terça-feira, 24 de setembro de 2019

Dicas para torneios selados

 
 Os torneios selados no Brasil são raros devido nossa não distribuição oficial (efetiva) do jogo. A Devir tem a licença aqui no Brasil, mas não distribui de fato, encarecendo bastante o gasto para importadores particulares.  Assim são raros os selados aqui o que torna nossos jogadores inexperientes nessa modalidade. Aqui nos propomos a colaborar com o amadurecimento da comunidade nacional nessa questão. O presente artigo mostra a resposta de diversos jogadores à pergunta abaixo:

Quais dicas/orientações você daria para a montagem de um time em um selado? 

Rafael Souza (jogador brasileiro na Austrália)

 Na Austrália jogamos dois tipos de evento selado: um deles deve ser o mais tradicional de 300 pontos, no qual cada um compra 1 ou 2 boosters e temos que montar um time de 300 pontos com apenas estes boosters. No outro modelo (quando tem menos gente e vamos jogar um battle royale por exemplo) compramos 1 booster cada um e fazemos um “draft”, ou seja, cada um pega uma peca do booster e passa o booster para o próximo. Ou seja, ficam 4 boosters circulando em sentido horário e cada um pega uma peca e passa ate cada um ter 5 pecas e não sobrar mais nada (os pontos neste caso acabam sendo mais que 300 mas ainda eh considerado um jogo de 300 pontos).
 Portanto as estratégias sao diferentes. Para o jogo tradicional de 300 pontos 1-2 boosters a ideia eh tentar fazer um time mais sinérgico possível. Se conseguir melhor ainda fazer um Named Theme Team para ganhar Theme Team Probability Control (mesmo que sobrem pontos prefiro deixar do que quebrar o tema pois probability control pode ser decisivo neste tipo de formato visto que o oponente provavelmente não vai ter muitos Probs).
 Outra coisa que prefiro fazer eh sempre tentar ter um personagem mais forte com custo alto por exemplo 150 pontos e outros 1-2 de suporte. Isso por que como podemos não estar muito familiarizados com as figuras, se você adicionar muitos personagens eh bem capaz de esquecer os poderes e fazer muita coisa errada, então se conseguir focar em apenas 1, 2 ou 3 fica mais fácil controlar e lembrar de tudo visto que temos apenas alguns minutos para “estudar” as pecas que acabamos de tirar nos boosters.
 Já no outro formato battle royale no qual pegamos as pecas ate acabar o booster (ou seja jogamos com 5 pecas independente dos pontos) nesse caso eu sugiro pegar as pecas mais fortes que aparecerem na sua frente. Costumo pegar sempre a mais forte do booster que me eh repassado e nas ultimas 4-5 eu me preocupo em tentar achar um suporte, probability control, outwit ou algo do gênero. Fica um pouco mais difícil construir Named Theme Team nesses casos e temos apenas alguns segundos para pegar uma peca e repassar o booster ao próximo.

Tiago Pinto da Luz

 Conseguir probability control em selado é  muito importante, somando isso a peças  grandes, defesas altas se destacam muito em um selado. Peças  de 200 pontos ou + aparecem bastante em selado, tanto que no mundial de times de 2019, o jogador que saiu invicto  estava com 175 Nimrod e 125 Onslaught.

 Otacilio Cardoso

 Use um OMA (One Man Army) ou uma peça batedora primária que gaste mais da metade dos 300 pontos do build. Outra possibilidade seria Batedor Primário + Batedor Secundário + Suporte ou time basicamente de Batedores Secundários com Suporte ou não. Arrumando um Perplex, Outwit ou PC está show de bola.
 Sabendo qual será a coleção do selado estude-a, é comum já terem análises prontas que classificam as peças como boas para o selado e/ou competitivo de modo geral. Assim você já ganha uma ideia do que fazer ao receber seu material em mãos. 

Pedro Rocha

 O que fazer antes da partida. Estudar as peças do set (esse conselho serve pra qualquer jogo mas especialmente pra selado), mas para ser pratico, o que estudar? Eu foco em 3 aspectos:

1 - quais são as principais ameaças do set? Peças mais perigosas, por que? Como as derrotar.
2 - quais poderes de defesa são mais abundantes. É um set focado em redutor ou avoidance? Quais peças lidam bem com cada tipo?
3 - Quais poderes de support são mais prevalentes? Perplex, Prob ou Outwit?

 No dia do jogo é bom lembrar que vc não estará enfrentando um time feito em casa com saída pra quase tudo e cheio de sinergia. As pessoas estarão montando o time com o que tiverem, então saber as questões acima é o que te dará a vantagem necessária  para ir bem. Não adianta torcer pra sair a peça X, tem que saber montar com o que aparecer. Tente montar temático porque o Prob e o mapa ajudam demais, mas não fique na Paranoia de ter que ser temático. Se suas peças com os poderes de suporte mais raros e a capacidade de lidar com as ameaças mais fortes não formarem um temático, ok, faz parte.
 Em resumo entenda o que vc vai enfrentar, as ferramentas disponíveis e tente montar um time que tenha o maior número delas possível. Acima de tudo, lembre-se de se divertir!!!!

Diego Silva

 O primeiro passo pra montagem do time começa antes do evento em si: estudar a coleção. Saber quais as melhores peças individualmente, quais peças o oponente pode usar, etc...da uma vantagem muito grande.
 O segundo passo que gosto de seguir, já no selado em si, é ver se saí com peças boas o bastante pra fazer um time temático (nomeado, se possível). O time dessa forma pode ficar um pouco mais fraco que um não-temático, se olhar as peças individualmente, mas o ttpc faz muita diferença em um jogo onde podem faltar poderes de suporte.
 Em terceiro é só seguir as dicas de montagem de time em geral. Se possível pegar uma peça muito boa e montar o time em torno dela, com suportes, talvez um batedor secundário.
 Claro que vai depender um pouco da sorte, pra sair com peças fortes, mas seguindo esses passos da pra conseguir bons resultados, mesmo não tendo os melhores boosters 🙂.


Nenhum comentário:

Postar um comentário