segunda-feira, 22 de junho de 2015

Adversário não é inimigo

 O Heroclix é nosso hobby em comum, nos auxilia na obtenção de bons momentos com personagens queridos. O que não podemos permitir que essa diversão seja transformada em fonte de tensão e para isso é fundamental diferenciarmos adversário de inimigo. 



 O que é um hobby? É uma determinada prática destinada ao entretenimento, prática que objetiva a descontração. No mundo contemporâneo, e suas diversas fontes de tensão como trabalho, violência, trânsito e burocracia, uma alternativa para “desestressar”, e muito conveniente, é o hobby, pois cumpre esse papel que aliado a outros fatores estabelece uma boa qualidade de vida como exercícios, boa alimentação e medicina preventiva.  


 Observo em alguns torneios de Heroclix momentos em que um ou mais jogadores “perdem a compostura”, ou seja, se irritam ou até mesmo “batem boca”. É importante admitir que algumas regras geram dúvidas e consequentes interpretações variadas, assim o próprio jogo abre a possibilidade para a divergência. Agora imagine isso acontecendo em um torneio? Realmente a possibilidade de uma “exaltação” é real. A alternativa seria um juiz por torneio, mas como nem sempre isso é possível, o bom senso é uma excelente arma e caso a interpretação dada “na hora” venha a ser descoberta como equivocada que isso seja encarado como forma de aprendizado e não como prejuízo. Assim o fair play tem seu uso expandido para as polêmicas, pois mais importante do que estar com a razão é curtir o jogo e se divertir.


 A medida em que os torneios tornam-se rotineiros jogadores destacam-se e surgem rivalidades, seja no sentido sadio da palavra ou não, assim o adversário é algo a ser superado ou mesmo “secado” na competição. Surge nesse momento um significativo desafio, não só na superação do jogador adversário como até mesmo de convivência. Infelizmente muitas amizades, ou ao menos contatos, foram desfeitos no calor da competição com acusações de má fé, trapaça, anti-jogo, slow play ou “roubo”.

 Tendo em mente que o fundamental do hobby é a diversão, o mais acertado é conciliar a competitividade com o descompromisso do jogo for fun. É uma equação difícil, mas imagino que alternado partidas amistosas, os “for funs”, e competitivas a relação humana no contexto da competição amadurece.




 Assim concluo afirmando que seu adversário não é seu inimigo, temos muito mais coisas que nos unem, como gosto pelo Heroclix, carinho pelo universo dos super-heróis e colecionismo do que coisas que nos separam. Assim temos uma luta constante pelo aperfeiçoamento da convivência e amadurecimento no jogo, porém acredito ser perfeitamente possível um ambiente cada vez mais saudável para os veteranos e atrativo aos novos jogadores. 


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