No dia 24/09 foi realizado na loja TerraNerdia, em Realengo, mais um torneio mesão da Paradise Clix no formato Silver Age 400 pts. A ideia principal foi atrair os novos jogadores da loja para o evento e troca de experiência com outros jogadores mais experientes que participaram. Como alguns ainda estão com dificuldade sobre as "ages" e acesso à peças alguns times não se encaixaram no "silver".
Evento realizado na loja TerraNerdia em Realengo sendo o início de uma nova parceria da Paradise Clix. Tivemos 12 participantes, divididos em 3 Mesões com 4 jogadores cada, sendo um recorde de público no RJ em 2022. Os 4 maiores pontuadores, levando em conta todas as 3 mesas, fizeram um "mesão final".
Na mesa final tivemos um jogador retornando ao jogo (Adriano), dois veteranos (Chefe e Pedro) e um experiente (Davi). Abaixo o resultado:
Você é bem conhecido na comunidade do Heroclix, apesar disso poderia se apresentar para o leitor novato? Olá a todos, sou o André Villela conhecido como CHEFE e meu nick é chefevillela.
Onde e quando começou a jogar Heroclix? Eu tinha acabado de me mudar para São Paulo em 2007 e voltado a jogar Magic na loja da Dona Mit na Casa Verde, foi quando vi o pessoal que jogava o TCG de Senhor dos Anéis comigo jogando Heroclix e isso me chamou a atenção. Então comecei a jogar com Zenôn, Weimar e Vanderson.
Como você descreveria/definiria o Heroclix? Na minha opinião é um jogo matemático de estratégia e sorte, pois você tem sua pontuação máxima para montar um time equilibrado e forte o suficiente para enfrentar os mais diferentes times (não no meta atual).
Quais são suas principais conquistas? Fui campeão do primeiro Interligas no Rio (2015) e desde então tenho ficado sempre entre os 3 primeiros nos subsequentes. Fui vice campeão do OPEN em 2018 e ganhei alguns selados.
Qual seu estilo de jogo? Não tenho um estilo de jogo definido, jogo com o que me divirto, mas carrego comigo uma frase do Zenôn.. “quem não arrisca não vê Deus”.. que significa para mim – se tem chance de atacar, ataque, não ligue que é 9 para 19!!!!
Qual sua visão sobre o "for fun"? Qual sua visão sobre o "competitivo"? O 4fun não tem sido assim tão 4fun, estou vendo as pessoas jogando com peças bem fortes e não mais aqueles times para se divertir. O competitivo está bem vivo e forte como pude observar no último grande torneio em São Paulo onde o nosso amigo Pinto foi campeão.
Qual a importância das ligas para o fomento do Heroclix no Brasil? As ligas regionais são importantes para deixar vivo o jogo e trazer novos jogadores, com a pandemia e mesmo antes dela, muitos bons jogadores pararam de jogar e não é um jogo barato (PAY TO WIN...hehehehe), então temos que nos juntar e participar o máximo possível.
O que acha do meta atual? Apelão, roubado, com times fortes e consistentes... mas nunca fui de acompanhar o meta nos meus times.
Qual sua opinião sobre as Legacy Cards? São cartas que ressuscitaram peças legais, mais em algumas elas perderam a mão (vide THANOS LEGACY, ufa que teve errata), mas acho válido isso.
Quais dicas você pode dar para quem está começando no Heroclix? Comece comprando o que você goste e de preferência as coleções mais recentes, pois este é um hobby caro e se você quiser se manter jogando modern precisa das peças mais recentes. Estude suas peças para aprender a montar times equilibrados, não tenha vergonha de tirar dúvidas com os veteranos e uma coisa importante caro iniciante, VOCÊ VAI PERDER MUITO NO INÍCIO, então não desanime, esse hobby (HEROCLIX) é muito gostoso.
Quais são os principais erros dos iniciantes e dos veteranos? INICIANTES – comprar desesperadamente peças consideradas fortes sem saber jogar direito. Tenha paciência e aprenda a jogar o jogo!! VETERANOS – tenham dó e piedade dos iniciantes, ensinem, ajudem, tornem o jogo agradável e não competitivo.
Quais são suas referências no Heroclix, ou seja, jogadores que te inspiram? Sinceramente nenhuma, não fico vendo times usados lá fora, não estudo muito o jogo, normalmente monto os times com o que tenho e melhoro eles com algumas conversas com os jogadores aqui do Brasil. Mas guardo no coração os três que me iniciaram nesse hobby maravilhoso.
Alguma mensagem para nossos leitores? Não se prenda no competitivo, se divirta isso é mais importante, quando vocês estiverem se sentindo preparados vão e joguem ligas e torneios regionais (são importantes para saber mais sobre o jogo) e sim vão para os OPENs e NACIONAIS é muito divertido.
Na coleção "Batman Team Up" teremos o lançamento das "Mystery Card" (cartas mistério), o design parece que é um "caso/mistério" arquivado que remete à uma história específica (keywords). Abaixo a publicação original da Wizkids:
As Mystery Cards (cartas mistério) fazem parte da sua Sideline (linha de reserva) e começam o jogo em jogo permitindo que você comece imediatamente a coletar "clue tokens" (fichas de pista) e desvendar esses casos. Cada Mystery Cards (cartas mistério) é considerada única e podem ser usadas em qualquer quantidade na sua Sideline (linha de reserva), porém existe uma limitação geral para o número de elementos que podem estar na Sideline.
Abaixo um exemplo de um "caso", ou seja, uma Mystery Card (carta mistério). "Which Witch is Which?"
Esta carta tem duas palavras-chave: Detective e Mystery Inc. Isso significa que os personagens com qualquer uma dessas keywords (palavras-chave) poderão progredir para resolver o mistério e desbloquear os muitos benefícios desta carta Mystery. Assim a WizKids incentiva o uso de times temáticos ao mesmo tempo em que implementa uma nova mecânica no Heroclix.
Clue (pista) Effect: Quando um personagem aliado com as keywords (palavras-chave) listadas (Detective e Mystery Inc.) usa Perplex em uma peça oponente, depois da ação resolvida (ação livre para o Perplex) ganhe um "Clue Token" (ficha de pista). Recomendo colocar na Mystery Card (carta mistério) correspondente. Suspect (Suspeito) (3): Com 3 "Clue Token" (ficha de pista), você desbloqueará essa habilidade. Uma vez por turno quando um personagem adversário usa Shape Change você pode "rerolar" o resultado. Case Closed (Caso Fechado) (9): Com 9 "Clue Token" (ficha de pista), você desbloqueará essa habilidade. Quando um personagem adversário é "knocked back" (empurrado), após a ação resolvida, dê àquele personagem 1 de dano penetrante.
Todos Clue Effects (Acúmulo de clue token/Suspect/Case Closed) tem "Sideline Active", ou seja, funcionam na Sideline.
Também teremos personagens com interação com as "clue tokens" (fichas de pista). Acima um exemplo.
OMA (One Man Army), algo como "exército de um homem só", é uma estratégia onde o time tem apenas uma peça custando todo o build (pontos para montar o time) ou quase todo sobrando apenas algum complemento como objeto especial e/ou uma peça de suporte com baixa pontuação. Assim em uma partida estipulada para 300 pontos o time será, por exemplo, apenas uma peça com 300 pontos ou uma com 290 pontos e um objeto especial de 10 pontos.
A ideia é ter uma peça que vai ter grande poder de ataque e dano, muitos cliques de vida e teoricamente será difícil de ser derrotada no mapa. Ao passo que o time oponente com mais peças a disposição tem obrigatoriamente um foco para suas investidas contra o oponente.
Abaixo alguns exemplos:
O OMA precisa agredir o time adversário e não desperdiçar seu ataque, pode tanto derrubar os suportes como já mirar nos batedores oponentes. Ao mesmo tempo que não conseguir atacar ou mesmo errar ataque pode ser decisivo para a derrota do OMA.
Existem algumas possibilidades estratégicas que podem facilitar a vitória contra um OMA, uma delas é o posicionamento no mapa de modo a ser você a dar o primeiro ataque e não a peça de enorme pontuação, assim ela vai perder parte da sua periculosidade caso os novos cliques sejam de valores de combate reduzidos ou mesmo com poderes não muito eficientes fora que estará mais perto do "KO" pelo dano recebido. Outra possibilidade é "tankar", aumentar a defesa das suas peças segurar a ofensiva do OMA e no seu turno partir "com tudo" para cima do "mostro".
Em mapa Indoor (interno/fechado) o OMA não tendo "Phasing/Teleport" ou destruição de terreno bloqueador ao se movimentar você pode tentar "emparedar" ele com "Barrier/Barreira", o que pode não ser viável contra peças de base múltipla. Outra opção é defender/isolar seu time com barreiras, assim parte do time ataca e outra estabelece o bloqueio.
Usar o poder "Incapacitate" pode ser uma alternativa, mas pode ser respondida pelo "Willpower" especialmente forte de peças gigantes e colossais. Também tem a possibilidade de usar o poder "Outwit" ou "can't use" contra o OMA em especial na sua defesa para o dano "entrar" em sua totalidade.
No dia 03/09 foi realizado um for fun (partida amistosa) na loja Terranerdia em Realengo. Evento foi organizado pelo jogador Davi que está em um projeto de divulgação do Heroclix na loja.