sexta-feira, 15 de maio de 2015

Montando times – Dicas, táticas e opiniões

Sempre que paramos pra nos preparar para um torneio, vem aquela indecisão de que peças usar. Que tática devemos escolher, se usamos Marvel, se usamos DC e qual recurso combina melhor.



Vamos pelo começo. Se o torneio é de pontuação baixa (300 - 400), temos 2 opções que são as mais equilibradas:

1- Batedor primário, batedor secundário, suporte e recurso.

2- Batedor primário muito forte (de custo elevado também), suporte e recurso.

O recurso é parte essencial do time, quando permitido. Se não puder recurso, eu prefiro um batedor só, grosseiro e assustador (normalmente ele mata 80% a 90% da pontuação do meu time).

Se a pontuação é mais elevada, as opções se ampliam. Sempre é bom tentar manter seu time equilibrado. Se ele tem múltiplas peças, tenha batedores de close e de ranged combat. Tente ter PC (Probability Control), Outwit e Perplex, essa sendo a ordem de importância.

Um personagem com TK (telekinesis) faz muita diferença nos primeiros turnos, para facilitar a movimentação e ataque subsequente do seu batedor principal. Claro, nunca temos pontos para colocar tudo que precisamos, afinal, precisamos de batedores fortes e resistentes.

Então o que fazer?




1- Conheça suas peças.

Ao jogar for fun, você não se preocupa tanto com metagame e acaba usando todas as suas peças. Isso é ótimo, pois em várias ocasiões, descobri usos cruciais, para peças antes consideradas fracas. E por conhecer bem as suas peças, você sempre tem uma idéia do que vem no próximo click, fazendo com que você não seja pega desprevenido por um necessário pushing em uma delas.

2- Compre e jogue com peças que você goste.

O objetivo real do jogo é se divertir. Por mais que peças A e B sejam boas de jogo, jogar com a C que é quase tão boa, mas que é de um personagem que você gosta, dá um apoio moral ao seu bom humor, o que muitas vezes evita que você fique nervoso demais durante a partida. E se matarem a sua peça favorita do time, é hora das outras partirem pra cima e vingarem o seu herói caído.

3- Nunca abra mão do recurso.

Ele é parte essencial do jogo.  Todos que tem algum recurso, usarão. Se você ainda não possui algum, tente mirar as peças que estão com algum para enfraquecer seu adversário. Mas mesmo assim, sem recurso você estará em desvantagem.

4- Combine seus batedores e suportes.

Não basta você ter um PC e TK, se você não usá-los bem. Depois que contar os quadradinhos e ver pra aonde você vai jogar seu batedor, antes de fazer isso, veja pra onde o seu PC tem que ir para ficar na mira/range dele e mova ele antes.

Outwit pode ser usado tanto ofensivamente (desligando a def. do adversário antes da pancada), como defensivamente (depois da pancada dada, ver qual é o poder mais perigoso dele que apareceu e desligar esse).

O Perplex é mais uma questão de gosto pessoal. Alguns preferem bombar dano/ataque, para tornar o ataque mais sério. Outros preferem guardar para depois, dificultando assim um revide.

Hoje em dia, com as peças com ataques mais altos e defesas mais baixas, a segunda opção tem se tornado mais frequente.

5- Não tenha medo/frescura de misturar

Se o torneio não pede que só se jogue com Marvel ou DC, misture mesmo. As peças se complementam de forma muito agradável.

6- Tente sempre usar a “faca quente na manteiga”

Ter um batedor (ou mais de um) com dano penetrante, é essencial. Seja Exploit Weakness para close combat ou Penentrating/Psychic Blast para ranged combat, poder ignorar a def do adversário poupa muito serviço.

Pulse Wave sempre será o mais devastador deles, mas por precisar estar perto (metade do range), te obriga quase sempre a condicionar uma peça com TK para ajudar esse batedor.

Precision Strike não tem a força de nenhum dos mencionados acima, mas não subestime a vantagem de ter nem que seja um batedor secundário com isso. Mínimo 1 de dano e não poder usar Super Senses ou Mastermind, pode vir muito a calhar.

7- Desligando tudo.

Outra tática é ter 3 ou mais peças com Outwit. Se seu adversário não tem um time só de Cosmic/Quintessence, você verá a tristeza no rosto dele quando você: A- desligar a defesa pra bater     B- desligar o pc dele pra ele não poder pedir pra rolar de novo    C- Desligar o melhor poder de ataque dele e/ou o indomitable da peça dele, fazendo ele pagar caro se quiser te bater (caso ele já tenha um token).

Alguns dos melhores suportes do HC  (na minha opinião e mantendo em mente custos relativamente baixos):

Scarlet Witch - CW  (PC, Perplex e TK + Mystics TA) 75 pts


Sister Sercy – WOL (PC, Perplex e TK + voa + Willpower) 66 pts


Star Labs Technician - FL (Sidestep, TK e depois Support) 33 pts


Destiny – DOFP  (PC especial e bombado, RCE com Precision Strike, Brotherhood TA) 50 pts


Dr. Strange – GG (Perplex, Defenders TA e dá Energy Shield/Deflection pra todos  adjacentes a ele) 75 pts


Ancient One – ASM (Obriga seu oponente a rolar de novo – Não é PC e ele pode estar em qualquer lugar do mapa, quando ele morre dá +1 em tudo pra algum místico seu de 150 pts ou menos) 78 pts


John Constantine – JL52 (PC e SÓ ELE pode usar PC, ninguém mais.  Depois ganha Outwit, Mystics TA, Willpower) 59 pts


John Constantine – TW (Stealth, dá stealth pra outros da Justice League Dark que estiverem adjacentes a ele, PC 2 vezes no turno, TK e pode escolher Outwit ou Perplex tb. Mystics TA) 90 pts


Nick Necro – TW ( Stealth, ignora hindering e personagens pra linha de tiro, Outwit, pode dar uma Power Action e impede que uma peça em seu range e linha de tiro usa TA´s ou Combat Abilities, Mystics TA) 111 pts


Cypher – GX (Esforça uma vez e ganha Perplex. Quando começa o jogo, escolha uma TA que alguma peça do seu oponente possui, que seja copiável. Seu time inteiro tem essa TA, enquanto ele estiver no mapa) 38 pts


Jinx – TT (PC e Barrier) 39 pts


GCPD Motorcycle – BT: SOG  (Barrier) 19 pts


Mantis – GOTG  (PC, Close Combat Expert e se você tiver mais peças com a keyword Guardians of the Galaxy, Mind Control) 56 pts


Talon – GOTG  (PC, Blades/Claw/Fangs e depois Exploit Weakness) 60 pts


Senator Robert Kelly - DOFP (Outwit e alterna com Perplex/PC, quando começa o jogo você escolhe uma keyword dentre as das peças do seu oponente. Todos com aquela keyword não podem usar outwit ou perplex se tiverem 2 tokens e não podem ignorra pushing damage) 42 pts


Donald Blake - CW (Support com 11 de ataque) 33 pts


Moira Mactaggart – DOFP (Support com 11 de ataque e alterna isso com perplex) 26 pts


Black Cat – DP (PC alternando com Outwit, batedora razoável, Stealth) 65 pts


Mercy – DP:FF (Tk e PC, voa) 50 pts


Brothers Grimm – IIM (PC alternando com Perplex, Mystics TA, se tiver 2 na mesa os 2 ganham +1 em tudo, voam) 66 pts


Brother Voodoo – ASM (PC, Stealth e Mind Control de free action se tiver 1 token) 79 pts


Jason Blood – BB (PC, Mystics TA) 44 pts


Madame Xanadu – TW (TK, PC alternando com Outwit, Stealth e possui a chance de curar um personagem seu, sempre que ele ataca, Mystics TA) 62 pts


Dire Wraith – GOTG (PC, Shape Change de trait, Stealth) 55 pts


Maria Hill – CA:TWS (Outwit, se der uma Power Action ela, ela usa a visão do inimigo pra mirar, Willpower) 60 pts


Sensor Girl – SLOSH (Stealth, PC, Shape Change, Perplex pra baixo e ignora personagens e hindering pra linha de tiro, voa, Barrier) 75 pts


Rescure – IIM (Incapacitate, TK, Perplex que não pode ser no dano, voa, carrega feridos ignorando os combat symbols deles e depois ganha Support) 65 pts

Espero que isso ajude vocês a se divertir cada vez mais. Esse é o objetivo do jogo. Ganhar e perder são apenas coisas que acontecem no caminho.  Quaisquer dúvidas tanto eu quanto o Otacílio Cardoso, teremos prazer em ajudar.

Abraço a todos.

Um comentário: