segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Como foi o Nacional 2016 de Taubaté?



O Nacional não oficial de Taubaté foi um sucesso! Com a presença de quarenta jogadores de Taubaté, São Paulo, Rio de Janeiro, Guaxupé, Juiz de Fora e Florianópolis, jogamos duas classificatórias no sábado e a final no domingo. Tudo na Império Jogos, sede do time Super Donkeys de Taubaté. Tivemos o apoio da Domínio Nerd, que enviou 23 ID cards para engrossar nossa premiação – além dos IDs, muitos boosters de Joker’s Wild, diversas LE de op kits, Batman da bomba, Batman surfista, Turtle Vans e kits do Green Arrow.

No dia 10, o primeiro formato foi o de 300 pontos limitado e, o segundo, 400 pontos moderno. Domingo, dezesseis jogadores disputaram a final nos moldes oficiais: 300 pontos moderno. Este é um report misto: vai partir da minha visão como jogador, mas vai incluir algumas outras informações, já que participei da organização com Renan Ivo, André Pitelli e Tony Quelhas.

1 – 300 limitado: qual é a Questão?

A primeira etapa é sempre a melhor pra garantir a vaga na final. Descansado, bem alimentado e com chances consideravelmente menores de seu oponente estar fedendo suor. Montei um time original pra disputar a treta:

100 Question (chase)
80 Dr. Octopus
35 Overdrive
35 Spectre
25 Atomica
25 Nightwing

A ideia é simples: Overdrive entra na motoca e carrega os quatro pra ribalta. Como não é um time com redutores de dano, é preciso bater primeiro. No máximo no terceiro turno! Questão vai copiar a TA do Octopus e compartilhar seu valor de ataque com o doutor, que fará quatro golpes com 11 de ataque. Pra garantir o estrago, tem o Outwit do próprio Octopus, o do Questão e o Outsiders do Nightwing (a arma secreta!). São dois Probability Control pra dar aquela forcinha. Depois que o ataque é feito, Questão e Nightwing copiam a TA Mystic do Spectre e Nightwing dá um Sidestep soltando a Atomica adjacente ao inimigo. O time tem Plasticity, tem Precision Strike, Poison e dois batedores primários e dois secundários, que podem se beneficiar do Empower do Overdrive. É bastante equilibrado.
Minha primeira partida foi contra um time desengonçado de Proteus a 200 pontos e Engineer a 90 pontos, mais a Weapon Drop. Meu oponente sequer pontuou. A segunda partida foi suada, contra a clássica Krang Gang: Juston Seyfert, Bat-Mite, Night Nurse e o próprio Krang. O bicho veio babando, quebrou a parede e deu sete de dano no meu Octopus. Xablau. Depois voltou lá pra base como quem não quer nada. Chato. A moto acelerou e levou a galera pra perto dele. Estava preparado para receber mais uma pancada, mas dessa vez muito mais tranquila, graças ao Nightwing, que, lá de trás, apontou pra cara do Krang e disse: “outsiders”. Krang não podia modificar seus valores. Adeus, +2 em tudo. A fera veio um pouco mais mansa dando um Pulse Wave de 4 de dano no Questão e... ERRRRRROU! Daí foi começar a socar os suportes e o vilão das TMNT logo cedeu.

A terceira e última partida foi bem disputada e acabou empatada em 140 pontos para cada, com o oponente levando o jogo nos dados. O time adversário era uma Mary Marvel, dois Klarion e Pym Particles pra deixar a moça gigante e escapar de Plasticity. Fiquei chateado de perder nos dados, mas provavelmente eu não teria aguentado até o fim da partida mesmo. Enfim, essa derrota me impediu de me classificar pra final de domingo.

2 – 400 moderno: meu passado te condena!
 Pra segunda etapa, montei um time também original, temático +3 de Past:

125 Jenny Sparks (com 25 Eclipso)
120 Nick Fury
100 Zatara
20 Pandora’s Box (com Wrath e Pride)
10 IDs (Green Arrow, Nightwing)

Jenny é uma das minhas peças favoritas e eu tinha como missão pessoal usá-la nesse campeonato, já que a encarnação do século XX vai se aposentar em breve. É um time bastante agressivo, com Zatara dando Perplex de +2 e jogando a galera com Telekinesis. O trait monstro da Jenny, que impossibilita quem tomou a porrada de usar special powers, era essencial pra acabar com stop clicks dos comunistas e transformar o Devil Dinosaur num poodle. Infelizmente, não cruzei com nenhuma dessas peças. Com os dois pecados equipados, Nick e Jenny tinham ou Running Shot (brilha, Nick!) ou Probability Control (brilha, Jenny!). No melhor dos cenários, minhas três peças tinham PC. Os dois IDs estavam reservados pro Zatara chamar em caso de emergência.
 
Meu primeiro oponente foi um Galactus Zombie de convenção. Morri de medo? Sim. Mas consegui contornar a situação com os três Probability Control, enquanto o bichão colossal não tinha nem um. É um ponto fraco considerável da tática One Man Army – Galactus chegou a tirar erro crítico, sem nada a ser feito. A segunda partida foi contra aqueles times complexos de Quinjet: Fausto, Jarvis, Atom e mais um punhado de ID. A peleja foi boa, mas não aguentei o tranco quando a Quinjet conseguiu chamar o Nick Fury como real boy (isso é, com a free action da Quinjet). A única vantagem de enfrentar isso é que consegui levar 300 pontos, o que ainda me dava chances de classificar.
A terceira e última rodada foi contra um time temático de S.H.I.E.L.D.: Nick, Steve Rogers, Space Rig, Fitz e Simmons, com a Table cheia. Talvez sem levar em conta de que eu também tinha um Nick, meu oponente ganhou o mapa e botou aquele de Civil War com elevação no meio, o que não me atrapalhou em nada. Um pouco arriscadamente, meu primeiro movimento foi aumentar o range do Nick em +2 e atirar na fuça do Rogers, que dá muito suporte pras outras peças. O tiroteio comeu solto, o jogo estava equilibrado, mas Jenny mais uma vez decidiu o destino da partida: depois de tomar alguns cliques do Nick adversário, ela abriu o poder especial que dá a ela 3 bolts, ataque penetrante e ignorando personagem para linha de tiro. Como o time inimigo andava sempre juntinho pra ganhar bônus das TA e Enhancement, Jenny fez a festa: cada alvo toma um dano extra pra cada aliado adjacente. Vrau! Com duas vitórias e uma derrota mas cheio de pontos, classifiquei para o domingo.

3 – 300 moderno: a caixa gelada


Pra final, onde estavam os dezesseis melhores jogadores, usei uma variação do time Icebox:

110 Iceman (com 25 Eclipso)
65 Nighthawk prime
50 Ant-Man
20 Brimstone
20 Pandora’s Box (com Wrath e Sloth)
10 IDs (Lex Luthor, Nightwing)

Tudo muito bonito, tudo muito bom, mas perdi de cara pra versão tupiniquim do time do Ed Arnold-Berkovits, campeão do ROC. Iceman é ótimo para controle de jogo pequeno ou até mesmo médio, mas com peças vindo do nada, sem ter sofrido os ataques do Iceman, pouca coisa consegui fazer.

Segue a lista dos outros quinze melhores times do Brasil, sem ordem de classificação:
Tiago Pinto da Luz (1° lugar)
2x 30 Ultron-1 (Drone)
2x 30 Ultron-7 (Drone)
2x 30 Ultron (Future-Drone)
3x 20 Brimstone
25 Solaris
35 Avengers Round Table (Thor, Green Arrow, S.H.I.E.L.D. lvl 7, Black Canary, Superman and Martian Manhunter)

Guilherme Salomão (2° lugar)
110 Iceman (com 25 Eclipso)
75 Quicksilver
65 Nighthawk prime
20 Pandora’s Box (com Wrath e Sloth)
5 ID Hawkeye

Pedro Schmidt
75 Quinjet (com resource)
80 Felix Faust
40 Jarvis
30 Ultron-8 (Drone)
30 Ultron-6 (Drone)
15 The Atom
30 IDs (S.H.I.E.L.D. lvl 7, Nightwing, Batman, Black Panther, Hawkeye, Green Arrow, Superman, Black Canary, Shang-Chi)

Ederson Moura (Derso)
95 Doop
92 Resurrection Man
60 Mystique
40 Pandora’s Box (full)
10 IDs (Triathlon, Shang-Chi)

Pedro Rocha
145 Quinjet (com resource)
40 Jarvis
30 Ultron-6 (Drone)
30 Ultron-18.2 (Drone)
25 Atomica
30 IDs (2x S.H.I.E.L.D. lvl 7, Batman, Nightwing, Green Arrow, The Atom, Hawkeye, Bucky Barnes, Iron Man)

Rafael Gouvea
125 Punisher Van
70 Mr. Mxyzptlk
10 Morlock (com 35 Proteus)
25 Solaris
24 Pandora’s Box (com Envy, Pride e Lust)
10 IDs (S.H.I.E.L.D. lvl 7, Ares)

Tiago Toledo
75 Quinjet (com resource)
120 Nick Fury
50 Harley Quinn
25 Atomica
25 IDs (Hulk, Iron Man, Triathlon, Wonder Woman, Martian Manhunter)

André Rodrigues (Chefe)
100 Koriand’r (com 25 Eclipso)
100 Koriand’r (com 25 Brainiac)
12 ATA Red Hood
24 Pandora’s Box (com Wrath, Lust e Sloth)
10 IDs (Batman, Hawkeye)

Euler Machado (Juca)
170 Shazam! (com 25 Eclipso)
75 Doctor Strange (com 12 Supreme Intelligence)
8 ATA Midnight Sons
10 IDs (Batman, S.H.I.E.L.D. lvl 7)

Isac Silva
200 Lex Luthor
50 Jean Grey
15 Betty Brant
35 Justice League Teleporter (Wonder Woman, S.H.I.E.L.D. lvl 7, Batman, Thor, Hawkeye, Green Arrow)

Victor Vitiello Silva
150 Batman/Superman Robot
70 Mr. Mxyzptlk
40 Juston Seyfert
28 Pandora’s Box (Sloth, Gluttony, Wrath e Pride)
10 IDs (Batman, Nightwing)

Pedro Henrique (Picolé)
200 Lex Luthor
25 Atomica
30 Green Lantern
9 ATA Justice League: New 52
35 Justice League Teleporter (Lex Luthor, Wonder Woman, S.H.I.E.L.D. lvl 7, War Machine, Batman, Superman)

Marcellus Ferreira
75 Quinjet (com resource)
80 Felix Faust
40 Jarvis
30 Ultron-7 (Drone)
30 Ultron-6 (Drone)
15 The Atom
25 IDs (S.H.I.E.L.D. lvl 7, Red Tornado, Black Canary, Batman, Iron Man, Green Arrow, Wonder Woman, Hawkeye, Spider-Man)

José de Segadas
130 Mephisto
2x 70 Klarion
20 Pandora’s Box (Sloth e Wrath)
10 IDs (Black Canary, S.H.I.E.L.D. lvl 7) 

Weimar Espinal Sullaez
70 Arcade
75 She-Hulk
50 Goliath
50 Wasp
20 Titano
35 Avengers Round Table (Thor, Hellcat, Wonder Woman, Doctor Strange, Swordsman, Namor)

O jogador Rodrigo D'Amico não pôde comparecer. Mas esse é o time que ele usaria:
200 Lex Luthor
10 Thug (com 35 Proteus)
20 Brimstone
20 Pandora’s Box (com Wrath e Lust)
15 IDs (Superman, Supergirl, Wonder Woman)
 
Alguns jogos estão disponíveis na página do Super Donkeys do Facebook.

Um comentário: