quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Watch List (lista de observação)

 

 A Watch List (lista de observação) é um processo pelo qual são listados personagens e/ou outros elementos do jogo que a WizKids acha que podem apresentar um impacto negativo no Heroclix demandando alguma alteração. Estar na lista é uma indicação de que essas figuras/elementos do jogo estão sob revisão e ações podem ser tomadas no elemento figura/jogo visando um ambiente competitivo saudável com variações de time e estratégias e não uma repetição massificada das mesmas figuras no metagame. O que está na lista pode sofrer alteração ou mesmo continuar com sua mecânica inalterada, assim não podemos entender que a presença na lista garanta uma mudança, mas uma possibilidade. 

 A WizKids elabora Watch List (lista de observação) quando julga necessário, apesar disso existe atualmente uma previsão de realização de exame trimestral do andamento dos elementos do jogo que compõem Modern Age (torneio que só admite uso de coleções mais recentes).  

 Também podemos entender a existência de uma Watch List (lista de observação) como uma falha da WizKids em elaborar peças/elementos que acabam tornando-se tão fortes que são exaustivamente usados/repetidos em competições necessitando uma correção da empresa de sua falha, assim é questionável a qualidade, existência ou efetividade dos testes realizados no contexto de planejamento do lançamento de novas coleções. É maçante estar em uma competição e enfrentar "sempre" as mesmas coisas, isso inibe a variedade de estratégias no jogo e a entrada de novos jogadores no cenário competitivo.

 Também podemos entender que a busca por renovação do metagame Modern Age como uma estratégia de estimular o consumo, pois as peças alteradas pela Watch List (lista de observação) acabam exigindo novas estratégias, saem do competitivo e/ou abrem espaço para novas peças nos torneios demandando investimento dos jogadores sobretudo nas coleções mais recentes.  



sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Atualização do guia básico e PAC em Português

 

  Para quem não conhece existe um guia básico para jogar Heroclix e o guia dos poderes (PAC) em português feito por 🙏André Salgado🙏 . Recentemente duas TAs (Habilidades de Time) mudaram sendo estas a Skrulls e Minions of Doom. Abaixo as novidades:

 

 Abaixo a versão atualizada para download, sendo ótimo sobretudo para iniciantes e divulgação do Heroclix:

Baixe aqui!

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Heroclix é board game?

  

 Heroclix é um jogo colecionável de miniaturas onde temos peças que batalham em uma mapa dispondo de seus poderes e habilidades. Existem jogos colecionáveis que são entendidos como board game (jogo de tabuleiro), seria o Heroclix um caso desse? Independente da resposta a WizKids, empresa responsável pelo jogo, lança, além das coleções regulares (sets) kits onde temos peças determinadas (fixas) e campanhas; nos board games é comum a presença de campanhas. O Heroclix, por exemplo,  poderia ser entendido facilmente como um "WarGame" ou mesmo "Ameritrash".

WarGame

 Ameritrash

 Com dólar alto e dificuldade de ter mais de um hobby colecionável é comum jogadores ficarem focados apenas em um hobby perdendo a oportunidade de refletir sobre influências, semelhanças ou mesmo pertencimento a um ou mais estilos/campos de jogo/estratégia. A dificuldade em $manter-se$ estabelece dificuldade de identificação/diálogo com outros jogos e comunidades devido um certo "isolamento" provocado pela dificuldade de investimento. Acredito que a campanha no Heroclix seja a forma mais fácil de observar o quanto ele está imerso em um universo maior de possibilidade de entretenimento envolvendo estratégia, batalhas e miniaturas.

 

Campanha

 As fotos acima são do "Heroclix: Battlegrounds – Avengers Vs Masters of Evil" que é uma espécie de "stater set" (kit para ajudar a iniciar no jogo), pode ser jogado da maneira mais comum, ou seja, dispor das peças montando times ou usando "cenários/campanhas" estabelecendo forma alternativa de aproveitamento dos personagens com uma história determinada assim como uso de personagens e mapa.

 
 

 Alguns jogadores, sem perceber, fazem algo semelhante. São sobretudo jogadores casuais, apenas desejam algumas peças representando seus personagens preferidos, montam times fixos ou com mínima variação, e jogam sejam imaginando histórias ou não. É uma forma de for fun válida, assim como estabelecer uma história, original ou simulando alguma HQ, e colocar tudo isso no mapa em nome da diversão.

 

Fotos de um "for fun" temático Paradise Clix

 Existem coleções antigas que, comparando com as recentes, apresentam peças com valores de combate defasados e/ou pontuação elevada para o que oferecem no mapa/jogo. O que fazer? A coleção "Senhor dos Anéis", por exemplo, tem a possibilidade de campanha, assim é estabelecido um uso fechado das possibilidades da coleção/edição sem misturar com outras. Também o jogador pode utilizar as peças/personagens desse universo em partidas contra outros desse mesmo universo, assim não existe problema de serem "antigas", pois estarão enfrentando peças balanceadas entre si. Também é possível imaginar batalhas ou mesmo "reproduzir" combates épicos da saga "Senhor dos Anéis". 

Campanha
 Espero ter ajudado a você leitor (a) em sua reflexão sobre board games e o melhor aproveitamento do investimento no Heroclix. Um dos grandes prazeres de um hobby é reunir pessoas em torno de um gosto comum, não podemos esquecer disso apesar das competições que podemos travar com Heroclix.  

 Caso queira conhecer mais sobre o mundo dos board games clique no link abaixo. Até a próxima!

Poder de A a Z: Secret Identity (Identidade Secreta)

  

 No universo dos quadrinhos temos vários personagens com uma identidade secreta, basicamente a ideia é manter a identidade do herói incógnita para evitar ataques de inimigos a pessoas próximas e tentar uma "vida normal" para o herói fora de sua atividade pública. A WizKids na coleção "Spiderman and Venom: Absolute Carnage" aproveitou esse conceito e lançou personagens com uma "Secret Identity (Identidade Secreta)". 

 Basicamente a mecânica é um personagem que ao tomar "KO" (nocaute/"morrer") é trocado por outro listado em sua carta sendo esta sua "Secret Identity" (Identidade Secreta). Essa peça fica no clique 9 e ao tomar nocaute o adversário adquire mais 25 pontos (somando-se à pontuação da primeira peça). Resumindo a Gween Stacy, que custa 25 pontos, toma "KO" e seu dono a troca por uma "Ghost Spider" (tem na carta indicado que é Secret Identity) no clique 9, caso a Ghost Spider tome KO o adversário consegue 50 pontos.

 

Curiosamente as peças que começam no mapa são "Autonomous", ou seja, as ações não livres deles não contam para seu total de ações no turno. Assim Mary Jane, Peter Parker, Gween Stacy, Eddie Brock podem abusar desse recurso e ainda serem substituídos por peças que podem surpreender o adversário.

Símbolo de Autonomous