Estamos vivendo um período de greve de caminhoneiros o que compromete a distribuição de combustíveis e diversos outros produtos no Brasil. O deslocamento aqui no Rio de Janeiro está cada vez mais complicado seja em virtude da escassez de ônibus ou ausência total de gasolina/álcool para veículos de passeio. Governo federal carece de legitimidade e capacidade gestora, o governo estadual está agonizante e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro comporta-se como um alienado da realidade do município, assim a comparação com "Mad Max" é bem oportuna, falta de combustível, comida e governo.
Posto de combustível no Rio de Janeiro no dia 28/05 (segunda-feira)
Apesar de todas essas dificuldades o torneio marcado para o dia 27/05 foi realizado, porém com um número reduzido de participantes, alguns literalmente não conseguiram transporte ou combustível. Lamento profundamente pela dificuldade de nossos amigos e tenho vergonha das nossas "autoridades" nas três esferas (municipal, estadual e federal), jogamos e resistimos como cidadãos que merecem respeito e gestores públicos capacitados.
Vento no deslocamento para o torneio - Metrô cheio apesar de ser domingo
A opção de JK pelo privilégio do sistema rodoviário para o transporte da riqueza nacional já se mostrou a décadas uma má escolha, porém o que esperar de um estado cujos governantes mais estão imersos em corrupção e no esforço para livrarem-se da justiça do que qualquer outra coisa?
Em paralelo a isso tudo estamos vivendo uma crise econômica que reflete no emprego e renda da população. Assim como seguir no hobby se muitas vezes o jogador literalmente perdeu renda com a crise ou mesmo ficou desempregado e a Wizkids não para de criar coleções para nos "tentar"? É sem dúvida um desafio para a comunidade nacional de jogadores.
Em paralelo à dificuldade de renda, em nosso contexto de crise, ainda estamos experimentando uma alta do dólar o que afeta diretamente nosso hobby que demanda importação regular de material tornando mais caro a aquisição do nosso crack de plástico.
O cenário é bastante preocupante tornado-se um desafio manter o Heroclix. Uma das primeiras atitudes ao perder-se renda é cortar o "supérfluo", sou seja, entretenimento/cultura.Não entendo hobby como algo frívolo, mas peça relevante na qualidade de vida e interação social.
Acredito que nesse momento é muito importante a postura das organizações nacionais do Heroclix para orientar e apresentar alternativas aos jogadores além do esforço individual para enfrentar esse momento difícil da nossa economia e política. Cada organização tem seu perfil e objetivos distintos devendo a partir deles traçar sua estratégia nessa crise. No próximo paragrafo citarei algumas sugestões e estou aberto a outras opiniões para a construção coletiva do "nosso barco" a navegar na tempestade.
Nem tudo no Heroclix é competição, o for fun/casual é importante no aproveitamento das peças que já possuímos, assim mais encontros amistosos são bastante convenientes e não demandam gasto extra. Torneios Silver Age ajudam a diminuir gastos uma vez que muitas apelações já estão no arsenal dos jogadores mais experientes por serem de coleções "antigas". Troque peças, nem sempre é necessário $gastar$, você pode "reciclar" um $investimento$ antigo/anterior tornando-o material para troca. Venda peças, se você não usa para for fun e nem para torneio a peça pode muito bem fazer a alegria de outro jogador e não a alegria da poeira da sua residência e ainda você vai se $capitalizar$ para aquisição de material. As organizações podem elaborar regras para os torneios que demandem menos $gasto$ como Pauper (só peças comuns) ou C/U/R (só comuns, incomuns e raras), por exemplo. Tenha uma noção exata do seu perfil de jogo (casual, meta ou ambos) e estude bastante o jogo para comprar somente o fundamental de acordo com seu perfil sem exageros. Peça peça emprestado, uma comunidade de jogadores não consegue consumir todas as peças que possui no contexto de um torneio/evento, assim ainda sobram peças com potencial para a confecção de um bom time, assim é possível jogar sem literalmente gastar nada.
O torneio do dia 27/05 foi no formato Modern Age 300 pts Limited. Destacaram-se 053b Jakeem Thunder, 038 Cosmic Spider-Man e 003b Anarky. Foi muito agradável ver o fair play como os jogadores encararam a competição que apesar da baixa de público provocada pelas dificuldades já apresentadas no artigo e conhecidas por todos cidadãos brasileiros foi bastante divertida a tarde/noite de domingo.
Time do Vento
Time do Fillip
Time do Otacilio/Otacar
Classificação
1° Otacilio/Otacar 3V0D 600 pts
2° Fillip 2V1D 3003° Vento 1V2D 60
1ª Rodada
Fillip 300 x 25 Vento
Otacilio/Otacar bye
2ª Rodada
Otacilio/Otacar 300 x 0 Fillip
Vento bye
3ª Rodada
Otacilio/Otacar 300 x 35 Vento
Fillip bye
RANKING 2018 PARADISE CLIX
1º Otacilio/Otacar 9V3D 2745 pts
2º Valter 5V4D 1015 pts
3º Rodrigo 5V1D 915 pts
4º Fillip 4V4D 673 pts
5º José 3V0D 895 pts
6º Vento 3V9D 375 pts
7º Alexandre 2V1D 503 pts
8º Marcos 2V1D 313 pts
9º Yan 1V2D 335 pts
10º Chefe 1V2D 270 pts
11º Joana 1V2D 0 pts
Atualizado em: 29/05/2018
Após o evento ainda rolou um for fun/mesão vencido pelo Vento. Abaixo as fotos:
Espaço limitado no mapa para favorecer a PORRADA GENERALIZADA sem a fuga típica de mesão
Time do Vento
Time do Otacilio/Otacar
Time do Fillip