terça-feira, 25 de novembro de 2014

Tipos de Ações e Combinações Válidas

 Muitas vezes no Heroclix surgem dúvidas acerca da combinação de poderes (veja a tabela de poderes mais recente). Para termos um entendimento correto das possibilidades, ou seja, dos combos, é fundamental sabermos os tipos de ação do jogo e os poderes existentes. Essa informação, além de possibilitar o aproveitamento máximo do potencial de cada peça contribui com o “Comic Accurate” (semelhança da peça com a os quadrinhos).



 No jogo existem os seguintes tipos de ação:
• Free Action
• Power Action
• Double Power Action (confere dois marcadores e não um)
• Move Action
• Close Combat Action
• Ranged Combat Action

 Cada uma das ações citadas implica em efeitos particulares do jogo, como movimento e ataque, e possibilitam uma gama de combinações e impedem outras.

Free Action

São as que não pedem, para sua execução, que o personagem seja assinalado com uma action token. Elas podem ser divididas em Free Action acionadas somente no início do turno e em qualquer momento do turno.

Começo do Turno
Ao longo de Todo o Turno
Leadership
Poison
Perplex
Probability Control
Sidestep
Outwit


Power Action

 Serve para ativar efeitos do jogo que pedem “Power Action”, o personagem recebe um marcador de ação. A Double Power Action pede dois marcadores de ação para que seu efeito seja realizado e causa Pushing Damage.

Move Action

Move Action possibilita ao personagem movimentar-se no mapa (em qualquer direção) e para tal recebe um marcador de ação.

Close Combat Action

 A Close Combat Action permite ao personagem ativar um Close Combat Attack contra um adversário adjacente, ou seja, permite um combate corpo a corpo. Para essa operação o personagem recebe um marcador de ação.

Ranged Combat Action

 Um Ranged Combat Action permite ao personagem ativar um Ranged Combat Attack contra um adversário não adjacente, ou seja, permite um combate a distância. O adversário deve estar em Range (alcance na peça) e em Line of Fire/Linha de Tiro. Para essa operação o personagem recebe um marcador de ação.



 Agora vamos ao que mais interessa que são as combinações possíveis dentro do jogo. Começaremos pela Move Action, depois Power Action, Close Combat Action e por fim a Ranged Combat Action.

***Move Action***

Leap/Climb → Ignora elevação em Close Combat Action (quando usado para em uma move action – SÓ movimento – seu personagem ignora elevações, terreno hindering e terreno bloqueadores no outdoor. Pode passar por dentro/cima de outros personagens, mas tem que checar o break away – esse poder te dá +2 nesse check).

Phasing/Teleport  → Quando usado para em uma move action – SÓ movimento – seu personagem ignora elevações, terreno hindering, terreno bloqueadores/paredes e personagens.

Lembrando que para usar uma Move Action, não é só mover o personagem.
O Charge deixa andar metade e depois bater, mas mover a peça é só parte da ação do charge.

Para usar Phasing/Teleport ou Leap/Climb você precisa dar uma Move Action ou seja, SÓ movimentar o personagem.

***Power Action***

Charge → Close Combat Action → Blades/Claws/Fangs - Exploit Weakness - Steal Energy - Precision Strike - Flurry         
                                                                                     
Mind Control → Precision Strike     
                       
 Incapacitate → Precision Strike      

Precision Strike e Steal Energy são SEMPRE ativados, quando o personagem que os possui faz um ataque, simples ou dentro de outro poder, como Charge ou Hypersonic Speed.
Você não os escolhe usar, eles estão sempre ativos.

Duo Attack – Steal Energy - Precision Strike  (Steal Energy não funciona em Ranged)

Trio Attack - Steal Energy - Precision Strike  (Steal Energy não funciona em Ranged)                        

Force Blast 

Hypersonic Speed → Close Combat Attack* - Ranged Combat Attack → Precision Strike
                                                                                                                      Steal Energy*

Running Shot → Ranged Combat Action → Energy Explosion - Penetrating/Psychic Blast - Precision Strike
                                                                                                                                              
Pulse Wave                                                                        

No caso do combo Energy Explosion - Penetrating/Psychic, o dano causado pelo Energy Explosion também é penetrante.

Smoke Cloud 

Telekinesis 

Barrier 

Regeneration 

Ranged Combat Expert → Ranged Combat Attack → Precision Strike

Close Combat Expert → Close Combat Attack → Precision Strike - Steal Energy                           

Support 

***Close Combat Action***

Close Combat Action → Blades/Claws/Fangs → Precision Strike/Steal Energy - Exploit Weakness
                                           Flurry - Precision Strike/Steal Energy       

Flurry → Close Combat Attack x2 → Blades/Claws/Fangs - Precision Strike -  Steal Energy             

Quake → Close Combat Action (dano fixo em 2 e dá knockback de 2) → Precision Strike - Steal Energy -  Exploit Weakness                                                                                     
                            
***Ranged Combat Action***

Ranged Combat Action → Energy Explosion - Penetrating/Psychic Blast - Precision Strike - Mind Control - Penetrating/Psychic Blast - Energy Explosion - Pulse Wave                                          

 Espero ter contribuído com informações corretas e ajudado muitos jogadores a aproveitar mais suas peças. Quero deixar meu agradecimento a José de Segadas pela revisão e apoio com a ideia. Até a próxima. 

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