sábado, 30 de janeiro de 2016

O melhor e o pior de: World's Finest


 Mais um artigo da série "o melhor e o pior de" agora com a série World's Finest. A coleção tem  grande destaque para dois ícones da DC Comics, Batman e Superman, a coleção apresenta muitas peças interessantes, mecânicas/habilidades divertidas e temas que foram resgatados depois de muito tempo de esquecimento como Doom Patrol e Metal Men. Outro tema/keyword relevante abordado na coleção é Kindom Come sendo que a TA teve seu texto alterado a partir dessa coleção, com a mudança a TA KC melhorou muito, parece que a galera resolveu treinar capoeira e adquiriu técnicas avançadas de esquiva.

Antes:
Atual:


 World's Finest inaugura ID Cards do universo DC Comics e apresenta novo resource "League Teleporter" com funcionamento análogo ao resource "Avengers Round Table".


 Abaixo alguns exemplos de ID Cards, seus poderes e 5 pontinhos de alegria:

ID-001 - Superman (Kal-El, Clark Kent)
Inspiration : Can use Invincible

ID-002 - Batman (Bruce Wayne)
Inspiration : Can use Barrier, Smoke Cloud, Stealth

ID-003 - The Flash (Barry Allen)
Inspiration : Modify speed value by +3

ID-004 - Green Arrow (Oliver Queen)
Inspiration : Modify attack value by +2 when making a ranged combat attack

 Segundo a Wikipedia World's Finest Comics foi uma revista com histórias conjuntas do Super-Homem e do Batman publicadas entre 1941 e 1986. No Pré-Crise existia uma forte amizade entre Super-Homem e Batman, no Pós-crise, os escritores Frank Miller e John Byrne estabeleceram que os personagens apenas respeitam-se, mas tem divergências quanto aos métodos um do outro. Uma revista conjunta (Superman/Batman), restabeleceu a amizade.




  A coleção apresentou Batmans (003, 004, 018 e 034) e Supermans (001, 002, 017a e 033) interessantes que possibilitam a troca de versões do personagem. Essa habilidade sendo ativada por free action, apesar das restrições apresentadas pelo trait, facilita muito mais a troca em comparação com habilidades similares os "MORPH" presentes em alguns Ant-Man, Spider-Man e Beast Boy.



 Peças duo interessantes foram produzidas como 059 Lex Luthor and Joker e 060 World's Finest usando os heróis principais da coleção e seus arqui-inimigos correspondentes.



 As chases abordam o tema Kindom Come, iniciam um novo texto da TA KC, uma interessante mecânica de pontuação, com a peça no clique 11 e um poder especial de grande impacto no mapa e dials fortes (no full e no parcial) e custo muito baixo (no full e no parcial). Abaixo alguns exemplos dessas chases e uma breve explicação sobre o que é Kindom Come:


´


"KC seria a sigla para Kingdom Come, traduzido no Brasil como Reino do Amanha. Nessa historia, num futuro possível, o Super Man decide se aposentar após um episódio traumático e por acreditar ser incapaz de inspirar a humanidade. Como consequência, muito de seus companheiros tomam decisões similares, e surge uma nova geração de heróis sem os mesmos valores éticos, levando o mundo a um total caos. Quando um evento de destruição ocorre devido a negligencia desses novos super heróis, Super man percebe que precisa voltar a ativa".

Alex Cavichiolli

 As chases da coleção me lembram o personagem Joselito do programa Hermes e Renato, personagem clássico pelo exagero e não saber "brincar", a Wonder Woman por 140 pts tem 13 de ataque, Charge, Dano 4, Close Combat Expert e Super Força "não sabe brincar!" Existem dúvidas do impacto dessas peças no metagame competitivo, seja no dial full ou no parcial, de qualquer modo são peças excelentes sem sombra de dúvida e como a maior função de um jogo/hobby é a diversão elas tem vaga garantida em muitos times de jogadores ávidos por "mastigar" os adversários no mapa.

Ela é a Wizkids ela não sabe brincar!


Para o fan DC Comics essa coleção está ótima, 2016 abre Heroclix de uma maneira bastante estimulante. Claro que a Wizkids deseja sempre alarmar nosso desejo por consumo em cada coleção, ao menos com isso nosso prazer de jogar e adquirir peças é renovado constantemente. 


Outra novidade da coleção são os personagens com unique modifier que apenas permite que o personagem tenha o recebimento de um efeito unique por vez sem qualquer possibilidade de acumulação de outros poderes "unique".


 Agora chegou a hora de uma listinha das melhores peças da coleção, sem pretensão de unanimidade, já mencionei os Supermans (90 pts) e Batmans (60 pts) que trocam de versão e são ótimos para for fun, pelo simples fato de serem divertidos, uma das melhores qualidades de qualquer hobby, as chases são poderosíssimas, além dessas peças citadas destacam-se: 008 Booster Gold, 015 Witch, 016 Warlock, 028 Blue Beetle, 036 Toymaster, 037b Nightlantern, 041 Mary Marvel, 049 Superman, 050 Batman, 055 Metallo, 056 Supergirl, 059 Lex Luthor & Joker e 060 World's Finest. Mais peças poderiam fazer parte dessa listinha, estou mais dando exemplos de peças boas do que tentando fazer uma classificação rigorosa, realmente é uma coleção excelente.

 É complicado falar de algo ruim dessa coleção, não tem peças ridiculamente acabadas como ocorreu em "Superman/Wonder Woman", por exemplo. A minha primeira crítica vai para o site da Wizkids que criou um verdadeiro crediário em 10 parcelas de vídeo mais um de retrospectiva das peças obtidas (abaixo reproduzida). Se tivesse desejo por crediário iria nas Casas Bahia e não no Youtube.


 Classificar peças ruins na coleção é complicado quando o sentimento é jogar o salário na tela enquanto se observa a tela com as peças da coleção. Porém por melhor que seja a coleção SEMPRE tem peças muito mais para compor a coleção do que para qualquer outro motivo. As peças a seguir parecem estar em um nível "mais baixo de periculosidade": 006 Mr. Nobody, 012 Occultist, 013 Black Cat (pena que não acumula Bad Luck Token), 014 Druid, 031 Apprentice, 032 Demon, 038 Condiment King, 047 Ragman e 052 Monsieur Mallah.


 Pessoalmente não curti os Doom Patrol, esculturas bem legais, mas o trait "Weird Resurrection" depende muito de sorte, pode ser uma coisa bem agradável ou uma baita frustração, porém admito que pode fazer a diversão especialmente dos fãs dos Doom Patrol. O Metal Men aparenta ser muito divertido especialmente no uso do 058 Alloy (com 275 pts) e potencial inundação de Metal Mens no mapa tentando a sorte na batalha.




 A coleção vai nos tirar $Dilmas$ sem sombra de dúvida. Até a próxima pessoal e vamos correr atrás de pecinhas!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Existe azar/sorte no Heroclix?

 É um tema que desperta paixões e polêmicas no Heroclix. Muitos jogadores são até rotulados de azarados ou sortudos.

 É preciso ter em mente que em qualquer jogo, não somente o Heroclix, existe o fator aleatório, ou seja, a variável fora do alcance direto dos jogadores ou se preferir sorte/azar. Esse é um dos fatores de fascínio dos jogos na mente humana, pois os jogos misturam o desejo humano de controlar a realidade e os mesmos jogos nos mostram nossas limitações frente ao real apresentando situações fora do nosso controle que podem ser do nosso agrado (sorte) ou desagrado (azar).


 O grosso, o foco, o ponto sensível no psicológico do jogador de Heroclix, no que toca sorte/azar, é a rolagem de dados, duplo 1x1 e duplo 6x6 provocam tanto euforia como raiva assim como rolagens insuficientes ou suficientes para o objetivo da rolagem despertam emoções. Isso é ótimo, entendam isso é um dos prazeres dos jogos onde existe a presença dos dados.

 Uma boa dica para avaliar a chance de seu sucesso nos dados é conhecer o básico de estatística no que tange as probabilidades das rolagens do jogo.


 O Heroclix não pode ser resumido à sorte, isso seria uma simplificação que não corrobora com a realidade, existem mais fatores envolvidos no desempenho do jogador como team builder, acesso à peças/investimento, posicionamento, mapa e sorte. Aqui amplio o "fator sorte" com não enfrentar "nemesis/counter" (peças ou recursos que inviabilizam seu time) ou ter "nemesis/counter" contra o adversário, chaveamento favorável em torneios, falhas do adversário, obter peças boas em torneio selado e não apenas a rolagem de dados. 

Exemplo: Na primeira rodada de um torneio o Jogador 01 está com uma Team Base e o Jogador 02 está com Bateria Verde e um time bem montado.

 Agora "tem dia que é noite", todo jogador já passou por uma ou mais partidas em que as coisas não funcionavam e o que mais deixa evidente essa sensação são os dados. Sua derrota não pode ser atribuída somente aos dados, isso é destacar com a mente um fator do jogo e esquecer dos outros, seu team builder pode ter sido falho, seu posicionamento foi ruim, estratégia equivocada ou simplesmente seu adversário foi, ou é, melhor. O que ocorre que a mente destacou um fator, suposta sorte/azar, e esqueceu dos outros fatores envolvidos, esse é um dos mecanismos que ajudam no desenvolvimento de crendices/superstições.  


 Concluindo, não estou negando o valor aleatório no Heroclix, chame-o de azar/sorte caso queira, somente deixo claro que ele não é tão absoluto como alguns pensam, ele faz parte de um conjunto de fatores do jogo cujos elementos se alternam na percepção do jogador.


Alguns jogadores colaboraram com esse artigo e gentilmente emitiram sua opinião. Eles responderam sobre a existência de sorte/azar no Heroclix.

Jeziel De Albuquerque Miguel

Na minha opinião, em heroclix, se você consegue dominar bem seu time, não precisa d sorte pra ganhar, mas o "azar" pode atrapalhar. É um jogo d dados, logo existe o fator sorte, então é aceitar. Você pode tentar contornar o azar com suporte (perplex, reroll,...) que irá aumentar suas probabilidades, diminuir margens de erros, mas mesmo assim haverá casos q vai "azar nos dados". Mas, em um evento grande, vc pode até perder um jogo por azar, mas acho que jamais vai ganhar o evento por sorte.

Brunno Barreto

Sim, com certeza. Pra mim tem sorte nos rolamentos de dados e no emparelhamento de campeonatos.

João Ventura

Sim, sorte/azar existem no Heroclix, assim como existem em qualquer jogo que envolva dados. Os rolls influenciam diretamente no resultado das partidas e, como diz Ned Flanders, "são os ossos do demônio". Você pode fazer toda uma sequência de posicionamento, definir corretamente os ataques e ainda ficar em desvantagem caso os dados não colaborem. Parte da skill do jogador é você diminuir, na construção do time, a necessidade de tirar resultados tão altos ou aumentar sua defesa, jogando a incidência do erro para o lado do adversário. Sorte e azar influenciam, mas a habilidade e estratégia de cada jogador têm condições de controlar melhor essa incidência. No mais, "hit 'em hard" e "Hail Hydra! ".


Tiago Pinto da Luz

Existe sorte/azar em tudo, e em heroclix(que é um jogo) claro que vai ter, que muitos tem q conseguir fazer, é contornar as chances. Saber vale mais a pena apostar em um 70% do que em um 50%, porem aceitar que ambos tem chance de dar errado. Por isso o grande segredo é como dar a volta por cima qnd os numeros nao ajudam.

Alex Cavichiolli

Sim existe, mas e uma parte de uma equacao que entra variaves como estrategia , investimento ( grana, tempo), escolha do mapa, tipo do time que tem vs time que enfrenta ( pedra, papel, tesoura) etc... Se vc considera uma variavel em detrimento das outra, vc simplifica o jogo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O melhor e o pior de: Superman/Wonder Woman

 

Com esse artigo estreia uma nova série de artigos da Paradise Clix, uma análise sobre o melhor e o pior de cada coleção lançada. A primeira será a coleção Superman/Wonder Woman. Aviso que é uma análise descompromissada e que não deseja se converter em unanimidade e sim discussão "relax" do nosso hobby em comum.

Apesar da saturação da figura do Superman no Heroclix, são mais de 40 figuras/peças com esse nome, essa coleção apresentou temas que eram aguardados no jogo como Red Son, Justice League Elite e deuses gregos, habilidades interessantes como "WAIT, THAT'S NOT SUPERMAN..." e "COLOSSAL RETALIATION". 



As novas colossais apresentadas na coleção são bem interessantes pelos personagens escolhidos e a possibilidade de colocar um peça colossal no mapa com um custo baixíssimo, o G001p The Atom, por exemplo, entra com 15 pontos e original mecânica de combate.


 A coleção apresentou excelentes peças comuns e incomuns como 013b Captain Atom, 015 Hat, 019b Brutaal, 021 Red Tornado, 022 Mermaid, 023 Apollo, 025 Artemis, 026 Clark Kent, 028 General Lane e 030 Ulysses, excelentes peças raras como 036 Hermes, 037 First Born (sideline do 024 Animal Man agradece), 039 Doctor Psycho, 041a Superman Blue, 042 Lori Lemaris (fazendo um divertido tema Atlantis), 043 H'El e 047 Lois Lane, excelentes peças super raras como 049 Superman, 050 Krypto, 053b Supergirl, 055p Eclipso (nova entidade), 056 Faust (peça do campeão Patrick Yapjoco), 060 Mr. Mxyzptlk, 063p Brainiac (nova entidade), 065 Superman e 066 Wonder Woman. 


 Provavelmente impactarão no metagame competitivo o 056 Faust e o 060 Mr. Mxyzptlk valendo bastante a pena estudá-los para seu uso correto e/ou enfrentamento. Uma ótima notícia são as duas novas entidades que ainda terão bastante espaço no jogo principalmente quando mais séries saírem de Modern Age especialmente War of Light.





 A coisa que mais incomoda nessa coleção, antes de mais nada, é o péssimo acabamento e/ou design de algumas peças. Abaixo alguns exemplos para ilustrar o que escrevo. 

 

 Outra decepção foi a escolha de design dos deuses olimpianos, tem um caso gritante de evidente preguiça que ocorreu com a 025 Artemis que é uma repintura da 005 Amazon, ou seja, mesmo molde, mas pintura diferente.


Ainda em relação ao design os deuses poderiam ficar mais irados, existiam versões mais interessantes do que as escolhidas que mereciam virar esculturas. Fora que mais deuses poderiam ser lembrados. Veja o exemplo abaixo do Apollo:

 Poucas peças me provocaram aversão, realmente é uma coleção bem interessante. Pessoalmente não gostei do 001 Superman (sem TA Superman, range zero e sem Charge no primeiro clique), 011 Power Girl (esperava uma peça mais forte), 031 Superboy (outro Teen Titan de ataque baixo), 044 Maxima e G005 Titano. 

 Acho que o maior problema para nós jogadores brasileiros é o preço do dólar, essa realidade somada à "febre do rato"/hype do lançamento, tornaram, ao menos inicialmente, alguns preços bem pesados especialmente das peças Super Raras e Chases. Felizmente os preços já baixaram, não devido a melhora do câmbio, mas redução do valor cobrado pelos vendedores brasileiros.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

1º Torneio Mesão 2016 + For Fun

  No dia 03/01 foi realizada a abertura da temporada 2016 da Paradise Clix. Começamos com dois eventos, um For Fun e o 1º Torneio Mesão do ano.


 Nosso atual local de encontro é a padaria, confeitaria e restaurante Planeta dos Pães na rua Hannibal Porto 650 em Irajá. Particularmente gosto muito de jogar com os amigos e comer, lá é possível um almoço de qualidade e toda uma variedade de lanches. Particularmente aprecio muito o bolo de cenoura da casa.


 Como foi falado na introdução do artigo tivemos um for fun, este ocorreu antes do torneio. A Paradise Clix faz campanha permanente pelo for fun entendendo-o como fundamental para a formação do jogador, diversão e socialização. A primeira partida valeu o primeiro pedaço de bolo de cenoura, felizmente venci a partida.



 Os times eram simples, muito mais para testar ideias e colocar peças queridas na mesa.

Meu time de Weapon X que me valeu o bolo








Cena forte



 O evento principal foi o Torneio Mesão. Inicialmente ocorreu um draft com peças de diversas coleções e na sequência cada jogador deveria fazer um time de até 400 pontos com as peças obtidas. O mesão tem como recorrente a construção de alianças e posterior traição das mesmas e jogadores que ficam basicamente esperando os adversários se atacarem para somente aí tomarem a ofensiva. Nessa edição acrescento o debate, mais parecia que estávamos em uma disputa entre candidatos a cargos eletivos, muito mais tempo foi gasto com debates e reclamações entre eles do que com combate, um só falava "leadership, sidestep, limpo e passo", outro rolava o D6 para o trait "full moon" do "014 Werewolf" com raros momentos de resultado 4 a 6 e o outro não se conformava com os dois outros jogadores na mesa.




Troféu do evento 

  Os times, para minha surpresa pessoal, abdicaram de um batedor principal de pontuação alta e preferiram um série de peças de suporte e ataque secundário.

Time do Yan

Time do Valter

Time do bicampeão Julio

Mesão armado

 Como já escrevi teve muito debate e tensão entre eles, dois com estratégias mais ofensivas e o Julio mais defensivo. Basicamente o Mesão é resolvido nos detalhes e na paciência. 









Lanchinho, pois ninguém é de ferro nem o Tony Stark

Ao fim o bicampeão, venceu também em 2015, foi o Julio Cezar Fortin com sua tática defensiva, Stealth e bom uso da TA S.H.I.E.L.D. Acabou sendo também o primeiro campeão Heroclix em 2016 e ainda temos um ano inteiro de emoções pela frente. Até a próxima.