quarta-feira, 1 de março de 2023

Guia Paradise Clix: Início das compras do iniciante (dicas)

 

 O presente artigo busca orientar o iniciante sobre seus primeiros gastos com Heroclix.O principal é obter um mapa, gastar pouco com peças (comuns e incomuns) e focar em peças de coleções recentes.

 Iniciar com peças que montem um time de 300 pts e que sejam comuns e incomuns para gastar/investir menos, pois a prioridade é aprender a jogar, ver se vai "engrenar no jogo" e sobretudo se divertir. Também com esse tipo de compra vai se adaptando ao "pauper" (pobre) modalidade competitiva que permite apenas peças comuns e incomuns (sem poder repetir peça no time/força inicial) e bane peças prime (borda verde). Abaixo tabela sobre raridade:

 
 

 Para adquirir peças, como não temos uma efetiva representação oficial no Brasil, é recorrer à importação direta (Coolstuff, Miniature Market, Troll and Toad e WizKids Store) ou comprar com particulares nacionais.

Na carta da peça pode perceber o ano de lançamento, procure peças desse ano ou até no máximo dois anos passados. Não que as peças antigas sejam todas ruins, a questão é ter um material mais atualizado que até permita jogar "Modern Age". No Heroclix existem as "ages" (eras) que dividem as peças e elementos diversos do jogo que podem ser usados em determinado torneio. Abaixo algumas observações básicas de cada uma "age" (era), mais detalhes dos formatos e banimentos de cada uma informe-se com a organização do evento:
Modern Age - Coleções recentes, geralmente do ano do lançamento até aproximadamente dois anos.
Silver Age - Todas coleções que a carta do personagem tem o dial da peça (a partir da coleção "Superior Foes of Spider-Man"). Inicialmente isso não ocorria no Heroclix.
Bronze Age - Todas as coleções com a base oreo (biscoito), pois inicialmente as bases eram achatadas. Também pode-se usar um elemento antigo do jogo chamado de ATAs (Additional Team Abilities). Ao contrário das "ages" (eras) anteriores, não é oficial. 

 As compras do iniciante devem estar voltadas para a for fun/casual (partida amistosa) sendo o metagame (peças competitivas) algo para um segundo momento para o caso de, após a fase de aprendizado, engrenar a entrada no mundo competitivo. Jogar amistosamente demanda muito menos gasto do que entrar em "competitivo".

  Abaixo alguns depoimentos de jogadores experientes sobre dicas para as compras do iniciante:

Tiago Pinto da Luz

 Se vocês estão pensando em comprar miniaturas sempre vejam antes qual o foco de vocês com o jogo, se querem miniaturas competitivas, se vão focar no casual, ou apenas para colecionar algum personagem querido. Sempre olhar bem se a miniatura atende o foco de vocês para não gastar dinheiro a toa. Feito isso procurar no Brasil ou fora dele, grupo de whatsapp e facebook ajudam muito nesse quesito. Existem sites como coolstuff, trollandtoad e até mesmo o ebay.
 E sempre levar em consideração o valor do frete ao comprar uma miniatura, pois as vezes pode sair mais caro que o preço da mesma.
 Um abraço  a todos e boas compras.

Fabio Guizarra

 Minhas dicas ao comprar peças de Heroclix? A primeira delas é: não tenha pressa! Heroclix é muito caro quando lança e só; após algumas semanas, muitas peças chegam a custar poucos centavos.
Se você é um jogador de meta precisa correr porque quanto mais jogo uma peça vê, mais isso reflete em seu preço. Muitas figuras ficam por meses esgotadas em razão do neta game. E não estou falando daquelas pecinhas de centavos! Vide a Scarlet Witch Chase de Disney+, não se acha pra venda e quando se acha custa mais de U$ 100.00.
 Agora, se você é iniciante e tá chegando devagar ao jogo, a dica é se empanturrar no buffet pauper (comuns e incomuns). O preço médio (deveria) justo de uma comum simples é de R$ 5,00 e uma incomum de até R$ 7,00. O jogo hoje está muito bom pra quem tá começando porque as pecinhas menos raras estão bonitas e baratas em relação às demais dentro de uma coleção.
 Um dica final no entanto, e isso vai justamente por minha experiência como um dos caras que mais vendeu Heroclix no Brasil é: considere que quem tá te vendendo importou e, com isso pagou vários tributos e teve várias aporrinhações. Se você não achar o preço justo, guarde pra si; você não tem noção da jornada que aquele vendedor trilhou pra colocar aquele valor naquela miniaturinha maravilhosa.

Brunno Barreto

 Pra quem está iniciando — ou quer iniciar — no clix, penso que a principal dica é comprar de personagens/equipes que a pessoa curte nas hqs/filmes. É um incentivo a mais jogar com um time do coração no tabuleiro — pessoalmente, gosto muito de representar na mesa as equipes das hqs que leio 😃
 Outra dica é tentar pegar peças de acordo com seu foco. Se o objetivo é conhecer o jogo, brincar e se divertir com os amigos, busque versões acessíveis dos seus personagens favoritos. Hj é possível montar times bem bacanas e razoavelmente competitivos apenas com peças comuns e incomuns de Vingadores e X-men, por exemplo.
 Se o foco é o metagame, tente avançar para essa fase logo depois de ter curtido o jogo, entendido as regras e poderes — já vi muito jogador gastar dinheiro à toa e perder muitas partidas, porque desconhecia regras básicas ou não sabia como jogar com as peças caríssimas que comprou.
Legal ter um mapa também, apesar de os starters estarem mais caros ultimamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário