A partir da
série “Superman/Wonder Woman”, a Wizkids, empresa responsável pelo Heroclix,
mudou as regras de tamanho das peças estabelecendo novas mecânicas e
possibilidades estratégicas. Esse artigo deseja ser um guia bem simples sobre
as mudanças acessível do novato ao veterano. Vou misturar inglês e português
para melhorar a comunicação, qualquer dúvida não hesite em perguntar.
As peças no
Heroclix tem quatro tamanhos/dimensões possíveis: Tiny, Standard, Giant e
Colossal. Assim as peças simulam tanto personagens diminutos como gigantescos.
Cada tamanho agrega características que podem, ou não, conferir habilidades e
tem um símbolo correspondente impresso no dial da peça para fácil identificação.
●Tiny – Modifica a defesa em +1 contra ataques a
distância. Essa habilidade não pode ser desligada (outwit e similares).
●Standard – Nenhuma habilidade em especial.
●Giant – Tem Great Size (imagem abaixo) e Giant Reach
2, ou seja, faz ataque “corpo a corpo” em até dois quadrados de distância. Ignora
elevações, hindering e outdorr blocking para movimento. E pode atirar, mesmo
com oponente colado. Linhas de fogo não são mais bloqueadas passando por elevação e terreno bloqueadores outdoor tanto ele atirando em alguém quanto alguém atirando nele. Esse personagem agora pode ocupar múltiplas elevações. Essa
habilidade não pode ser desligada ou ignorada.
●Colossal – Tem Great Size (imagem abaixo), e Giant Reach
3, ou seja, faz ataque “corpo a corpo” em até três quadrados de distância e Colossal
Stamina (segunda imagem). Ignora elevações, hindering e outdorr blocking para
movimento. E pode atirar, mesmo com oponente colado. Esse personagem agora pode
ocupar múltiplas elevações. Essa habilidade não pode ser desligada ou ignorada.
Quem conhecia as regras anteriores percebeu diversas
mudanças, não vou relatar como era, pois meu foco é mostrar como é de agora em
diante e evitar confusão na cabeça do leitor.
Outras regras
adicionais ao tamanho envolvem Line of Fire (linha de tiro), Break Away (fuga),
Knock Back (empurrão) e Carry (carregamento de personagens). Abaixo um print do
guia da Wizkids e posterior explicação simplificada.
● Line of Fire (linha de tiro) – Linha de fogo não é
bloqueada por personagens menores que o atacante. Por exemplo, uma peça
Colossal está atacando uma peça Tiny, mas entre ambos existem peças Standart e
Giant, mesmo com adversários no caminho, porém de menor tamanho, o Colossal por
mirar, ou seja, atacar a distância o Tiny sem qualquer problema. E é uma faca
de dois gumes, se você vê, você também é visto.
● Break Away (fuga) – Ao fugir de adversários
menores e rolar o D6 para fuga acrescente +1 ao resultado do dado. Se forem
duas categorias de tamanho diferentes, a fuga é automática. Caso seja uma adversário de mesmo tamanho não
existe qualquer bônus.
● Knock Back (empurrão) – Para empurrar um
personagem é necessário que o empurrado seja do mesmo tamanho que o empurrador
ou menor. Colossal empurra a todos e a
si mesmo, Giant empurra Giant, Standard e Tiny, Standard empurra a si mesmo e
Tiny e Tiny só empurra Tiny.
● Carry (carregamento de personagens) – Personagens
não podem carregar peças maiores que si.
Todos agora tem Carry para levar 1 aliado menor (não fazendo diferença os combat
symbols nesse caso) reduzindo a velocidade em -1 (mesma redução do carry comum) Por exemplo, Colossal pode carregar Giant, mas Giant
não carrega Colossal.
Caso tenha
ficado alguma dúvida sobre tamanho pense na “fórmula” abaixo:
Tiny
< Standart < Giant < Colossal
A habilidade
Plasticity recebeu modificação:
Os inimigos, ao rolarem Break Away (fuga), reduzem –
2 no valor do dado, personagens menores ou do mesmo tamanho finalizam o
movimento ao entrarem em quadrado adjacente ao personagem com Plasticity.
A mudança foi feita para dar algum sentido ao
Plasticity. Não fazia sentido alguém com o tamanho de uma formiga parar alguém
com o tamanho de um prédio. Se você tem 2 categorias de tamanho acima (colossal
para normal) você ainda dá Break Away automaticamente. Se você é gigante tem +1
de bônus para Break Away o que contrabalança um pouco a penalidade de -2 do Plasticity.
As peças de coleções subsequentes virão com “Giant
Reach X” na sua carta, sendo que X é um valor diferenciado, pois várias delas
não usarão a regra padrão de Giant Reach 2 para gigante e 3 para colossal.
Espero ter ajudado com esse momento de atualização de regras e agradeço ao José de Segadas pela ajuda na revisão.
uma duvida.
ResponderExcluir● Knock Back (empurrão) – Para empurrar um personagem é necessário que o empurrado seja do mesmo tamanho que o empurrador ou menor. Colossal empurra a todos e a si mesmo, Giant empurra Giant, Standard e Tiny, Standard empurra a si mesmo e Tiny e Tiny só empurra Tiny.
uma duvida, antigamente o ignorar Knock Back era parte da habilidade Great Size que podia ser ignorado, logo um PW que desse Knock Back, empurrava peças gigantes e colossais, agora esta regra do Knock Back deixou de ser uma regra de uma habilidade e virou regra geral.
o PW então não da Knock Back em peças mais da peça que deu o PW?
Size não pode ser igniorado, assim não tem empurrão de uma peça menor em uma peça maior.
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