Spider-Man e Beast Boy.
Peças duo interessantes foram produzidas como 059 Lex Luthor and Joker e 060 World's Finest usando os heróis principais da coleção e seus arqui-inimigos correspondentes.
As chases abordam o tema Kindom Come, iniciam um novo texto da TA KC, uma interessante mecânica de pontuação, com a peça no clique 11 e um poder especial de grande impacto no mapa e dials fortes (no full e no parcial) e custo muito baixo (no full e no parcial). Abaixo alguns exemplos dessas chases e uma breve explicação sobre o que é Kindom Come:
"KC seria a sigla para Kingdom Come, traduzido no Brasil como Reino do Amanha. Nessa historia, num futuro possível, o Super Man decide se aposentar após um episódio traumático e por acreditar ser incapaz de inspirar a humanidade. Como consequência, muito de seus companheiros tomam decisões similares, e surge uma nova geração de heróis sem os mesmos valores éticos, levando o mundo a um total caos. Quando um evento de destruição ocorre devido a negligencia desses novos super heróis, Super man percebe que precisa voltar a ativa".
Alex Cavichiolli
As chases da coleção me lembram o personagem Joselito do programa Hermes e Renato, personagem clássico pelo exagero e não saber "brincar", a Wonder Woman por 140 pts tem 13 de ataque, Charge, Dano 4, Close Combat Expert e Super Força "não sabe brincar!" Existem dúvidas do impacto dessas peças no metagame competitivo, seja no dial full ou no parcial, de qualquer modo são peças excelentes sem sombra de dúvida e como a maior função de um jogo/hobby é a diversão elas tem vaga garantida em muitos times de jogadores ávidos por "mastigar" os adversários no mapa.
Ela é a Wizkids ela não sabe brincar!
Para o fan DC Comics essa coleção está ótima, 2016 abre Heroclix de uma maneira bastante estimulante. Claro que a Wizkids deseja sempre alarmar nosso desejo por consumo em cada coleção, ao menos com isso nosso prazer de jogar e adquirir peças é renovado constantemente.
Outra novidade da coleção são os personagens com unique modifier que apenas permite que o personagem tenha o recebimento de um efeito unique por vez sem qualquer possibilidade de acumulação de outros poderes "unique".
Agora chegou a hora de uma listinha das melhores peças da coleção, sem pretensão de unanimidade, já mencionei os Supermans (90 pts) e Batmans (60 pts) que trocam de versão e são ótimos para for fun, pelo simples fato de serem divertidos, uma das melhores qualidades de qualquer hobby, as chases são poderosíssimas, além dessas peças citadas destacam-se: 008 Booster Gold, 015 Witch, 016 Warlock, 028 Blue Beetle, 036 Toymaster, 037b Nightlantern, 041 Mary Marvel, 049 Superman, 050 Batman, 055 Metallo, 056 Supergirl, 059 Lex Luthor & Joker e 060 World's Finest. Mais peças poderiam fazer parte dessa listinha, estou mais dando exemplos de peças boas do que tentando fazer uma classificação rigorosa, realmente é uma coleção excelente.
É complicado falar de algo ruim dessa coleção, não tem peças ridiculamente acabadas como ocorreu em "Superman/Wonder Woman", por exemplo. A minha primeira crítica vai para o site da Wizkids que criou um verdadeiro crediário em 10 parcelas de vídeo mais um de retrospectiva das peças obtidas (abaixo reproduzida). Se tivesse desejo por crediário iria nas Casas Bahia e não no Youtube.
Classificar peças ruins na coleção é complicado quando o sentimento é jogar o salário na tela enquanto se observa a tela com as peças da coleção. Porém por melhor que seja a coleção SEMPRE tem peças muito mais para compor a coleção do que para qualquer outro motivo. As peças a seguir parecem estar em um nível "mais baixo de periculosidade": 006 Mr. Nobody, 012 Occultist, 013 Black Cat (pena que não acumula Bad Luck Token), 014 Druid, 031 Apprentice, 032 Demon, 038 Condiment King, 047 Ragman e 052 Monsieur Mallah.
Pessoalmente não curti os Doom Patrol, esculturas bem legais, mas o trait "Weird Resurrection" depende muito de sorte, pode ser uma coisa bem agradável ou uma baita frustração, porém admito que pode fazer a diversão especialmente dos fãs dos Doom Patrol. O Metal Men aparenta ser muito divertido especialmente no uso do 058 Alloy (com 275 pts) e potencial inundação de Metal Mens no mapa tentando a sorte na batalha.
Pessoalmente não curti os Doom Patrol, esculturas bem legais, mas o trait "Weird Resurrection" depende muito de sorte, pode ser uma coisa bem agradável ou uma baita frustração, porém admito que pode fazer a diversão especialmente dos fãs dos Doom Patrol. O Metal Men aparenta ser muito divertido especialmente no uso do 058 Alloy (com 275 pts) e potencial inundação de Metal Mens no mapa tentando a sorte na batalha.
A coleção vai nos tirar $Dilmas$ sem sombra de dúvida. Até a próxima pessoal e vamos correr atrás de pecinhas!