sexta-feira, 11 de março de 2016

Modify x Replace - Posses x Can Use

 Seguindo nossos artigos sobre regras e detalhes do jogo. Vamos estabelecer as diferenças entre Modify e Replace e também entre Posses e Can Use.


 Existe uma regra do jogo (Regra de 3) que nenhum valor de combate (Range, Speed, Attack, Defense e Damage) pode ser modificado além de +3 ou -3. Caso ocorra uma modificação além disso, +3/-3, ela fica suspensa, por exemplo, dei +5 "Perplexs", somente +3 serão somados ao valor da peça e ficam +2 suspensos, o adversário dá -1 Perplex no mesmo valor, porém mesmo assim a peça continua com o +3 (e -1 em suspenso).


 O Replace não tem limitação da Regra de 3 e não impede seu uso, ou seja, um valor pode ser trocado em um valor maior que 3 e ainda por cima ser modificado em até +3/-3. O poder Defend pode provocar um grande "Replace" e ainda por cima o valor final pode receber uma modificação de até +3/-3. Por exemplo, uma peça com defesa 20 e Defend, a mesma usa Defend e Replace/Troca a defesa de um aliado adjacente com valor 14 para 20, além disso a peça, inicialmente com 14 de defesa e agora com 20 de defesa pelo Defend do aliado adjacente, recebe três "Perplexs" ficando com uma defesa final de 23; assim o aumento foi de +9 no atributo defesa.


 Um poder "Posses" (possuído) por um personagem pode ser counterado/anulado, via Outwit por exemplo; já um poder que o personagem "Can Use" não pode ser counterado/anulado via Outwit. A não ser que esteja especificado "this power cannot be ignored", Pulse Wave ignora todos os efeitos de jogo, sejam "Posses", "Can Use", equip, relic, resource, etc.


Tem um possível trocadilho "Quem 'posses' também 'can use', mas 'can use' não é 'posses'".


 Grato às colaborações de José de Segadas (José das Galáxias) e Thiago Paschoalino (Deadpool). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário