O Heroclix é nosso hobby em comum, nos
auxilia na obtenção de bons momentos com personagens queridos. O que não
podemos permitir que essa diversão seja transformada em fonte de tensão e para
isso é fundamental diferenciarmos adversário de inimigo.
O que é um hobby? É uma determinada prática
destinada ao entretenimento, prática que objetiva a descontração. No mundo
contemporâneo, e suas diversas fontes de tensão como trabalho, violência,
trânsito e burocracia, uma alternativa para “desestressar”, e muito conveniente,
é o hobby, pois cumpre esse papel que aliado a outros fatores estabelece uma
boa qualidade de vida como exercícios, boa alimentação e medicina preventiva.
Observo em alguns torneios de Heroclix
momentos em que um ou mais jogadores “perdem a compostura”, ou seja, se irritam
ou até mesmo “batem boca”. É importante admitir que algumas regras geram
dúvidas e consequentes interpretações variadas, assim o próprio jogo abre a
possibilidade para a divergência. Agora imagine isso acontecendo em um torneio?
Realmente a possibilidade de uma “exaltação” é real. A alternativa seria um
juiz por torneio, mas como nem sempre isso é possível, o bom senso é uma
excelente arma e caso a interpretação dada “na hora” venha a ser descoberta
como equivocada que isso seja encarado como forma de aprendizado e não como
prejuízo. Assim o fair play tem seu uso expandido para as polêmicas, pois mais
importante do que estar com a razão é curtir o jogo e se divertir.
A medida em que os torneios tornam-se rotineiros jogadores destacam-se e surgem rivalidades, seja no sentido sadio da palavra ou não, assim o adversário é algo a ser superado ou mesmo “secado” na competição. Surge nesse momento um significativo desafio, não só na superação do jogador adversário como até mesmo de convivência. Infelizmente muitas amizades, ou ao menos contatos, foram desfeitos no calor da competição com acusações de má fé, trapaça, anti-jogo, slow play ou “roubo”.
Tendo em mente que o fundamental do hobby é a
diversão, o mais acertado é conciliar a competitividade com o descompromisso do
jogo for fun. É uma equação difícil, mas imagino que alternado partidas
amistosas, os “for funs”, e competitivas a relação humana no contexto da
competição amadurece.
Assim concluo afirmando que seu adversário não
é seu inimigo, temos muito mais coisas que nos unem, como gosto pelo Heroclix,
carinho pelo universo dos super-heróis e colecionismo do que coisas que nos
separam. Assim temos uma luta constante pelo aperfeiçoamento da convivência e
amadurecimento no jogo, porém acredito ser perfeitamente possível um ambiente
cada vez mais saudável para os veteranos e atrativo aos novos jogadores.
Excelente artigo, assunto extremamente relevante!
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