A proposta deste artigo é mostrar alguns fundamentos para a montagens de times no Heroclix seja no for fun ou no ambiente competitivo. Nada impede de você pegar peças apenas para atingir a pontuação definida para a partida sem pensar em qualquer estratégia ou função para cada peça no seu time, porém estará comprometendo o aproveitamento do seu acervo jogando com peças desconexas pela falta de consciência de seu uso estratégico aproveitando menos o potencial disponível na mesa.
"Eu já joguei muito 4fun com peças aleatórias e não fazia nada. Hoje entendo que tem que ter um mínimo de interação entre elas"
Igor Dias
A forma mais simples de montar times é com o OMA (One Man Army) que pode ser entendido como o "time" só com uma peça custando os 300 pontos do build ou custando aproximadamente 75% do build total sobrando pouco para outras opções de composição de times.
G007 Juggernaut 300
Total: 300 pts
066 Lex Luthor, God of Apokolips 250
052e Big Barda 50
Total: 300 pts
041a Amazo 290
018e Superman 10
Total: 300 pts
040 Goblin King 275
G014p Proteus 10
G018p Wendigo 15
Total: 300 pts
Uma alternativa é aproveitar a interação já planejada pela WizKids. Como assim? Tem temas (palavra-chave) de coleções ou kits (starter/fast forces) que já são fabricadas prevendo interações especiais entre as peças. Ao colocar o exemplo abaixo dos "Starjammers" (palavra-chave) utilizado na coleção "House of X" ficará mais clara essa opção:
***Starjammers***
018 Corsair 60
"Once per turn, you may reroll the attack roll of a friendly character with the Starjammers keyword"
034 Hepzibah 60
"Sidestep, Perplex. // Hepzibah may use Perplex a second time each turn, but only to target another friendly character with the Starjammers keyword"
049 Ch'od 90
"Defend, Enhancement. When Ch'od uses Enhancement, friendly characters with the Starjammers keyword modify damage by +2 instead"
050 Raza 45
"When Raza uses Empower, friendly characters with the Starjammers keyword modify damage by +2 instead"
066 Waldo 40
"When Waldo carries, it may carry friendly characters with the Starjammers keyword that are up to 4 squares away instead of adjacent"
"UNIQUE MODIFIER - Friendly characters with the Starjammers keyword within 4 squares modify defense +1"
Outra opção é usar um Batedor Primário, peça com maior pontuação do time destinada a derrubar peças adversárias, com Suportes, peças para ajudar o time com Perplex/PC/Outwit/Support/Leadership/Telekinesis, assim o time fica em função de um "cara" para bater e outros para ajudar o mesmo. Simples e eficiente. Também pode-se usar Batedor Primário + Batedor Secundário (peça com pontuação mediana destinada a atacar) + Suportes.
G003r Nimrod 175
020 Juston Seyfert 40
046 Karima 75
006r Friends of Humanity 5
006r Friends of Humanity 5
Total: 300 pts
072 Binary 175
001 Rachel Grey 40
006 Cypher 35
G012p Cyclops Sentinel 50
Total: 300 pts
Outra opção é ter o time basicamente composto por Batedores Secundários com algum tipo de Suporte ou não.
009a Spaceknight 75
009a Spaceknight 75
009br Ikon 75
009br Ikon 75
Total: 300 pts
016 Batman Beyond 100
048 Bruce Wayne 40
016 Batman Beyond 100
048 Bruce Wayne 40
006 Alfred 20
Total: 300 pts
Já falei de Batedor Primário, Batedor Secundário e Suporte. Outra função importante no universo do Heroclix é o Táxi. Táxi é uma peça com pontuação baixa cuja principal função é o transporte de aliados. A ideia é movimentar todo seu time ou a maior parte dele com facilidade. A estratégia do seu time tem no Táxi uma alternativa segura de transporte em massa.
066 Waldo - Passenger: 4/Carrega 4 aliados
013 Happy Hogan - Passengers: 2/Carrega 2 aliados
008 Pip The Troll - Passengers: 2/Carrega 2 aliados
Independente da sua opção para o build (montagem do time) entenda que você deve montar seu time pensando em uma estratégia, uma forma de ter sua ofensividade e neutralizar a equipe adversária. Existe o chamado "Alpha Strike" onde se avança rápido com o time visando no começo da partida conseguir um ataque rápido e destruidor no time oponente, o próprio OMA pode ser entendido como uma estratégia, com uma peça causando muito dano e resistindo bastante a ataques, usar Telekinesis (Telecinese) para dar "place" em uma peça com Hypersonic Speed (Velocidade Hipersônica) para esta conseguir bater e se afastar com alguma segurança ou fazer Telekinesis posicionando um aliado com Running Shot (Corrida com Tiro) e alcance alto de modo a atacar longe da possível resposta do adversário, outra opção é fazer um time temático para ter a oportunidade de escolher um mapa que beneficia muito seu time, ficar na "Starting Area" (área inicial do jogo/borda roxa) e usar essa área como base e nela conseguir atacar seu oponente, parece estranho, mas algumas peças podem de alguma forma ficarem na área inicial e ainda agredir o oponente, também tem o Undying (imortal) onde o time é composto de peças que tem uma condição diferenciada de tomarem "KO" estabelecendo dificuldade de serem abatidas pelo adversário derrotando o time oponente de forma gradual, outra alternativa é usar muito o poder Incapacitate para impedir a continuidade da estratégia adversária ao passo que a sua fica liberada.
O assunto não está esgotado, ainda existem muitas possibilidades de composição de times assim como funções das peças no jogo. Mais alguma sugestão ficarei agradecido se deixar aqui no campo do comentário.
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