sexta-feira, 21 de junho de 2024

Poder de A a Z: Multi Base

 Fala nerds, quem escreve é o Thiago Bellani e hoje vamos conversar sobre: Multi Base


Vou iniciar colocando trechos do Rulebook referentes ao tema, para na sequência entrar com traduções e comentários: *Multi-Base Game Elements* Multi-Base Game Elements have a base that takes up more than one square. They can be: ▪ 1x2 bases (called “extended base”) ▪ 2x2 bases ▪ 2x4 bases ▪ 3x6 bases
A multi-base game element occupies all of the squares its base occupies. Multi-base characters can’t be knocked back.

*Orientation of Multi-Base Game Elements on the Map*
A multi-base game element that occupies two or more squares is only allowed to be oriented horizontally or vertically and can’t ever be oriented diagonally.
*Multi-Base Game Elements and Adjacency*
A multi-base game element is adjacent to each square adjacent to the squares its base occupies.

*Multi-Bases and Elevation*
A multi-base character can occupy squares of different elevations if it has the Flight keyphrase, or is Colossal or Giant sized. This doesn’t change the elevation of such squares.

*Moving Multi-Base Characters*
When a multi-base character moves, choose one square occupied by the multi-base character to begin movement. The character moves as if it is a single-base character moving from the chosen square. All squares of the multi-base character must be able to be placed in legal squares for movement to end. When moving, a multi-base character must still break away (if required) from all opposing characters it is adjacent to, regardless of the square chosen to begin movement from. When moving a multi-base character, other than the square of the base chosen to be used for movement, none of the other parts of the base are considered to have moved. Each other square of the base must end up within a number of squares away from where it started equal to or less than the number of squares moved by the chosen square. 24.2e Multi-Base Game Elements and Targeting When drawing a line of fire to a multi-base game element, the source can choose to target any one square occupied by the multi-base game element. Other squares of the same multi-base game element do not block this line of fire. Multi-base characters block line of fire in all squares it occupies if it is not the character the line of fire is being drawn to. When a multi-base character draws a line of fire to multiple targets, each target may have a line of fire drawn from a different square of that multi-base character.




*Tradução* *Elementos de jogo de Base Múltipla*
Elementos de jogo de Base Múltipla possuem uma base que ocupa mais de um quadrado. Eles podem ser: ▪ Bases de 1x2 (chamadas de "base estendida") ▪ Bases de 2x2 ▪ Bases de 2x4 ▪ Bases de 3x6

*Orientação das peças de Base Múltipla no mapa*

Uma peça de base múltipla que ocupe dois ou mais quadrados só pode ser posicionada horizontalmente ou verticalmente. Nunca pode ser posicionada em diagonal.

Essa foi uma das grandes mudanças recentes, antigamente era permitido esse posicionamento na diagonal, fiquem atentos.

*Peças de Base Múltipla e adjacência*

Uma peça de base múltipla está adjacente a cada quadrado que sua base ocupa

*Bases Múltiplas e elevação*

Uma peça de base múltipla pode ocupar quadrados de diferentes elevações se tiver a palavra-chave "Voo" ou se for de tamanho Colossal ou Gigante. Isso não altera a elevação de tais quadrados.

Essa é outra dúvida comum, pois constantemente é cometido o erro de incluir o improvement elevado nesta condicional. Por exemplo: ORB ignora elevado para movimentação, mas ele não pode parar entre duas elevações diferentes, pois não tem "Voo".

*Movendo peças de Base Múltipla*

Quando uma peça de base múltipla se move, escolha um quadrado ocupado pelo personagem para iniciar o movimento. O personagem se move como se fosse uma peça de base única movendo-se a partir do quadrado escolhido. Todos os quadrados do personagem de base múltipla devem ser colocados em quadrados legais para que o movimento termine. Ao mover-se, um personagem de base múltipla ainda deve se desvencilhar (se necessário) de todos os personagens oponentes aos quais está adjacente, independentemente do quadrado escolhido para iniciar o movimento. Ao mover um personagem de base múltipla, além do quadrado da base escolhido para ser usado no movimento, nenhuma das outras partes da base é considerada como tendo se movido.

Observações importantes

a.) nada impede que uma peça Multi-Base seja carregada por outra peça que esteja obedecendo as condicionais para carregar. Exemplo: uma peça de tamanho maior ou que tenha "voo", pode carregar um personagem Multi-Base, mesmo se o carregador for um personagem Single-Base.

b.) Peças multi base não podem ser alvo de Telekinesis. A regra referente a esta habilidade deixa claro que apenas "Single-Base friendly characters" podem ser alvo de Telekinesis.

c.) Peças Multi-Base não sofrem efeito de empurrão (Knockback).

d.) Peças Multi-Base podem equipar.

*Peças de Base Múltipla e alvo*

Ao traçar uma linha de fogo para uma peça de jogo de base múltipla, a fonte pode escolher qualquer quadrado ocupado pela peça alvo. Outros quadrados da base do personagem de base múltipla não bloqueiam essa linha de fogo.

Personagens de base múltipla bloqueiam a linha de fogo em todos os quadrados que ocupam, se não forem o personagem para o qual a linha de fogo está sendo traçada. Quando um personagem de base múltipla traça uma linha de fogo para múltiplos alvos, cada alvo pode ter uma linha de fogo traçada de um quadrado diferente desse personagem de base múltipla





                                                                      *Comentários* 

Peças Multi Base mais relevantes do momento:

Ghost Rider (wov048): 

Além de ter o potencial de entregar muito valor em dano, quando combinado com Chthon + Bucky's Arm, este Ghost Rider entrega uma das melhores Traits do jogo na atualidade, sente o terror: 

King of The Underworld

Ghost Rider and adjacent friendly characters can use their powers regardless of opposing effects. Protected: Pulse Wave

Ou seja, mesmo um Pulse Wave, não apaga esta Trait, fazendo os aliados adjacentes ao Ghost Rider não terem os poderes apagados durante esta ação. Se, por exemplo, um personagem tiver "resistência" ou outro redutor de dano, ele já não tomará o dano deste Pulse Wave. 

Muitos jogadores se perdem nesta trait do Ghost Rider, achando que, por exemplo, uma peça com dano penetrante não irá passar por redutores básicos. Entenda, o Ghost apenas mantém o poder "ligado", ele não altera as regras da habilidade. Ou seja, se estou batendo com dano penetrante em uma peça com Invulnerabilidade, que esteja ao lado do Ghost Rider, aquela peça levará o dano cheio. 

Daredevil (wovL054)

Provavelmente uma das melhores peças Multi-Base já criadas no jogo. Diversos combos são possíveis com esta peça, devido a variedade de linhas iniciais em que ele pode começar o jogo. Somado a isso, ele entrega 3 opções de pontuações + um dos melhores efeitos de retenção de pontos do jogo. 

Motorcycle (wov024)

Um dos melhores equipamentos do momento, podendo entregar 3 combinações diferentes, a mais utilizada entrega Carga, +2 na bota e Super Senses para o personagem equipado. Fortíssimo por 15 pontos. 

Hellcycle (wov023)

Assim como a Motorcycle, 3 opções são oferecidas sendo que a mais famosa entrega para a peça equipada Hypersonic, +1 na bota e Energy Shield Deflection. 

ORB (wov036)

Provavelmente a melhor peça do formato PULP, um batedor que por 45 pontos entrega manipulação de dados, range aumentado para críticos e mais uma infinidade de coisas. ORB jogando com muitos modificadores, troca de dados e mobilidade, levará bastante infelicidade para os seus adversários. 

Elektra (wov037)

Única peça Multi Base dessa lista que não entra na linha TierS, no entanto, com o piloto certo, modificadores aplicados e um time alinhado, sem dúvidas pode surpreender no PULP. 

Algumas peças que interagem muito bem com as comentadas acima: 

Robbie Reyes (wov002) Uma peça excelente por 20 pontos e que eu adoro! Comba super bem com qualquer veículo, em especial no PULP. Sente essa Trait: 

Wheels Of Fire:

Perplex, but only to modify speed. When Robbie Reyes uses it to target a character with the Vehicle keyword, he may instead modify speed +2 and until your next turn the targeted character has Mystical Team Ability.

Hulk (av60037b) - Após a queda da Capa que entregava Sidestep para este HULK, foi lançada a Motorcycle, retomando um dos melhores combos entre uma Prime + Equip da atualidade. 

Court of Owls Assassin (not006) - Essa é uma dica que ninguém está de olho: Elektra escolhendo o Court como piloto, entregando para ela dano penetrante + Poison.

Ghost Rider (wov001) - Excelente piloto para o Ghost Rider (wov048), sendo mais comum o clique onde ele entrega Shape Change + Steal Energy. 





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