●Aprenda a jogar. O ideal é contar com um jogador (a) experiente para transmitir o essencial do jogo, caso não seja possível pode-se tentar uma ajuda a distância seja via Facebook, Zap ou Skype, por exemplo.
Minha sugestão para os experientes, ou seja, quem está ensinando o jogo é apresentar o jogo com peças NPFFs (New Player Friendly Figures) que apresentam combinações simples de poderes e traits básicos ou mesmo nenhum trait. Ao jogar contra o iniciante não fique com gana de vencer a partida, explique ao jogador como ele pode fazer melhores opções no jogo em relação posição no mapa e uso dos poderes de modo que ele até mesmo consiga a vitória ou ao menos se aproxime dela. Deixe a "faca nos dentes" para um torneio e deixe aquela sua peça poderosa descansando dos hematomas das ultimas batalhas travadas.
●Leia o manual e tenha impresso, e com fácil acesso, o guia de poderes e habilidades, pois é um material de consulta recorrente, com o tempo boa parte dele estará decorado, mas no começo da trajetória no Heroclix o uso é intenso.
●Ao adquirir peças procure gastar pouco e com foco em peças NPFF. Quando inicia-se um hobby existe sempre o perigo de pagar um valor caro/acima do real/aceitável para obter determinado material.
Quando falo em começar gastando pouco penso em ganhar tempo para conhecer o jogo, a dinâmica dos preços e amadurecer, sem pressa, seu perfil de jogo e consumo.
●O iniciante tem várias opções para curtir o jogo, desde torneio ao for fun (partidas amistosas), o Heroclix permite uma gama enorme de temas e combinações para sua diversão. Não vejo necessidade de imaginar tensão entre entre torneio ou for fun, ambas são possibilidades válidas de diversão.
●A cana-de-açúcar só nos fornece seu doce "néctar" ao ser moído, assim não adianta ficar apenas comprando peça ou teclando na internet, só vai ser possível evoluir como jogador jogando, jogando, jogando, jogando, jogando...
●Participe de grupos sobre o Heroclix, existem ótimos no Facebook além de paginas de qualidade. Comunique-se, não fique isolado (a). Aqui o link de algumas opções nacionais:
●O site HCRealms é muito útil, sem dúvida o melhor do mundo dedicado ao Heroclix, e na parte "units" fornece fácil acesso a informações sobre as peças e elementos diversos do jogo além da facilidade de usar esses dados para montar times.
Abaixo dicas para novos grupos
●Tenha um local fixo para os encontros.
●Não se preocupe em ter grande numero de jogadores e sim em jogar e curtir em ambiente saudável.
●Escolha um nome e crie um logo para o grupo.
●Tenha uma reunião periódica agendada para jogar, seja semanal, mensal ou outra alternativa.
●Tenha um grupo no zap, grupo e/ou chat e/ou página no Facebook da equipe.
●Faça encontros para brincar (for fun) e torneios.
●Ao criar torneios estabeleça uma proposta e seja coerente com ela. Se o grupo quer focar no Heroclix brincando com o universo dos quadrinhos os torneios devem focar nessa postura, caso o grupo queira preparar para grandes eventos nacionais (ROC e Nacional) devem os torneios de alguma forma estabelecer algum relação com esse preparo, se a organização quer criar regras de torneios originais e usá-las anualmente deve implantá-las na sua agenda anual de eventos etc.
Parabéns ótimo artigo, jogo a pouco tempo e faço consultas regularmente aqui, valeu e continue com esse ótimo trabalho.
ResponderExcluirGrato pelo apoio. Também temos uma página no facebook e atendemos casos de dúvidas sobre o jogo e regras.
Excluir