quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Poder de A a Z: Times Temáticos

 O presente artigo tratará de Times Temáticos buscando ser bem simples e de especial ajuda para jogadores iniciantes. 

 Antes de mais nada é necessário falar sobre Keywords. Existem dois tipos as Keywords Genéricas e Nomeadas. As Genéricas aparecem em itálico na carta da peça/personagem e as demais Keywords, sem itálico, são as Nomeadas. Abaixo exemplos de cada uma delas para facilitar o entendimento de ambas:
 O time para ser considerado temático deve ser TODO composto de peças/personagens que compartilhem uma mesma keyword, seja Genérica ou Nomeada, o mínimo de personagens no time/força para a composição é de duas peças. Assim com duas peças ambas devem ter a mesma keyword, com três peças as três devem ter a mesma keyword, com quatro as quatro devem ter a mesma keyword e assim por diante. 

 Lembro que Bystanders (tokens como Apes/Seperts, peças simples com um dial só como Pym Pocket Tank e H.E.N.R.Y.) não contam para a composição de times temáticos e nem atrapalham, assim não é possível montar um time temático com apenas uma peça convencional e uma bystander, pois apesar de serem duas peças somente uma contará com a keyword para a definição de time temático. 
 Ao fazer um time temático a escolha de peças para o time recebe significativa limitação, pois somente poderão ser utilizadas peças com a keyword escolhida, ao contrário dos times não temáticos que podem estabelecer combinações com as diversas peças do formato (Modern ou Silver) independente de keyword, assim um time não temático tende a reunir um "elenco" mais poderoso que um time temático. Então por que fazer um time temático? A primeira coisa é o fator "fun", jogar com os X-Men ou Liga da Justiça para quem os curte é um passaporte para a diversão. O Heroclix estabelece alguns benefícios para os times temáticos, um deles é vantagem na rolagem para a escolha de mapa e outro, para times Nomeados, é o chamado "PC Temático".

 Ao rolar a iniciativa do mapa a rolagem do 2D6 recebe uma soma igual ao número de personagens com a keyword do tema. Assim um time Temático Genérico Animal com três peças proporciona um acréscimo de +3 aos 2D6 na rolagem para determinar quem escolherá o mapa da partida e um time Temático Nomeado Avengers composto de 5 peças proporciona um acréscimo de +5 aos 2D6. Lembre que Bystander não entra na conta de montagem de time temático e, obviamente, esta fora da contagem desse acréscimo na rolagem para o mapa. 
 
 Outro benefício para os times temáticos é o Themed Team Probability Control (TTPC) comumente chamado de "PC Temático" aqui no Brasil. É um benefício somente para times Temáticos Nomeados. As peças do time com a Keyword podem usar Probability Control "X" vezes no jogo, onde "X" é igual ao número de peças com a keyword do time Temático Nomeado no início do jogo sendo o máximo permitido de cinco (veja tabela). A peça não pode poder já usar Probability Control (no dial por exemplo), deve ter a keyword do time e Zero ou uma Aciton Token; a partir dessas condições a peça recebe uma Action Token e usa Probability Control (só pode ter alvo em outro personagem e não a si mesmo).
***Parte do manual sobre o tema***

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