sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Minhas cinco peças preferidas

Não necessariamente as mais belas, nem as melhores, muito menos as mais jogáveis. E sim as minhas preferidas. Clique no nome da peça para ver seu dial completo!

5. Jenny Sparks (FL061)


A líder dos Authority é uma das mais porretas armas no HC em função do seu trait. Quando Jenny senta a mão num alvo com um ataque, ele não pode usar poderes especiais até o próximo turno. Quadradinho branco, meu bem? Sorry, aqui não. Esqueça seu stop click. Ela não ignora, ela não countera: ela não deixa usar. A personificação do século XX está na minha lista porque não só seus primeiros cliques são divertidos: nos cliques 4, 5 e 6, ela ganha um Penetrating/Psychic Blast com três bolts, ignorando peça para traçar linha de tiro e com dano adicional para cada peça adjacente aos seus alvos. Excelente pra varrer aqueles malas que carregam a meninada junto.

EITA: Jenny agradece muito a companhia de personagens com Telekinesis. É o modo mais eficiente para pegar alvos desprevenidos. Por isso, costumo jogá-la com a Engineer, que prepara bem o terreno praquele ataque da Jenny que PRECISA entrar. Além de tudo, elas dividem as keywords Authority e Scientist.

4. Etrigan the Demon (FL045)

 
Gone, gone the form of man! Rise the demon Etrigan! Esse guri em forma de capeta que fala em rimas tem uma das mecânicas mais divertidas do jogo. Ele começa na forma humana, e pode receber uma power action para usar o dial do demônio, no mesmo clique. Quando estiver na forma demoníaca, ele volta ao clique 1 da forma humana com uma free action. Se jogar direitinho, você terá um demônio com uma espada flamejante potencialmente imortal. Além de ter um alto poder destrutivo (Charge + Blades + Exploit Weakness + Probability Control, cara!!!), vai fazer seu oponente desavisado sofrer com a team ability Mystics.

EITA: dá pra fazer seu oponente chorar ainda mais combinando Etrigan com Black Talon, que dá Mind Control em aliados e tem bônus num time temático de Monster. Se Black Talon controlar Etrigan, ele pode transformá-lo em demônio e deixá-lo sem marcador para atacar já no turno seguinte.

3. Beast (UXM050)


Essa peça faz justiça a um dos intelectos mais brilhantes da Marvel. Vem cá, preste atenção no dano especial desse gênio peludinho: em vez de usar Outwit normalmente, Fera pode escolher counterar um poder em CADA peça a quatro quadrados. Isso mesmo, não precisa de linha de tiro – ele pode ficar de boas, do alto do seu telhado, apontando o dedo para todo mundo e dizendo “aô molecada, vocês não podem usar isso, nem isso, nem isso, nem isso”. Diversão garantida.

EITA: Fera é ótimo para controlar o jogo, mas só nos dois primeiros cliques – e ele não tem Willpower. Isso significa que é uma peça muito tática e não deve ser esforçada. Essa situação pode ser contornada dando a ele a relíquia Wrath, seja através de um recurso ou do trait da própria personificação do pecado.

2. Harley Quinn (FL046)


Pense numa peça versátil. Por apenas 50 pontos, Harley é uma companheira maravilhosa para o seu batedor principal. Além do Perplex e do Probability Control, ela tem a team ability Calculator, que pode copiar team abilities aliadas, afinando outros combos (penso em Police, Superman Enemy, Batman Enemy etc.). Harley ainda pode funcionar como um batedor secundário contra quem colar no seu pudinzinho – um Sidestep ignorando peça pra movimento mais um Poison penetrante não é de se jogar fora.

EITA: ultimamente, tenho feito da peça Lex Luthor & Joker o pudinzinho da Harley. Copio a team ability Superman Enemy da peça dupla para dar a ela o poder de usar Outwit duas vezes por turno. Se a coisa ficar feia e Lex & Joker tomarem oito de dano na fuça, sem problemas: uso o Mastermind para sacrificar Harley, com muita dor no coração.

1. Martian Manhunter (JLTW054)


Em primeiro lugar, o herói mais preterido da Liga da Justiça: o incompreendidão Marciano! O que eu posso sentir por uma peça que tem mobilidade em praticamente todos os cliques senão amor? O que sentir por uma peça extremamente segura, que tem no trait Phasing/Teleport, Stealth e Shape Change senão amor? Uma peça que bate certeiro (Precision Strike), doído (Super Strength) e penetrante (Penetrating/Psychic Blast) é a personificação do amor. Sem contar nos cliques perdidos de Telekinesis para dar uma ajudinha pros brothers. É muito amor para apenas um ser verde. Tem uma coisinha que afasta Martian Manhunter da perfeição, no entanto: suas keywords são limitadas.

EITA: pelas qualidades mencionadas, Marciano é um excelente portador do recurso Supreme Intelligence. A S.I. precisa de tempo para poder entrar em campo, e o Marciano é um exímio sobrevivente, além de ter bastante clique. Para bater nele, tem que ter disposição (ou ignorar hindering para linha de tiro e Battle Fury).


GUILHERME TAUIL, editor e escritor, mora em São Paulo e é um dos organizadores da Liga de Heroclix de Taubaté. Foi o vice-campeão do Nacional Brasileiro de Heroclix em 2015.

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