Heroclix é um jogo colecionável de miniaturas onde temos peças que batalham em uma mapa dispondo de seus poderes e habilidades. Existem jogos colecionáveis que são entendidos como board game (jogo de tabuleiro), seria o Heroclix um caso desse? Independente da resposta a WizKids, empresa responsável pelo jogo, lança, além das coleções regulares (sets) kits onde temos peças determinadas (fixas) e campanhas; nos board games é comum a presença de campanhas. O Heroclix, por exemplo, poderia ser entendido facilmente como um "WarGame" ou mesmo "Ameritrash".
Com dólar alto e dificuldade de ter mais de um hobby colecionável é comum jogadores ficarem focados apenas em um hobby perdendo a oportunidade de refletir sobre influências, semelhanças ou mesmo pertencimento a um ou mais estilos/campos de jogo/estratégia. A dificuldade em $manter-se$ estabelece dificuldade de identificação/diálogo com outros jogos e comunidades devido um certo "isolamento" provocado pela dificuldade de investimento. Acredito que a campanha no Heroclix seja a forma mais fácil de observar o quanto ele está imerso em um universo maior de possibilidade de entretenimento envolvendo estratégia, batalhas e miniaturas.
Campanha
As fotos acima são do "Heroclix: Battlegrounds – Avengers Vs Masters of Evil" que é uma espécie de "stater set" (kit para ajudar a iniciar no jogo), pode ser jogado da maneira mais comum, ou seja, dispor das peças montando times ou usando "cenários/campanhas" estabelecendo forma alternativa de aproveitamento dos personagens com uma história determinada assim como uso de personagens e mapa.
Alguns jogadores, sem perceber, fazem algo semelhante. São sobretudo jogadores casuais, apenas desejam algumas peças representando seus personagens preferidos, montam times fixos ou com mínima variação, e jogam sejam imaginando histórias ou não. É uma forma de for fun válida, assim como estabelecer uma história, original ou simulando alguma HQ, e colocar tudo isso no mapa em nome da diversão.
Fotos de um "for fun" temático Paradise Clix
Existem coleções antigas que, comparando com as recentes, apresentam peças com valores de combate defasados e/ou pontuação elevada para o que oferecem no mapa/jogo. O que fazer? A coleção "Senhor dos Anéis", por exemplo, tem a possibilidade de campanha, assim é estabelecido um uso fechado das possibilidades da coleção/edição sem misturar com outras. Também o jogador pode utilizar as peças/personagens desse universo em partidas contra outros desse mesmo universo, assim não existe problema de serem "antigas", pois estarão enfrentando peças balanceadas entre si. Também é possível imaginar batalhas ou mesmo "reproduzir" combates épicos da saga "Senhor dos Anéis".
Nenhum comentário:
Postar um comentário