quinta-feira, 2 de setembro de 2021

A trindade do Heroclix: Outwit, Perplex e PC

 

 Três poderes são importantíssimos no Heroclix sendo eles presentes na maioria dos times competitivos ou pelo menos dois deles. Também fazem do seu time no for fun mais eficiente valendo aqui as observações desse artigo para partidas casuais e não apenas para torneios. São eles Outwit, Perplex e PC (Probability Control).

 Outwit (Anular Poder) mostra a importância de neutralizar os poderes do adversário como opção eficiente para combater a estratégia adversária e/ou abater peças. Não necessariamente o time precisa literalmente ter "Outwit", existe o chamado "Can't use (não pode usar), veja vídeo abaixo, e toda uma sorte de poderes com dano penetrante e poderes especiais, ou mesmo traits, que neutralizam poderes adversários. 

  Perplex geralmente é usado para aumentar o valor de ataque das suas peças, outro uso comum é aumentar sua defesa já antevendo uma ofensiva adversária. Assim aumentar sua probabilidade (veja tabela) de acertar o adversário ou resistir ao ataque inimigo é manobra importante no jogo que pode ser decisiva para sua vitória. Como atualmente Perplex não altera valor de dano poderes como Empower e Enhancement estão mais cobiçados no build (montagem de times), assim como qualquer forma de alterar valor de dano que o jogo disponibilize.

 PC (Probability Control) é um dos poderes mais úteis do jogo, diminui a sensação de demanda de "sorte" no jogo dando nova oportunidade de acertar ou escapar do ataque (adversário errar nos 2D6) conseguir ou falhar (adversário) na fuga. Está cada vez mais comum o build (montagem de times) com "temáticos" para se ter acesso ao chamado "PC Temático", obviamente outra alternativa, que não exclui o time ser "temático", é o time ter peça com PC no dial ou carta (trait) ou obter por outro meio.

 

  Termino aqui observando que o poder Leadership (Liderança) está cada vez mais relevante e muito presente nos times. Ele acrescenta uma agilidade na possibilidade de ações com suas peças pela chance recorrente de remoção de marcadores de ação, assim mesmo sem a existência do "dano de esforço" (abolido nas regras atuais) "manter peças limpas" confere agilidade para a execução da sua estratégia na partida. A mesma coisa vale para a nova configuração do poder Willpower.

Nenhum comentário:

Postar um comentário