quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

O chamado "Efeito Paulinho"

 

  O "Efeito Paulinho" é quando um jogador novato $investe$ demasiadamente no jogo e fica logo frustrado com seus resultados (derrotas) na mesa e para de jogar. 

 É algo que deve ser observado pelas ligas de modo a estabelecer condições de crescimento para os iniciantes alertando para gastos desproporcionais para alguém que está conhecendo o jogo, aprendendo as regras e como ainda está aprendendo não tem plena consciência de como gastar. Minha sugestão para os organizadores é orientar o iniciante a gastar pouco e gradualmente, a medida em que ganha experiência, vai aumentando ou não seu $investimento/gasto$. 

 O "Efeito Paulinho" tem esse nome em função de um jogador aqui no Rio de Janeiro chamado Paulinho (nome alterado para evitar exposição) que começou a jogar na época da coleção Fear Itself (2013), encantou-se com o tema e esculturas. Gastou bastante e praticamente completou a coleção. Porém a coleção é repleta de peças "pesadas" no sentido de terem muita pontuação e pouco a oferecerem no mapa com essa pontuação. Acabou "apanhando" nos torneios e desanimou do Heroclix. De certo modo ele achava que o "pay to win" o levaria às vitórias nos torneios, mas mesmo sendo relevante o investimento o jogo demanda saber construir os times, posicionamento, estratégia e sorte. Existe um caminho para o crescimento técnico do jogador iniciante que o gasto elevado não vai "magicamente" superar/abreviar a necessidade de conhecer as regras, dedicar tempo a aprender e amadurecer como jogador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário