quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Como organizar sua liga de Heroclix



As ligas mensais são uma das melhores maneiras de organizar a comunidade do Heroclix. Abaixo, algumas dicas e observações sobre como organizar a sua própria liga baseadas na experiência que tive à frente da Liga Superdonkeys de Heroclix de Taubaté, durante 2016, ao lado do amigo Renan Ivo:

1 – SAQUE O ESPÍRITO
Antes de mais nada, você deve compreender o espírito do grupo de jogadores. Um pastor precisa conhecer seu rebanho. Antes de elaborar as etapas, leve em consideração o perfil dos jogos que rolam por aí: se os jogadores investem pouco no hobby, não crie situações em que peças caras possam facilmente se sobressair. Se a maioria ainda está começando, evite pedir times muito completos, com recursos e relíquias, por exemplo. Se o pessoal é mais chegado num for fun, favoreça etapas temáticas. Faça com que a liga seja um reflexo do que os jogadores gostam, mas, preferencialmente, sem esquecer o cenário competitivo – é claro que o pessoal pode ter uma etapa da zoeira, mas se os jogos costumam ser entre 300 e 400 pontos, ir muito além disso não vai preparar o jogador para os eventos oficiais.

2 – AJEITE A ESTRUTURA
Primeiramente, você precisará de um local. Dê preferência às lojas e aos lugares públicos, pois nunca se sabe quando alguém pode se interessar pelo jogo. Na casa de alguém pode haver conforto e segurança, mas nenhum jogador novo vai bater na porta perguntando se pode participar. Depois, faça o registro do local e dos jogadores no sistema da Wizkids. É muito importante que todas as partidas sejam registradas lá – é uma maneira eficaz de mostrar à Wizkids que nossa comunidade está viva. Além disso, o sistema que o site disponibiliza é bom para a organização e pareamento. Leve um tempinho para sacar as ferramentas disponíveis – manjar inglês ajuda. O Brasil ainda patina na organização de eventos oficiais também porque não há mostra significativa de que somos um grupo estruturado.

3 – ELABORE AS ETAPAS COM CARINHO
 Muito cuidado na hora de definir as etapas. Pense duas vezes antes de decidi-las e sempre vale a pena se perguntar se a mão não está pesada. Leve em conta que os jogos são mensais e, portanto, os jogadores vão empenhar tempo e dinheiro. Não queremos ninguém bravo ou chateado. Como todo evento, a liga precisa ter o gostinho de algo que passa e não se repete. O segredo disso é a criatividade. Enquanto algumas limitações podem ser extremamente frustrantes, as criativas são divertidas e estimulam os jogadores a encontrar saídas alternativas. Todo jogador gosta de ser criativo. Por isso, as melhores etapas são as que limitam as opções, mas amigavelmente. Etapas excessivamente livres tendem a dar vantagem aos jogadores melhor equipados, aos que investem mais. Isso espanta a “clientela” – e, lembre-se, um número grande de jogadores é a única coisa que garante uma bela premiação no final da liga.

Um bom exemplo de limitação divertida é uma etapa em que são válidas apenas peças comuns ou incomuns. Os jogadores vão ter que quebrar a cabeça para montar um time efetivo. Um exemplo de péssima limitação é uma etapa em que são válidas apenas peças super raras ou chases. Não é todo mundo que tem tanta disponibilidade de investimento assim, e ninguém gosta de sentar à mesa pra ser atropelado. O mundo dos heróis é muito vasto. Pense em recortes inusitados, do tipo só heróis, só vilões, só heróis sem capa, só heroínas, só alienígenas, só personagens com parentesco, só sidekicks. Além de recortes do universo dos superpoderosos, também é possível ir pelos recortes do próprio jogo: só peças sem range, só peças que voam, peças que não repitam keyword e por aí vamos.

4 – NÃO VALORIZE OS VENCEDORES
Há ligas que dão ponto extra e vantagens para os vencedores como forma de premiá-los. Procure não fazer isso. Deste modo, os vencedores disparam e o restante acaba desanimando. Faça o contrário: deixe o pódio sempre na corda bamba, alimentando a disputa. Isso vai fazer com que os jogadores que queiram se manter no topo se dediquem cada vez mais ao jogo. E vai dar mais chance aos que querem usurpar o trono. Afinal, camarão que dorme, a onda leva. Uma maneira que encontramos de incentivar a corrida pelo primeiro lugar são os eventos paralelos que não influenciam diretamente nas partidas, apenas na tabela de pontos. Por exemplo: você pode arbitrariamente estabelecer que a quarta rodada é um evento de Trinity War. Os três primeiros colocados representam Batman, Superman e Wonder Woman. Quando algum outro jogador vencer um membro da Trindade, ele faz um ponto extra. Assim, em vez de fugir de quem costuma ganhar, ele vai querer pegá-lo na curva. Isso alimenta a disputa de um jeito salutar e não desequilibra a classificação geral.

5 – ENVOLVA A EQUIPE
Procure envolver a comunidade no trabalho da organização. É sempre bom ter ajuda para a preparação dos jogos e das mesas, para a operação do sistema da Wizkids, para atualização de tabelas e planilhas etc. Também é bacana ter alguém para o registro visual das partidas. Envolver gente em excesso pode atrapalhar a organização. Não envolver ninguém gera sobrecarga e insatisfação dos jogadores.

6 – PLANEJE A PREMIAÇÃO COM ANTECEDÊNCIA
Se você tem o apoio de uma loja cadastrada na Wizkids, ótimo. Sem problemas para importar mercadoria. Se não tem, procure vendedores em grupos no Facebook. Há muitos jogadores gringos dispostos a enviar cases para o Brasil. Se isso não for possível, converse com jogadores brasileiros que revendem material e explique a situação: quem sabe você não ganha um desconto para incentivar o jogo por aqui? Seja qual for o caminho da premiação, procure ser transparente com os jogadores, perguntando o que eles desejam ganhar, mostrando para onde está indo o dinheiro que investiram etc.
O modo mais justo para a premiação é o draft: bota-se todas as peças de premiação numa mesa e cada jogador escolhe uma de acordo com sua posição no ranking. Primeiro lugar, uma peça. Segundo lugar, uma peça. E assim vai até que não haja mais nada na mesa.
Pense na quantidade e na qualidade de premiação que você quer. Isso, junto com o número de jogadores, vai definir o valor da inscrição. Procure ter esse cálculo feito antes de começar a liga. Para servir como base, os jogos em Taubaté custam quinze reais e costumam ter uma média de vinte jogadores. Isso garante pelo menos dois cases no final do ano.

7 – PENSE NO COLETIVO
A cereja do bolo dessa lista é uma dica abrangente: tenha em mente o coletivo, sempre. Qual o melhor dia para as pessoas jogarem? Se possível, agende as datas com antecedência e procure não fazer alterações – muita gente precisa se organizar no trabalho ou em casa para poder jogar. Que tipo de prêmio a galera gostaria de ver no final do ano? Quantas etapas as pessoas devem jogar para terem direito à premiação? Quem é reconhecido pelo grupo como um bom juiz? São muitas as questões que você precisa se fazer, e, quando pensar em respostas, tenha sempre em mente o coletivo. Sem o apoio da comunidade, a liga não será nada.

8 – DIVIRTA-SE!
E mande fotos!

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