Competitivo x For Fun
Existe um debate em relação ao jogo competitivo e o for fun. Existe quem se posicione afirmando que são coisas distintas e é muito mais prático focar em partidas competitivas, pois o nível de dificuldade e exigência das habilidades do jogador de uma partida competitiva é maior do que um simples for fun. Também existe quem defenda que somente vale a pena o for fun, pois acompanhar o ritmo de lançamento de peças e investir na atualização das peças para competir é algo penoso e caro.
Minha posição é de que são coisas complementares, jogar for fun torna seu estilo de jogo melhor e o jogador consegue extrair o máximo possível das peças pelo treino estabelecido. São alternativas de aproveitamento e diversão com Heroclix que não precisam ser vistas como dicotômicas e sim como complementares ou mesmo interdependentes.
Na Paradise Clix temos, salvo raras exceções, somente um dia de torneio por mês e o restante dos encontros destinam-se ao for fun. Veja algumas capas e fotos de encontros de 2015 até agora:
For Fun temático War of Light
Adversário não é inimigo
Um dos problemas, que não existe no for fun e existem em torneios, é ver seus adversários como rivais ou inimigos. Isso pode ocorrer na medida em que os torneios se sucedem e a rotina competitiva gera uma tensão prévia à partida ou mesmo durante a partida, pois existe o desejo de intenso de vitória nos jogadores que comumente disputam as melhores posições nos eventos. Existem até jogadores que montam o time já pensando no estilo de outros jogadores de modo a ter alguma vantagem e aumentar as chances de vitória.
Acredito que nesse caso o for fun fornece um apoio psicológico muito grande. O fundamento de um hobby é a diversão, jogar é o exercício dessa diversão e essa é a finalidade principal do jogo. Assim é justo e óbvio competir buscando a vitória, mas sobretudo curtindo e se divertindo é a melhor arma contra ansiedade, rivalidade desmedida e autocobranças desproporcionais/inconvenientes.
Confraternizar é preciso!
Uma atitude positiva que pode ser tomada pelos organizadores de torneio para criar um ambiente saudável para os jogadores, além da promoção de for funs, é também a promoção de confraternizações para não limitar o outro à figura de adversário e sim conhecer mais o próximo, saber coisas da vida das pessoas a nossa volta. Celebrar a vida é importante, seja no jogo ou fora dele.
Espero ter contribuído com uma boa discussão para a comunidade Heroclix. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário