terça-feira, 28 de junho de 2016

5º Torneio Paradise Clix 27/06

No dia 27/06 foi realizado o 5º Torneio Paradise Clix referente à Liga Paradise Clix, no formato Modern Age 400 pontos, é nosso primeiro torneio Modern Age exatamente no mês da rotação de coleções e verdadeiro "rebirth" no metagame competitivo.
 O evento apresentou significativa variação no uso de peças e estratégias, ficou claro o peso enorme dos ID Cards e que a Pandora's Box será um resource bastante usado em Modern Age. Mais uma vez José de Segadas venceu o campeonato, a novidade fica por conta do segundo lugar do jogador Valter sua melhor qualificação na Liga Paradise Clix até o momento.
  
Time do José de Segadas
Time do Valter
Time do Otacilio/Otacar
Time do Jorge
Time do Marcos
Time do Inaê 
 
 
 
Classificação
1º José 3V0D 1223 pts
2º Valter 2V1D 845 pts
3º Otacilio/Otacar 2V1D 843 pts
4º Jorge 1V2D 518 pts
5º Marcos 1V2D 177 pts
6º Inaê 0V3D 350 pts

1ª Rodada
Otacilio/Otacar 398 x 130 Jorge
Marcos 79 x 398 José
Valter 388 x 130 Inaê

2ª Rodada
José 433 x 47 Otacilio/Otacar
Valter 398 x 0 Jorge
Marcos 88 x 75 Inaê

3ª Rodada
José 392 x 59 Valter
Otacilio/Otacar 398 x 10 Marcos
Jorge 388 x 145 Inaê


RANKING 2016 PARADISE CLIX


1º José de Segadas 12V1D 4012 pts
2º Otacilio/Otacar 11V5D 3394 pts
3º Valter 5V7D 1704 pts
4º Jorge 4V2D 1435 pts
5º Marcos 4V5D 1077 pts
6º Inaê 3V8D 380 pts
7º Julio 2V5D 423 pts
8º Elisângela 2V2D 379 pts
9º Yan 1V3D 349 pts
10º Thiago Coutinho 1V2D 0 pts

Atualizado em: 28/06/2016

Nota: A classificação é definida pelo número de vitórias e a pontuação total é critério de desempate.

 Ainda rolou um for fun ao final do torneio e mercadão de peças com o Marcos oferecendo dezenas de personagens.
 
  
 A tradicional comilança rolou solta, afinal jogamos em uma padaria/panificadora, já em clima de festa julina com bolo de milho, pé de moleque entre outros.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Raridade, qualidade, utilidade e investimento no Heroclix

 Existe no Heroclix, como em todo jogo colecionável, uma gradação da raridade das peças, no caso do nosso querido hobby a divisão é em comuns, incomuns, super raras, chases e ultra chases. Ainda existem peças de convenção, open kits e limited editions. Cada raridade apresenta uma coloração na base da peça no local onde fica impresso o símbolo da coleção, as comuns apresentam símbolo de coleção com a cor branca, incomuns usam a cor verde e raras prata, por exemplo.

 Comum
Incomum
Raro
Super Raro
Chase
Ultra Chase

Em TCG (Trading Card Game) como Magic the Gathering, Yu-Gi-Oh! e Pokémon o volume de cartas impressas por coleção e as que são aproveitadas no jogo é muito baixo, poucas são realmente usadas. No caso do Heroclix existe mais possibilidade de utilização das peças da coleção, claro que existem peças realmente inúteis, mas a cada coleção temas são abordados e permitem a construção de diversos times para for fun, fora as peças que ganham lugar no metagame competitivo.Observe alguns exemplos de temas/timeskeywords na coleção X-Men - Days of Future Past:


Sentinel
X-Men
Brotherhood of Mutants
Freedom Force
Scientist
Future
Days of Future Past



 
 Creio que as primeiras perguntas que devem ser feitas para a avaliação da qualidade e utilidade de uma peça no Heroclix são:
*Ela serve para o metagame competitivo?
*Vai ser legal para minhas partidas for fun?
*Representa bem o personagem?
*Ela tem um $preço$ que compensa?
*Posso esperar para pegar depois ou a oferta é imperdível pelo preço e/ou dificuldade de obtenção?

 Lógico que para o colecionador todas essas perguntas são desnecessárias, uma vez que existe a pré disposição para a obtenção de toda série, mas as perguntas acima, e consequentes reflexões, geram a possibilidade de um $investimento$ bem feito para o restante dos consumidores de Heroclix, seja visando o for fun, seja o competitivo ou ambos.

Você pode dedicar seu $gasto$ somente em peças para o metagame competitivo, peças que parecem ser o "melhor" da coleção ou ao menos foram as eleitas pelos jogadores como "melhores", nada impede que a criatividade do jogador estabeleça outras peças como aptas ao competitivo, acomodar-se à repetir peças que aparecem em times vencedores não é garantia automática de vitória, existem outros fatores no Heroclix como skill (habilidade), mapa, movimentação e sorte. Você pode focar no for fun, assim os temas de cada coleção são relevantes para montagem de times e $investimento$, ter seu "exército" de X-Men e de Sentinels preparados para enfrentar as ameaças de seu adversário pode ser tão diveretido e compensador como jogar bem um torneio. Claro que existe a possibilidade de um meio termo entre investir no competitivo e no for fun, o que vai ser decisivo na sua escolha é a maneira que mais lhe agrada aproveitar o jogo (torneios e/ou for funs) e sua possibilidade de $investimento$.

 A partir de tudo que falei a peça que não se encaixa no competitivo e muito menos no for fun pode ser considerada, por você ou pelo conjunto de jogadores, inútil. Tenha sempre em mente que o valor de um hobby, como é o caso do Heroclix, é seu fator de diversão/entretenimento, sem isso ele não cumpre seu papel, tornando-se prática sem sentido algum. Já tive um time péssimo de jogo, comparando com times do metagame competitivo, focado na keyword Savage Land, volta e meia colocava na mesa e apanhei muito mais do que bati, mas nem por isso minha diversão foi menor, queria colocar no mapa aquela galera e me divertir até mesmo com sua "ruindade", tive essa equipe até enjoar/perder a graça quando foi o momento que adotei para vendê-los para fazer a alegria de outro jogador e acumular $capital$ para novos gastos com o jogo.

Temático Savage Land

041 Ka-Zar 55 pts
032 Shanna 45 pts
029 Sauron 98 pts
029 Sauron 98 pts

Total: 296 pts 


 Mais uma vez espero ter contribuído com o amadurecimento do Heroclix nacional e com sugestões para vocês leitores. Até a próxima!

terça-feira, 7 de junho de 2016

For Fun 05/06 + Dificuldades com as novas regras 2016 + Sugestões

 No dia 05/06 foi realizado mais um for fun da Paradise Clix sendo esse o de maior público até o momento com os jogadores se reunindo em uma clima cordial, educado e focado na diversão como pede esse tipo de eventualidade. Outra presença no evento foram as dúvidas a respeito das mudanças nas regras do Heroclix promovidas pela Wizkids, empresa responsável pelo jogo, em 2016.

 As partidas apresentaram significativa variedade de pontuações, times/temas e de experiência no jogo reunindo iniciantes e jogadores mais experientes. De ThorpoolVoid diversos personagens alegraram nossas mesas assim como os resources Infinity GauntletUtility Belt "bateram ponto" domingo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Notei diversos jogadores com dúvidas, seja pelo fato de estarem começando no jogo ou mesmo em relação às mudanças no PAC 2016 da parte de jogadores com maior experiência, size, carry e alguns poderes "standard" estão sendo uma "dor de cabeça" para muitos. Creio que quando sair o PAC 2016 e o novo folheto de poderes e habilidades a coisa melhore significativamente, pois a Wizkids deseja facilitar a linguagem do jogo e abrir margem a um ganho ainda maior de público. Deixo abaixo dois links, o primeiro é um artigo sobre a proposta da Wizkids para o Heroclix a partir de 2016 e o segundo é um guia online de poderes, habilidades e regras do jogo que infelizmente ainda demanda atualizações com as mudanças de 2016, mas já é uma boa ajuda ao iniciante.



 Lembro que ainda tem um aplicativo gratuito de celular muto útil que pode ser uma "mão na roda", o Heroclix Rules, é um verdadeiro amigão de experientes e novatos, apesar de precisar atualizações devido às novas regras de 2016 ainda é um ótimo auxiliar.
 A publicação da própria Wizkids no link abaixo pode ajudar a esclarecer algumas, infelizmente não todas, as dúvidas dos jogadores, o PAC 2016 junto com o folheto de poderes e habilidades de 2016 imagino que completariam o "serviço". 



quinta-feira, 2 de junho de 2016

Guia rápido sobre a rotação de coleções Modern Age de 2016

 Modern Age abrigará a coleção The Flash até a coleção mais recente* a partir de de junho de 2016, com uma pequena exceção para a coleção Guardians of the Galaxy que cairá somente a partir de de julho após o mundial Heroclix. As peças de "convenção" de 2012 "para trás" também estão fora de Modern Age apresentando um ritmo de "descida" mais lento que as peças ordinárias.


 Evidente que a rotação representará significativa mudança no metagame competitivo e ainda é cedo para especulações de novos "reis" de Modern Age como foram as Baterias e Entidades de War of Light, com os torneios após o mundial de 2016 começaremos a conhecer a nova configuração do competitivo.


*Civil War: Storyline Organized Play ainda não faz parte de Modern Age, somente após o mundial de 2016 o fará.