quinta-feira, 5 de maio de 2016

Entrevista com o campeão do ROC Brasil 2016

  Para quem ainda não sabe ROC, Realms Open Championship, é o torneio realizado pelo famoso site HCRealms e nesse ano teve uma etapa realizada no Brasil pela primeira vez em sua História, o palco foi a loja Terra Magic em São Paulo. O campeão foi Victor Vitiello Silva sendo este o nosso entrevistado que também foi o campeão nacional de 2014, sem sombra de dúvida um dos maiores jogadores do Brasil.
Quando, onde e como você começou no Heroclix?

Eu comecei a jogar assim que o jogo saiu no Brasil, acho que em 2003, mas parei pois me dedicava mais ao Mage Knight (antecessor do Heroclix) e voltei só depois que este morreu. Na época eu jogava na Devir, quando ela ainda realizava torneios.

Como você descreveria o Heroclix?

Muitos falam que heroclix seria um xadrez com super-heróis mas acho que esta mais para um jogo estilo Final Fantasy Tactics de super-herois.

Qual seu estilo de jogo?

Eu não tenho um estilo de jogo definido, mas normalmente gosto de usar times com diversos batedores e com habilidades diversas.

Quais foram suas principais conquistas no Heroclix?

Eu participei de 2 mundiais (2011 e 2014 se não me engano), fui campeão nacional em 2014, TOP 8 no ROC de 2015 em Vancouver, além de ser o campeão do ROC Brasil de 2016.
Você acha que Heroclix é "pay to win"?

Com War of Light no Modern Age eu considero sim um jogo "pay to win", pois as entidades meio que se tornaram obrigatórias na grande maioria dos times. Entretanto acredito que a partir de junho, com a rotação, o jogo deixara de ser e o metagame voltara a ser saudável.

Descreva como foi sua experiência no ROC 2016?

Foi bem divertida, pude rever vários amigos e pude jogar Heroclix o dia todo. Como não havia treinado ou testado meu time antes de jogar, eu apanhei bastante ate pegar o jeito e explorar todo o potencial dele.
O que você achou do formato ROC Limited?

Ao mesmo tempo que adorei um formato sem entidades, eu percebi que ele favorece demais algumas pecas e times. E só ver quantas Mary Marvel e Nick Furys estavam no TOP 8.

Quais foram suas partidas mais memoráveis no ROC Brasil 2016?


Acredito que a semifinal contra o Euler Machado (Juca Cipo) tenha sido a mais sofrida. Eu perdi a rolagem dos dados e acabamos por jogar no mapa dele (Latveria). Ele conseguia me acertar primeiro com Hypersonic pois eu tinha 2 pecas com plasticity protegendo meu time e eu não podia ir para cima dele enquanto ele não tivesse alguma das 2 Marys com 2 marcadores de ação.
Para minha sorte, ele usou uma das Marys para pegar minha Weapon Drop e destruir ela para quebrar um blocking, para assim ganhar 8 pontos. Com isso pude ir para cima dela usando a Koriand'r para quebrar um blocking para poder posicionar o Octopus (deixando a Mary no giant reach dele) e deixar a Atomica adjacente a aquela Mary. Sei que acabei perdendo a Kori, o Ant-man e ele uma das Marys.
A partir dai foi uma batalha de posicionamentos, e que por fim consegui fazer os 4 ataques do Octopus e do meu Ultron Drone na Mary Marvel.

Diga seu time vencedor e descreva a estratégia.

Meu Time era:
Koriandr 100
Doctor Octopus 80
Ultron-8 (Drone) 30
003 Ant-Man 50
Atomica 25
Weapon Drop 8
Maps: Office Building, Assassin Alley, Danger Room
Sideline: 201 Hank Pym, 202 Ant-Man, 203 Goliath, 204 Yellow Jacket, 205 Ant-Man, 206 Wasp, 001 Hank Pym
(293)

A estratégia do time basicamente era usar o Move and Attack da Koriand'r para dar o dano inicial no inimigo ao mesmo tempo que ela carrega o Octopus (para dar seus 4 ataques de 3 de dano e outwit) e a Atomica (para dar PC no Octopus). O segredo não e partir para cima imediatamente, mas sim se aproveitar ao máximo do Ant-man para fazer formigas, pois se o oponente não se aproximar vou ter um exercito de formigas gigantes com Garras e Exploit Weakness. O Ultron Drone estava no time por seu um otimo batedor de 30 pontos que acabava com o bônus do Nick Fury e o Pacto de um possível Highfather.
O fato de eu usar 2 (ou 3 se o ant-man virar Goliath) pecas com plasticity atrapalha uma grande parte dos jogadores. E acreditem, o poison das formigas fizeram uma grande diferença em vários jogos  :)
A weapon drop se provou inútil no time e provavelmente tiraria ela para colocar um H.E.N.R.Y

Pretende jogar o ROC nos EUA?

Eu pretendo sim ir jogar, mas como estou desempregado vou ter que vender varias pecas de minha coleção para poder ir jogar.

Qual sua visão sobre o momento do Heroclix nacional?

No momento o Heroclix no Brasil e um jogo caro. Com a alta do dólar, e os poucos vendedores fazem com que o preço das pecas suba demais. Isso espanta jogadores novos e faz com que os velhos parem de jogar.
Enquanto não tivermos um distribuidor oficial será difícil atrair novos jogadores.

O que você acha que pode ser feito para a melhora do Heroclix nacional?

Eu acho que deveriam ter mais pessoas como o Antonio Garcia Quelhas. Além de ter organizado o ROC, ele tenta fazer torneios ao longo do ano em São Paulo, mesmo sem nenhum apoio da Wizkids e ate forneceu material a outros estados para fazer Storyline Events. Ele não visa o lucro, ele visa o bem do jogo.
Também acho que todos os eventos realizados no Brasil devem ser colocados no Sistema de Eventos da Wizkids. Além de fazer o pareamento automático, serve para mostrar que o Brasil existe lá fora.

Algum conselho para os jogadores experientes?

Tentem pensar fora da caixa e tentem ter suas próprias ideias na hora de montar times. Usar os mesmos times que o pessoal dos EUA pode ser mais "garantido", mas também torna a estratégia do seu time mais manjada. O oponente não saber o que esperar de você e uma grande vantagem numa partida.

Algum conselho para os jogadores novatos?

A melhor dica que posso dar e nunca comprar as miniaturas no lançamento da coleção. Muitos novatos se empolgam quando começam a jogar e querem ter tudo o mais rápido possível. Esperar algumas semanas pode lhe render uma bela economia.
Quanto a estratégia de jogo, tente assistir a partidas de outros jogadores e imaginar o que cada jogador planeja fazer. Eu faço isso quando assisto aos grandes eventos de Magic no Twitch.

Alguma mensagem para nossos leitores?

Agradeço a vocês por lerem essa entrevista e espero que no futuro seja algum de vocês respondendo essas perguntas :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário