sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Heroclix é “Pay to Win”?

Observando a existência de peças muito raras e caras e o nível, aparente, de investimento dos jogadores TOPs, muitos chegam à conclusão que Heroclix, em relação à torneios, é “pay to win” (pague para vencer), ou seja, você somente consegue ser um jogador competitivo mediante um gasto elevado tornado o hobby elitizado. 

Acredito que apesar da aparência Heroclix não é pay to win, a Wizkids (empresa responsável pelo jogo) busca o lucro, como qualquer empresa dentro da lógica capitalista, para tal diversas coleções são lançadas anualmente e nos seduzem ao consumo. Somos constantemente incitados ao consumo, mas isso não é algo exclusivo do Heroclix e sim da própria economia que entende o consumo como chave do crescimento econômico de uma nação. Isso gera uma demanda de matérias-primas, energia e consumidores imensa, assim como são grandes a necessidade de publicidade e a poluição gerada. Podemos ser consumidores conscientes de Heroclix e de um modo geral, basta ter consciência e planejamento.



Planeje seus gastos, não seja impulsivo, venda as peças que você não está usando, pechinche preços, busque dividir frete e peça peças emprestadas (não é vergonha alguma); assim seu gasto não será alto se comparado com os TCGs (Trading Card Game) como Pokémon, Magic the Gathering e Yu-gi-oh.

Mais do que o “pay to win” e o alto custo do jogo, a verdade é que vivemos em um país caro e acredito que esse é o real problema. Temos uma taxa de juros absurda, impostos “agressivos” incidindo no consumo e produção de mercadorias e taxas elevadas para importações. Infelizmente não é só no lazer/hobby que a taxação é elevada e o retorno para o cidadão é pífio, podemos lembrar com facilidade da educação, da saúde e transportes públicos como áreas caras à sociedade e de fraco retorno para a população pelo estado.

Espero que a presente exposição tenha sido clara e que tenhamos uma discussão saudável e respeitosa sobre o tema. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário