domingo, 15 de outubro de 2023

Guia Paradise Clix: Dicas para times em Mesão

 

 Anualmente a Paradise Clix promove um Torneio Mesão no qual até quatro jogadores se enfrentam em cada mapa, 16 x 16, na primeira rodada, com cerca de uma hora de duração, e a segunda rodada é formada pelos quatro melhores pontuadores de todas as mesas. O vencedor do evento será o maior pontuador da mesa final.

 O presente guia pretende reunir algumas dicas para torneios do formato acima. A grosso modo é dificultar que seu oponente pontue, dificuldade para que ele te ataque, bom aproveitamento do mapa e uma estratégia clara para seu time/torneio.

Abaixo algumas dicas:

Pedro Doom
 Agressividade é bom mas não seja o jogador do "meio do mapa". Mobilidade para dar o golpe decisivo. Hard hitters (caras que batem bem) normalmente garantem pontuação. Ter peças difíceis de levar (tent pole) normalmente funciona bem porquê você não se torna um alvo atrativo. Outwit, Perplex, Smokecloud e Barreira são poderes que duram até seu próximo turno, logo ficam mais poderosos. Assim como "rerola" que é uma vez ao turno. STOP não te garante tanto quanto num jogo  normal, são turnos tomando porrada cuidado para não se expor muito. Efeitos globais como Mister Oz, DOOM e outros que afetam todos os oponentes normalmente são muito eficazes.

José de Segadas
 A coisa mais importante num time de mesão é jogar na defesa. Deixar a porrada comer sem você e aí entrar por trás. Um ou dois caras fazendo barreira costumam desencorajar gente ir na sua direção. Uma peça com Defend e defesa alta também. Gente com Mystics TA também não atrai muito. 

Thiago Bellani
 Fala pessoal! Novamente agradeço este espaço na Paradise Clix. A seguir, descreverei um pouco do meu preparo para um mesão.
 Primeiramente, o que é o mesão Heroclix?
 Provavelmente o mesão é o formato não oficial mais jogado dentro do Heroclix; ele acontece quando se reúnem mais de dois players no mesmo jogo. Ou seja, há uma situação onde no mínimo três exércitos se enfrentarão - sendo o mais comum quatro exércitos por mesa. Levando em conta este cenário, novas estratégias e pontos de atenção se fazem presentes, podendo contribuir para sua melhora como jogador.
 Quando penso no formato mesão, a primeira regra que preciso considerar na construção do meu time será a questão do tempo de jogo: foi decidido pelos jogadores que a partida será com ou sem tempo pré-estipulado?
 Como eu me prepararia para uma partida sem tempo, onde vence o último exército que ficar na mesa.
 Neste cenário eu me prepararia com um time onde algumas peças possuem a característica de reterem pontos, ou seja, são peças complexas para o adversário pontuar. A mensagem que você entregará para os seus oponentes será: "se vocês atacarem os outros exércitos, provavelmente conseguirão marcar mais pontos". Porém, jogar retendo pontos, não significa que você colocou três peças de alta pontuação, difíceis de matar e acabou o time.
 Sugestão importante: busquem extrair muito valor dos suportes e peças menores. Desenhar um alinhamento entre suas peças de baixa e alta pontuação, fará com que você extraia mais valor até o final da partida. Por exemplo: em um mesão PULP sem tempo, DeathStroke brilhará novamente, pois além de ser uma peça complexa para acertar os ataques, times bem elaborados extrairão muito valor de seu Mastermind, te colocando em situações onde até o acerto do oponente representou pouco valor. Fica a dica: se estiver jogando contra o Stroke, algumas vezes será mais vantajoso usar Outwit em seu Pulse Wave e caçar os suportes.  Só fique esperto para não tomar o Outwit do Stroke no seu Outwit na volta.   Vale ressaltar que para aumentar sua chance de sucesso, seu time precisará equilibrar indicadores competitivos básicos - a explicação para esses indicadores estão na entrevista abaixo, iniciando no minuto 20.



 Uma escolha poderosa que eu provavelmente utilizaria para completar meu time fora do formato PULP, seriam os anéis de BTU, pois eles entregam tanto um potencial ofensivo como defensivo, acompanhando o ritmo que você estipular para o seu turno.
 Obs: várias estratégias diferentes podem funcionar no formato mesão - aqui estou resumindo alguns caminhos que eu consideraria para me preparar.  
Sugestões de estratégias para partidas onde vence o exército que pontuar mais, dentro do tempo estipulado
 Este cenário cria uma dinâmica mais agressiva para o formato, pois dois objetivos se formam aqui:
1.) capturar mais pontos que os outros jogadores
2.) se manter vivo para contar a história.
 Olhando para esses dois tópicos, provavelmente eu escolheria uma estratégia que buscasse o seguinte ciclo de acontecimentos:
a.) capturar pontos
b.) me fecho, buscando negar pontos
c.) caso seja coerente para o momento, limpo minhas peças antes de repetir o ciclo.
d.) pensando no PULP Silver como aconteceu no Rio recentemente, provavelmente eu olharia para peças com alto range que possuem a capacidade de ignorar obstáculos, como a Karima cercada por Shields, acompanhada de perto por uma Red Widow + suportes. O exército utilizado pelo Tiago Pinto em nossa primeira final PULP, encaixaria bem nesta situação. Para interessados em conferir o time utilizado pelo Tiago, só clicar no link abaixo no minuto 23:



 Como escolher meus alvos?  
 Existem alguns cenários prováveis, vou apontar:
1.) Vamos supor que algum oponente acabou sendo agressivo em minha direção, o que na maior parte dos casos fará com que meu contra ataque seja a ação mais coerente. Porém, em algumas situações será mais favorável tentar apenas controlar as principais peças desse agressor (como por exemplo utilizando 2 Outwits bem dados) e na sequência tentar capturar pontos sobre peças de outro exército, onde meu time potencialmente levaria vantagem.
2.) Caso eu optasse por entrar no mesão utilizando um time muito agressivo e de alta mobilidade, eu entenderia qual o time com maior potencial de me entregar pontos. Após uma investida contra esse oponente, buscaria me proteger com os anéis de BTU, permitindo que exista uma possibilidade maior de reter a pontuação das minhas peças antes de investir contra os próximos alvos.
Agradeço ao Otacílio por este espaço na Paradise Clix.  

 Abaixo vídeo explanando o formato:👇

 Abaixo o mapa, da coleção X-Men Regenesis, que foi utilizado no evento desse ano:👇

 

Abaixo vídeo de torneio Mesão promovido pela Paradise Clix:👇


segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Poder de A a Z: Temático Nomeado e Genérico

 

 Time temático é a equipe que todos compartilham uma mesma keyword (palavra-chave), bystanders não contam nem a favor ou contra temático, seja apenas o time com uma peça de 300 pts ou mais de uma peça ele é considerado temático e o jogador recebe  +3 na rolagem dos 2D6 para a definição da iniciativa do mapa.

 Os temáticos são divididos em "nomeado" e "genérico". Temático genérico representam papeis/funções gerais não relacionadas à uma equipe/supergrupo como "animal", "cosmic", "detective", "brute" etc. O temático nomeado representam grupos como "Avengers", "X-Men", "Justice League" etc.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Torneio Mesão Paradise Clix 30/09 (Silver Age - Pulp) + Revelação Temporada 2023

 

  Tivemos no dia 30 de setembro mais um Torneio Mesão da Paradise Clix em formato Silver Age Pulp 300 pts. São até quatro jogadores por mapa e os maiores pontuadores de todas as partidas da primeira rodada fizeram um mesão final.

 Como já foi avisado nas discussões sobre biuld (montagem de time) prévias ao evento apareceram muitos TKs, Pulse Wave, Perplex, Barreira e peça colossal que poderia ser poderosa no mapa como nos casos de Oswaldinho e Nirmod. Oswaldinho (G006 Onslaught) foi muito bem aproveitado pelo Pedro Doom ao passo que o G003 Nimrod foi claramente subutilizado. 

 Abaixo os oito times do evento: 

Time do Kalel
Time do Marcos
Time do Thermal
Time do Adriano
Time do Marcelinho
Time do Marcellus
Time do Campeão Pedro Doom
Time do Otacilio/Otacar

 Os destaques foram Oswaldinho (G006 Onslaught), muito bem apoiado com TA Shield e Enhancement, por exemplo, 031 Blue Marvel e 101b The Watcher e tivemos uma interessante variedade de times, mas carência de ofensividade nas duas rodadas. 
 

Classificação

1° Pedro Doom
2° Otacilio/Otacar
3° Thermal
4° Marcellus

1ª Rodada

Mesa 01

Marcos 70
Kalel 0
Otacilio/Otacar 75
Thermal 85

Mesa 02

Pedro Doom 235
Marcelinho 0
Adriano 0
Marcellus 140

2ª Rodada (final)

Pedro Doom 135
Marcellus 0
Thermal 0
Otacilio/Otacar 65

Troféu do Torneio Mesão da atual temporada

 

 Na data do evento também tivemos a premiação da revelação da temporada 2023: Kalel

 
 
 
 Outro destaque do evento foi o retorno ao cenário competitivo do histórico jogador carioca Marcos, assim temos um grande reforço técnico que promete aumentar o nível de competitividade do cenário regional e quem sabe até nacional. Um dos mais criativos jogadores já vistos no Heroclix brasileiro e com uma visão sobre o mapa acima da média.

 Também rolou for fun de TCG One Piece. Está sendo fomentada uma comunidade de jogadores desse novo card game da Bandai: