terça-feira, 4 de setembro de 2018

Entrevista com Diego Silva campeão do Open Taubaté (setembro) 2018

 Nos dias 01 e 02 de setembro foi realizado mais um Open, evento com suporte oficial da Wizkids, no Brasil mais precisamente em Taubaté. Dessa vez o campeão foi o Diego Silva já tido como um dos principais jogadores em atividade no Brasil. Com muita alegria a Paradise Clix entrevista mais um grande jogador nacional.

Você e uma galera de Guaxupé (MG) são presença regular em eventos importantes no Heroclix nacional. Qual a importância/ligação dessa persistência e sua vitória no Open?

 Sem dúvida a insistência foi muito importante. Desde que comecei a jogar há 2 anos participei de todos os eventos de nível "nacional". Aprendi muito com os oponentes nesses eventos, a experiência é muito diferente de jogar somente com as mesmas pessoas, localmente. Além desse aprendizado, comparecer aos eventos ajuda o jogo a crescer no país, então sempre que possível, compareçam!

Como você definiria o nível técnico de Guaxupé dentro do cenário nacional?

 Hoje posso dizer que não deixamos a desejar, comparando a comunidades mais estabelecidas como RJ/SP/Taubaté, apesar de só termos 3 jogadores "fixos" no momento.

Na sua visão quais são os principais jogadores nacionais?

 Aí apertou. Em geral é esse pessoal que tá sempre se classificando pra top 8 nos campeonatos kkkkk
Citando alguns nomes (mas não todos, pois não vou lembrar):
RJ: Marcos, Chefe, Kurt, Segadas...
Taubaté: Tauil, Gouvêa, Derso, Picolé, Salomão...
SP: Bellani, Wilson, Victor, Pedro...
A Galera de Guaxupé tbm que tem feito bonito nos últimos campeonatos...
E temos o Pinto sozinho lá no Sul.

Alguma sugestão, elogio ou crítica às organizações/ligas nacionais de Heroclix?
R: Acho que só sugestões: 1° Tentem organizar algo para atrair novos jogadores pro HC. Nossa comunidade ainda é muito pequena se comparada a várias outras do tipo.
2° Novamente, prestigiem os eventos a nível nacional, pro Brasil voltar ao "mapa" da wiz. Sei que várias ligas reúnem dezenas de pessoas quase todos os meses, para suas etapas. Não consigo entender o motivo de nem metade deles participarem desses eventos maiores.

Quais foram suas principais conquistas no Heroclix?
R: Esse Open foi o único que ganhei. Antes disso só passei raspando: havia ficado em 3° no nacional em SP, 3° no Open anterior, 5° no nacional do RJ e 7° no Open do início de 2017.

Você acha que Heroclix é "pay to win" e selado "sorte"?
R: Não e não. Como em praticamente todos os jogos competitivos/colecionáveis, peças fortes/raras ficam mais caras que o resto. É uma relação óbvia. Mas nem sempre o time mais caro vence. Temos aí como exemplo o time do Murilo no nacional do RJ que custava menos de 200 reais e o do Picolé no último Open, também bem barato se comparado aos adversários.
Quanto ao selado, sorte com certeza ajuda muito mas se o jogador não for bom o time não joga sozinho.

O que você acha do atual metagame?
R: É o meta mais bonito desde que comecei a jogar. Não tem um time dominando tudo como na época do quinjet/ultrons ou Jakeem/GK. Tanto no último nacional quanto nesse Open os times estavam muito variados.

O que no seu pensamento é fundamental para a formação de um jogador de Heroclix de alto nível além do $investimento$ financeiro propriamente dito?
R: Jogar. Estudar os times do Meta, dials, discutir times, tudo isso ajuda, mas o mais importante é treinar muito.

Qual foi seu time e estratégia no Open?

Joguei com um time de X-Men que apareceu lá fora, com pequenas mudanças:
Blackbird + resource dial
2 wolverines
cyclops sr
Moira
Darwin
Pym tank
Boxing Ring
Ids: Wolverine, Cyclops, Professor x
Estudantes: Rusty, Cyclops, Jubilee, Leech.
As mudanças mais significativas foram:
O uso do Darwin ao invés da segunda Moira ou terceiro Wolverine, pois sabia que encontraria muito uni-mind e Goblin King por aqui ainda. Ele também ajuda muito contra Lockjaw (1/6 de chance de matar ele toda vez que escolhe poder);
Uso do Rusty da coleção no id ao invés do FF. Gosto mais desse pois mata peças com STOP bem facilmente.
A estratégia do time na maioria dos jogos é andar até o meio do mapa, ficando dentro do ringue com perplex na defesa. Dificilmente alguém consegue acertar o time após essa jogada, tendo 5 PCs temáticos contra. Logo em seguida chamar ids/bater com Wolverine e, sempre que possível, chamar um id como Real Boy do jato. Se alguma peça do time apanha os wolverines e o Cyclops podem bater como Free, além disso tudo.
Temia algum tipo de time/estratégia que no seu entendimento dificilmente seu time do Open conseguiria "se safar"?

 Esse time não tem grandes desvantagens contra nenhum especificamente. Algumas coisas podem atrapalhar bastante: energy explosion (Harley title), mind Control (Starro), mas o principal inimigo do time é o próprio Pym tank que também usei. Se o oponente conseguir aumentar o ATK o bastante pra acertar com ele, pode praticamente levar o jogo nesse ATK. Por sorte o alcance dos X-Men é muito alto, então da pra tentar matar o tanque do oponente antes dele conseguir usar.

Quais foram suas partidas mais memoráveis no Open?

 Praticamente todas. Meus 4 oponentes do sábado ficaram no top 8 de domingo, sendo que 3 deles estavam no top 4 junto comigo! Passei um aperto na maioria delas, mas se fosse pra citar uma seria a semifinal contra o Salomão. Consegui sair na vantagem pegando ele de surpresa já no turno 2. Chamei um cyclops na área inicial e consegui bater lá na área inicial dele, usando o tank pra matar o Groot e separar o time. No meu turno seguinte matei o Starfox com o cyclops Chase real boy. Depois disso ele foi recuperando e por fim empatou o jogo. Depois de uma jogada "burra" de cada lado consegui pegar o espelho da enchantress que estava no campo e bater no unimind com ele, só pra quebrar. Era a única coisa pontuável em jogo, além do Uni. Depois disso fui recuando, aumentando as defesas e o tempo acabou. Ganhei por 7 pts.

Quais são seus jogadores referência?

 Creio que sejam principalmente os de Guaxupé mesmo. É com eles que costumo discutir times/estratégias. Às vezes falo também com o Bellani e com o Pinto, sobre dicas/dúvidas.

Algum conselho para os jogadores novatos?

 Joguem bastante e não tenham medo do cenário  competitivo  🙂 Ao contrário de muitos jogos por aí, a comunidade de Heroclix BR é muito boa! Pra quem tá realmente começando, recomendo comprar peças de personagens que gosta, com mecânicas simples, pra aprender o básico. Depois disso recomendo muito participar de quantos torneios conseguir. Conforme falei lá em cima, é a maneira mais rápida de pegar experiência. Se não for conseguir jogar, apareça pra ver o pessoal e assistir a alguns jogos. Da pra aprender bastante coisa assim também.

Alguma mensagem para nossos leitores?

Ajudem a divulgar esse tipo de material, é uma maneira de incentivar a produção do pouco conteúdo que temos em Português sobre HC.

Um comentário: