sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Guia sobre size (tamanho) das peças no Heroclix

A partir da série “Superman/Wonder Woman”, a Wizkids, empresa responsável pelo Heroclix, mudou as regras de tamanho das peças estabelecendo novas mecânicas e possibilidades estratégicas. Esse artigo deseja ser um guia bem simples sobre as mudanças acessível do novato ao veterano. Vou misturar inglês e português para melhorar a comunicação, qualquer dúvida não hesite em perguntar.
 As peças no Heroclix tem quatro tamanhos/dimensões possíveis: Tiny, Standard, Giant e Colossal. Assim as peças simulam tanto personagens diminutos como gigantescos. Cada tamanho agrega características que podem, ou não, conferir habilidades e tem um símbolo correspondente impresso no dial da peça para fácil identificação.

●Tiny – Modifica a defesa em +1 contra ataques a distância. Essa habilidade não pode ser desligada (outwit e similares).

●Standard – Nenhuma habilidade em especial.

●Giant – Tem Great Size (imagem abaixo) e Giant Reach 2, ou seja, faz ataque “corpo a corpo” em até dois quadrados de distância. Ignora elevações, hindering e outdorr blocking para movimento. E pode atirar, mesmo com oponente colado. Linhas de fogo não são mais bloqueadas passando por elevação e terreno bloqueadores outdoor tanto ele atirando em alguém quanto alguém atirando nele. Esse personagem agora pode ocupar múltiplas elevações. Essa habilidade não pode ser desligada ou ignorada.

 ●Colossal – Tem Great Size (imagem abaixo), e Giant Reach 3, ou seja, faz ataque “corpo a corpo” em até três quadrados de distância e Colossal Stamina (segunda imagem). Ignora elevações, hindering e outdorr blocking para movimento. E pode atirar, mesmo com oponente colado. Esse personagem agora pode ocupar múltiplas elevações. Essa habilidade não pode ser desligada ou ignorada.


Quem conhecia as regras anteriores percebeu diversas mudanças, não vou relatar como era, pois meu foco é mostrar como é de agora em diante e evitar confusão na cabeça do leitor.

 Outras regras adicionais ao tamanho envolvem Line of Fire (linha de tiro), Break Away (fuga), Knock Back (empurrão) e Carry (carregamento de personagens). Abaixo um print do guia da Wizkids e posterior explicação simplificada.


● Line of Fire (linha de tiro) – Linha de fogo não é bloqueada por personagens menores que o atacante. Por exemplo, uma peça Colossal está atacando uma peça Tiny, mas entre ambos existem peças Standart e Giant, mesmo com adversários no caminho, porém de menor tamanho, o Colossal por mirar, ou seja, atacar a distância o Tiny sem qualquer problema. E é uma faca de dois gumes, se você vê, você também é visto.
● Break Away (fuga) – Ao fugir de adversários menores e rolar o D6 para fuga acrescente +1 ao resultado do dado. Se forem duas categorias de tamanho diferentes, a fuga é automática.  Caso seja uma adversário de mesmo tamanho não existe qualquer bônus.
● Knock Back (empurrão) – Para empurrar um personagem é necessário que o empurrado seja do mesmo tamanho que o empurrador ou menor.  Colossal empurra a todos e a si mesmo, Giant empurra Giant, Standard e Tiny, Standard empurra a si mesmo e Tiny e Tiny só empurra Tiny.
● Carry (carregamento de personagens) – Personagens não podem carregar peças maiores que si. 

Todos agora tem Carry para levar 1 aliado menor (não fazendo diferença os combat symbols nesse caso) reduzindo a velocidade em -1 (mesma redução do carry comum) Por exemplo, Colossal pode carregar Giant, mas Giant não carrega Colossal.

 Caso tenha ficado alguma dúvida sobre tamanho pense na “fórmula” abaixo:

Tiny < Standart < Giant < Colossal

 A habilidade Plasticity recebeu modificação:


Os inimigos, ao rolarem Break Away (fuga), reduzem – 2 no valor do dado, personagens menores ou do mesmo tamanho finalizam o movimento ao entrarem em quadrado adjacente ao personagem com Plasticity.


A mudança foi feita para dar algum sentido ao Plasticity. Não fazia sentido alguém com o tamanho de uma formiga parar alguém com o tamanho de um prédio. Se você tem 2 categorias de tamanho acima (colossal para normal) você ainda dá Break Away automaticamente. Se você é gigante tem +1 de bônus para Break Away o que contrabalança um pouco a penalidade de -2 do Plasticity.

As peças de coleções subsequentes virão com “Giant Reach X” na sua carta, sendo que X é um valor diferenciado, pois várias delas não usarão a regra padrão de Giant Reach 2 para gigante e 3 para colossal.

 Espero ter ajudado com esse momento de atualização de regras e agradeço ao José de Segadas pela ajuda na revisão.

2 comentários:

  1. uma duvida.

    ● Knock Back (empurrão) – Para empurrar um personagem é necessário que o empurrado seja do mesmo tamanho que o empurrador ou menor. Colossal empurra a todos e a si mesmo, Giant empurra Giant, Standard e Tiny, Standard empurra a si mesmo e Tiny e Tiny só empurra Tiny.

    uma duvida, antigamente o ignorar Knock Back era parte da habilidade Great Size que podia ser ignorado, logo um PW que desse Knock Back, empurrava peças gigantes e colossais, agora esta regra do Knock Back deixou de ser uma regra de uma habilidade e virou regra geral.

    o PW então não da Knock Back em peças mais da peça que deu o PW?

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    1. Size não pode ser igniorado, assim não tem empurrão de uma peça menor em uma peça maior.

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