quinta-feira, 7 de julho de 2022

O chamado "Efeito Paulinho" - Parte II

 

 O "Efeito Paulinho" é quando um jogador novato $investe$ demasiadamente no jogo e fica logo frustrado com seus resultados (derrotas) na mesa e para de jogar.  

 Estamos com inflação alta no Brasil, assim como a mesma está alta nos EUA, combustíveis a preço elevado repercutindo em diversos produtos. Temos casos emblemáticos de aumento de preços como o caso do leite que nesse momento está em média R$7,00.

 É notório que nós brasileiros empobrecemos nos últimos anos. Em época de crise é recorrente economizar, gastar menos, com lazer, o que vai afetar gasto com hobby como o caso do Heroclix. O que fazer?

 Não tenho nenhuma fórmula mágica e sim algumas sugestões e reflexões. A primeira coisa é fugir do "Efeito Paulinho", deixar de achar que gastar uma "fortuna" vai te fazer vencer torneios. Assim deve-se racionalizar ao máximo o que vai comprar fugindo de gastos impulsivos, adquirir somente o que vai REALMENTE jogar, seja for fun, torneio ou ambos. Outra atitude é vender as peças que não está utilizando seja individualmente ou elaborando pacotes. Também temos a troca como alternativa de aquisição de peças. Em caso de coordenação de eventos (Ligas ou jogadores que promovem torneios) as peças excedentes podem ser usadas de brindes em eventos ou mesmo de material para draft.  

 A rotação anual do Heroclix obriga o jogador ficar atento, pois muitas peças acabam perdendo valor de mercado, assim é comum pouco antes da rotação os jogadores mais experientes começarem a vender peças de coleções que "cairão" e assim já capitalizarem para peças mais recentes. 

 O que não pode é ficar com material parado, ou seja, nem joga nem está trocando ou vendendo. É um desperdício de dinheiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário